sábado, 7 de novembro de 2009

VENDA DE AUDIO LIVROS MP3 - DIVERSOS ASSUNTOS E AUTORES


Muitas coisas estão disponíveis na internet, como livros em formato pdf, músicas, e até filmes, todos sabemos disso, mas que tal comprar audio livros?

Isso mesmo, audio livros de diversos autores e assuntos, se você for deficiente visual ou tiver alguma deficiência que te impeça de ler você pode comprar livros em formato mp3 e ouvir no seu computador ou depois gravar em uma mídia e levar para onde quiser, ou quem sabe colocar no seu ipod, até mesmo se você não for um deficiente visual poderá usufruir dessa possibilidade.

Os livros abrangem autores brasileiros e internacionais, assuntos diversos: romances, auto ajuda, literatura clássica e biografias, e os preços?

Vão desde O livro dos Espíritos de Allan Kardec por R$19,99 até Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto por R$7,00.

Mas não deixem seus filhos em fase de vestibular descobrir isso! (risos)

A loja virtual também possui audio livros gratuitos para download.

Bom a vantagem é que além de conhecer mais sobre qualquer assunto e aumentar seus conhecimentos em qualquer lugar que você desejar, ainda faz isso dentro da lei.

Relembro aqui que não estamos fazendo nenhuma espécie de propaganda remunerada, não ganhamos nem um centavo divulgando lojas virtuais ou sites, o post em questão se trata de uma pesquisa e portanto verificamos ser de interesse público divulgar o site.

Para quem se interessar em conhecer o site clique no link abaixo:
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AUDIO LIVROS - LITERATURA INDIANA / KRISHNA



Sobre a Bhaktivedanta Book Trust

Extraídas do rico acervo da intemporal literatura da Índia, as publicações da Bhaktivedanta Book Trust representam uma abordagem holística da vida e atendem desde os interesses da filosofia e da literatura clássica até os da culinária vegetariana.

Fundada em 1972, na cidade de Los Angeles, Califórnia, a Bhaktivedanta Book Trust – BBT foi instituída exclusivamente para a publicação dos livros de Srila Prabhupada.

Em pouco mais de duas décadas de atividades, a BBT é considerada a maior editora e distribuidora de livros sobre filosofia, religião e cultura védica no mundo inteiro.

Com uma estrutura descentralizada, apoiada em seis divisões independentes e operando em cinco continentes, a BBT é capaz de fornecer livros clássicos da Índia traduzidos para idiomas tão diversos quanto o português, hebraico, russo e japonês.

Livros em Áudio BBT

Aqui você tem acesso aos livros em áudio de Srila Prabhupada para download. Uma oportunidade de ter acesso aos livros da BBT em um formato prático, que pode ser levado no ônibus, no carro, na caminhada, etc. Uma maneira, também, de tornar os livros de Prabhupada acessível aos deficientes visuais.

Essas gravações estão sendo feitas de forma simples, sem qualquer sofisticação, sem sequer música de fundo. Nossa intenção é apenas tornar esses textos disponíveis em áudio da forma mais clara e pura possível. As gravações estão sendo feitas no Paraíso dos Pândavas – as do Srimad Bhagavatam e o Livro de Krishna numa cabana de madeira e palha e as do Sri Isopanishad foram gravadas no meio da mata, ao lado de um córrego.

“Aqueles que têm desejo de alcançar a completa perfeição na vida devem ouvir submissamente todos os tópicos que estão vinculados com as atividades e qualidades transcendentais da Personalidade de Deus, que age maravilhosamente.


AUDIO LIVRO ONLINE: A CHAVE DO SEGREDO


Audio livro online é um livro falado que não precisa ser baixado para o seu computador, você pode ouvi-lo conectado á internet.

Título: A Chave do Segredo
Autor: Jerry e Esther Hicks
Editora: Ediouro Editora
Assunto: Auto-Ajuda
Idioma: Português
Edição: 1
Número de Páginas: 288
Resenha: Saiba como descobrir o propósito da sua vida. Esta obra traz os princípios e processos para uma eficiente comunicação com o mundo interior de cada um e ajuda a descobrir a capacidade e o poder que as pessoas têm - e não sabem utilizar - para controlar cada acontecimento da sua vida.

Para ouvir o livro: A Chave do Segredo clique aqui
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O SEGREDO DA FELICIDADE



 

Certo mercador enviou seu filho para aprender o Segredo da Felicidade com o mais sábio de todos os homens. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto, até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o Sábio que o rapaz buscava.

Ao invés de encontrar um homem santo, porém, o nosso herói entrou numa sala e viu uma atividade imensa; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos pratos daquela região do mundo.

O Sábio conversava com todos, e o rapaz teve que esperar duas horas até chegar sua vez de ser atendido.

Com muita paciência, escutou atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo de explicar-lhe o Segredo da Felicidade.

Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio, e voltasse daqui a duas horas.

– Entretanto, quero lhe pedir um favor – completou, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde pingou duas gotas de óleo. – Enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado.

O rapaz começou a subir e descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio.

– Então – perguntou o Sábio – você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o Mestre dos Jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?

O rapaz, envergonhado, confessou que não havia visto nada. Sua única preocupação era não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe havia confiado.

– Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo – disse o Sábio. – Você não pode confiar num homem se não conhece sua casa.

Já mais tranqüilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar. De volta à presença do Sábio, relatou pormenorizadamente tudo que havia visto.

– Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? – perguntou o Sábio.

Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.

– Pois este é o único conselho que eu tenho para lhe dar – disse o mais Sábio dos Sábios. – O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, e nunca se esquecer das duas gotas de óleo na colher.
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AUDIO LIVROS ESPÍRITAS


O blog abaixo super completo possui os links para fazer o download de audio livros espíritas, músicas, vídeos, filmes e documentários e orações.

Clique abaixo e conheça
http://audioespirita.blogspot.com/
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AUDIOTECA SAL E LUZ - RIO DE JANEIRO



Meus olhos são seus olhos

A Audioteca Sal & Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros) para pessoas cegas ou com deficiência visual, em todo o território nacional, de forma gratuita.

Possui, hoje, mais de 1.700 associados e conta, em seu acervo, com cerca de 2.700 títulos, entre didáticos/profissionalizantes e literatura.

Nosso objetivo é proporcionar, aos nossos associados, meios para a conquista de uma vida com qualidade.

Mais do que inclusão, desejamos viver numa sociedade que não exclua seus filhos, a despeito de todas as diferenças. Que essas diferenças sejam o estímulo necessário para nosso crescimento individual e para a construção de uma nação mais justa.

Horário de atendimento: Terça à Quinta das 08:00 às 16:00 horas
Endereço: Rua Primeiro de Março, 125 - 7º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20010-000

Conheça o site clicando aqui
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sexta-feira, 6 de novembro de 2009

AUDIO MENSAGENS PARA OUVIR ONLINE



Reflexão sobre a vida - Roberto Shinyashiki

CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM LIBRAS




Email para contato:  librasderdic@pucsp.br


Site do Derdic: www.derdic.org.br
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SINDROME DE ASPERGER E A RELAÇÃO COM O AUTISMO



Tendo uma relação com os autistas, a Sindrome de Asperger, no entanto se diferencia do autismo porque o desenvolvimento de linguagem ou cognitivo não apresenta nenhum retardo ou atraso de desenvolvimento. Este termo foi por uma primeira vez usado por Lorna Wing no ano de 1981 que fez isso em um jornal médico e que assim queria homenagear Hans Asperger que era pediatra e psiquiatra da Austria que apesar de um Trabalho Duro não teve reconhecimento internacional até 1994. Existem suspeitas de que muitas celebridades tivessem a Sindrome de Asperger, tais como: Isaac Newton, Albert Einstein, Mozart, Miguel Angelo entre muitas outras. Esta sindrome é mais comum em pessoas do sexo masculino e estes depois de adultos podem com certeza viver normalmente no meio de outras pessoas sem que saibam que possui a sindrome. Podem ser o que quiserem desde professores universitários, Atores em Filme de Sucesso, basta uma pequena Ajudinha de Deus para isso pois tem problemas com a vida em sociedade.

Síndrome de Asperger

Caracteristicas
Apesar de todos os problemas que enfrentar especialmente quanto ao relacionamento um homem com a Sindrome de Asperger pode ser Rápido e Esperto e quando eles se interessam por um tema deixam de lado todas as outras atividades, tem comportamento repetitivo ou obedece a rituais, linguagem e fala apresentam certas peculiaridades, o padrão de pensamento é logico. Emocional e socialmente seu comportamento é impróprio, problemas para interagir com outras pessoas, comunicação não verbal problemática, movimentos desordenados e desajeitados com transtornos de ordem motora.

Autismo

Peculiaridades
Os portadores da Sindrome de Asperger tem uma série de peculiaridades que devem ser observadas como sinais de alerta para a existência da anomalia. São elas: não encaram olho no olho, dificuldade de interpetação de gírias, sarcasmos ou metáforas, honestos demais: não sabem enganar ou mentir, egocêntricos: não se dão conta de seu comportamento inadequado, fobia de cometer erros sociais, a não distinção entre atitudes casuais ou intencionais de outros pode se transformar em paranóia, a incapacidade de entender diferentes Pontos de Vista o torna incapaz para lidar e solucionar conflitos, pode se tornar insensível ou ofensivo de maneira não intencional mas por falta de empatia.

Características Síndrome de Asperger

Muitas vezes chega a ser Embaraçoso pois as pessoas com Sindrome de Asperger não intuem sobre o que os outros sentem e não sabem consolar outras pessoas, não entendem interesses dos outros e por isso muitas vezes podem se tornar desatentos e com isso também não percebem quando o interlocutor está desinteressado ou mesmo entediado, dificilmente entendem seus próprios sentimentos, não se importam muito com Moda Roupa ou mesmo com higiene pessoal gostam mesmo de se sentirem confortáveis, são compelidas a correção de erros mesmo que dos outros, processam informações dos relacionamentos lentamente, todo esse proceso pode levar a exaustão mental especialmente num mundo tão conturbado como o nosso.
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COMO CUIDAR DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA



David Werner

Existem várias maneiras de ajudar crianças com defeciências físicas — como pólio ou paralisia cerebral — a adquirirem mais autoconfiança.

Uma criança com deficiência não consegue fazer tudo tão bem como as outras crianças, mas existem algumas coisas que ela pode fazer tão bem ou até melhor. Em vez de ter pena dessas crianças e só ver suas fraquezas, seria melhor reconhecer e encorajar suas habilidades.

O material e os métodos aqui descritos ressaltam os seguintes princípios básicos que devemos seguir ao cuidar de uma criança deficiente na própria comunidade:

Sempre que possível, faça aparelhos ortopédicos e adaptações utilizando recursos simples e de baixo custo;
Aproveite o conhecimento das pessoas e as tradições do lugar;
Forneça o mínimo de auxílio para ajudar a criança a fazer o máximo sozinha;
Use recursos simples e adaptados às circunstâncias locais;
Faça adaptações técnicas simples para as necessidades específicas da criança;
Torne a terapia divertida, para que a criança a faça sozinha como se fosse uma brincadeira;
Ensine os irmãos a compreender a criança e a ajudar na terapia;
Incentive as crianças sadias a dar valor às crianças com deficiência e a brincar com elas;
Evite que a criança com deficiência fique sentada ou deitada numa posição que pode agravar seu problema;
Procure recursos simples para evitar deformações ou outros problemas;
Utilize os princípios de terapia ocupacional para as atividades da vida diária: comer, vestir, carregar, etc.
Ajude a criança a desenvolver a mente e o corpo;
Inclua a criança nas atividades diárias da família;
Ajude a criança a se tornar o mais independente possível — principalmente nas atividades da vida diária como comer, vestir, tomar banho e ir ao banheiro;
Ajude a criança a desenvolver uma habilidade que permita auxiliar em casa e ter uma vida produtiva.
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UM FILHO COM SÍNDROME DE DOWN - COMO AGIR?



Todos os bebês são lindos, porém, alguns além de lindos são especiais. Estatísticas dizem que um em cada 800 (aproximadamente) recém-nascidos são portadores de trissomia 21, conhecida como Síndrome de Down.

A Síndrome de Down não é uma doença – é um acidente genético que acontece durante a formação do feto. Ela é causada pelo excesso de material genético do cromossomo 21, sendo que ao invés de apresentar dois cromossomos 21, o portador da síndrome possui três. As crianças com Síndrome de Down estão presentes em todas as etnias e grupos sócio-econômicos.

Uma criança com a síndrome é especial e precisa de “mais” atenção, já que normalmente ela está associada a dificuldades no desenvolvimento físico, raciocínio, diferenças na aparência facial e corporal.  A primeira coisa a ser assumida pelos responsáveis por uma criança com Síndrome de Down é aceitar que ele ou ela são pessoas, e não deficientes que só dão trabalho!

Foi comprovado que os portadores são intelectualmente diminuídos, isso não quer dizer que são menos inteligentes, o que significa apenas que a sua capacidade de aprendizagem é mais lenta do que a de uma pessoa “normal”.

A Saúde
A aparência diferente não afeta sua saúde, mas todos os cuidados precisam ser tomados.  Como a escolha de um bom pediatra, atitude que interfere no crescimento de um bebê especial, porque os portadores da Síndrome de Down podem ter problemas congênitos do coração (a principal causa de morte nas pessoas com esta condição). As diferenças estão susceptíveis a alguns problemas de saúde como: dificuldades alimentares, falta de força muscular, doenças do aparelho respiratório, arcada dentaria sensível, atraso no crescimento e problemas de visão. Quando a família tem confiança no profissional médico que auxilia no tratamento tudo pode ser entendido e administrado facilmente.

Além desses cuidados essas crianças precisam de apoio extra, como a psicologia clínica e educacional, a pediatria do desenvolvimento, a saúde mental, a fisioterapia, a terapia da fala e a terapia ocupacional.

A Educação
Já a educação é um passo extremamente necessário, toda pessoa tem direito de aprender. O comparecimento das crianças em escolas regulares ou especiais, públicas ou privadas deve ser continuo e monitorado por pais ou responsáveis.  A experiência escolar leva as crianças com Síndrome de Down a aprender a viver em comunidade e fortalece o desenvolvimento de sua identidade; a autoconfiança é criada e os medos ou preconceitos da sociedade se amenizam. Ela pode aprender a ler, escrever, desempenhar outras atividades como qualquer outra criança, daí a importância da dedicação dos professores, dos pais ou responsáveis.

A Família
O ambiente familiar deve ser estável, tratar as crianças com naturalidade, ela deve participar de forma normal das atividades, respeitando as regras como qualquer outro membro da família. Essa atitude leva ao portador opções de escolha e, além disso, ajuda a criança a evoluir, sem que ela se torne dependente, criando melhores condições para enfrentar o futuro. As comemorações e agradecimentos por tarefas desempenhadas com sucesso estimulam o aprendizado.

A Alimentação
As crianças com trissomia 21 tem maior tendência para a obesidade, sua dieta precisa ser equilibrada e rica em fibras e a sua ingestão diária de calorias deve ser menor do que a de crianças da mesma idade e altura sem a síndrome. Deve-se também sempre estimular a prática de exercício físico.

O Fortalecimento como Pessoa!
Os desafios para essas crianças são maiores, se os responsáveis começarem desde cedo a estimular a aprendizagem, convívio social, exercícios, mais cedo ela vai aprender a lidar mais facilmente com os problemas que possam surgir e vai conhecer suas verdadeiras capacidades.

O instinto natural de qualquer ser humano é de proteger de tudo e de todos, mas vai chegar uma hora que essas pessoas especiais vão resolver seus problemas sozinhos. Muitos portadores que tiveram um acompanhamento dedicado ao decorrer de seu crescimento, quando adultos tem uma vida semi ou até totalmente independente: vivem sozinhos, tem um emprego e muitas vezes encontram suas “almas gêmeas” e se casam.

Acima de tudo ame seu bebê, ele sendo especial ou não! O amor fortalece e cura!

Interessante: 
- A probabilidade de uma mulher de 20 anos ter um filho com trissomia 21 é de 1 (um)  para 1600.
- As mulheres de 35 anos tem probabilidade de ter um bebê com a síndrome é de 1 (um) para 370.
- Algumas pesquisas indicam que a Síndrome de Down é responsável por 15% dos portadores de retardo mental que freqüentam escolas para crianças especiais.
- A expectativa hoje em dia para uma pessoa com trissomia 21 é de uma vida longa e saudável.
- Inscreva a criança de acordo com seu interesse em equipes desportivas, grupos de corais, aulas de teatro, pintura ou natação.
- Em cada atividade ou atitude correta, não se esqueça de comemorar cada uma das suas conquistas!
- Incentivar sempre para a felicidade e a realização pessoal. Desistir jamais!
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CUIDADOR DE IDOSOS




Quem é o Cuidador? 
É a pessoa, membro ou não da família, que será capacitada pela equipe multiprofissional para auxiliar nos cuidados do paciente. 
Em rotinas como: alimentação, higiene pessoal, medicação, etc.

A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
É formada pelos profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas. 
A parceria entre estes profissionais e o Cuidador deverá possibilitar a capacitação e sistematização das tarefas a serem realizadas no próprio domicílio.

COMO OBTER SUCESSO NO ATENDIMENTO DOMICILIAR? 
É fundamental que em primeiro lugar a família seja orientada e integrada com a equipe multiprofissional, proporcionando um ambiente próprio para melhor reestabelecimento do paciente.

ESCOLHENDO O CUIDADOR 
A escolha do Cuidador é feita pela própria família, que determinará (01) uma ou (02) duas pessoas que serão referências da equipe multiprofissional e do paciente. 
A possibilidade de existir o 2º Cuidador faz com que o 1º não tenha uma sobrecarga de trabalho, pois ambos poderão dividir as atividades sem que haja grandes alterações em suas rotinas diárias.

ORIENTAÇÕES E DICAS À FAMÍLIA 
A atuação do Cuidador está diretamente ligada ao conforto do paciente, portanto deverá zelar pelo bem estar físico, emocional, social e psicológico do paciente.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS

SEGURANÇA 
1) Usar camas apropriadas (conforme recomendação da equipe multiprofissional);
2) Realizar algumas mudanças nos ambientes do domicílio: retirando objetos que possam atrapalhar ou que coloquem em risco a movimentação do paciente;
3) Atentar para os calçados do paciente, que deverão ser seguros e confortáveis;
4) Evitar utilizar determinados produtos de limpeza (cera, removedor);
5) Providenciar corrimão em corredores e escadas;
6) Supervisionar o banho;
7) Manter uma iluminação uniforme e agradável em toda a casa;
8) Deixar o paciente fora do alcance de material inflamável: fogão, fósforos, isqueiros, etc.

ALIMENTAÇÃO 
1) Cuidado com a temperatura dos alimentos servidos, não servir nada muito quente e nem gelado;
2) Servir os alimentos cortados em pequenos pedaços, para que o paciente não engasgue;
3) Os alimentos líquidos deverão ser mais consistentes;
4) Não interromper a alimentação do paciente com outras atividades.

ESCARAS (FERIDAS) 
1) Realizar mudança de posição, virando freqüentemente o paciente de lado;
2) Sentar o paciente sempre que possível;
3) Verificar as áreas do corpo do paciente que estão sofrendo pressão, procurando amenizar através de massagens, bolsa de água, hidratação da pele.

HIGIENE 
1) O Cuidador deverá lavar as mãos com água e sabão, antes e depois de manusear medicamentos e fazer curativos;
2) O paciente deverá ser orientado frequentemente à praticar higiene pessoal, incluindo a higiene bucal.

REPOUSO 
1) Não permitir que o paciente tenha longos períodos de sono durante o dia;
2) Quando houver agitação do sono noturno, o CUIDADOR deverá solicitar à equipe multiprofissional orientações específicas

ANSIEDADE 
1) Manter um ambiente tranquilo, alegre e agradável;
2) Evitar discussões, ou crises familiares na frente do paciente;
3) Perceber quais atividades trazem satisfação ao paciente, regularizar e mantê-las;
4) Manter uma comunicação com o paciente, através de uma conversa interessante (verbal ou não verbal).
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JORNAL VISUAL


O Jornal Visual é o primeiro telejornal diário criado para levar informação à comunidade de deficientes auditivos, estimada em cinco milhões de brasileiros.

Reportagens sobre a inclusão do deficiente auditivo, assuntos de seu universo; notícias principais do Brasil e do Mundo traduzidos para a linguagem dos sinais.

Uma vez por semana, o programa produz uma entrevista feita pela jornalista Lavínia Ferraioulo com portadores de necessidades especiais ou com profissionais da área.



Assim, além de cumprir o papel de informar, o programa é hoje uma referência para a comunidade de deficientes auditivos.

Apresentação de Cláudia Jacob Belga e Maria Paula Cunha, intérpretes da Libras, Linguagem Brasileira de Sinais.

De segunda a sexta, às 12h25

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CURSO DE LIBRAS



Alguns emails e contatos que chegam até nós nos inspiram para poder proporcionar todo tipo de recurso para aqueles que buscam alguma informação, foi num destes contatos que soubemos do interesse que algumas pessoas tem de aprender libras, então selecionamos  aqui links de diversos cursos sobre os tema.

Não temos qualquer vínculo financeiro com os sites e instituições relacionadas aqui, nós simplesmente estamos apresentando o resultado de uma pesquisa profunda sobre aulas de libras.

Caso você conheça outros cursos e livros a respeito nos envie o contato por email:
apoiosocialbrasil@gmail.com

Libras online - pago para baixar, de R$ 20,00 a R$ 40,00
http://www.librasonline.com.br/website/index.asp?cod=2067&idi=1&moe=171 

Dicionário de LIBRAS Ilustrado (CD-Rom). Governo do Estado de São Paulo.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/hotsite/libras/index.htm

Língua Brasileira de Sinais. AJA - Associação do Jovem Aprendiz.
http://www.libras.org.br

Legislação referente a Língua Brasileira de Sinais.
http://www.libras.org.br/leilibras.htm

Dicionário LIBRAS.
http://www.dicionariolibras.com.br/website/index.asp

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira.
http://integracao.fgvsp.br/ano4/8/noticias.htm
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O QUE MEU FILHO ME ENSINOU



Por: Maybelle Wilkes

Ele nunca disse uma palavra durante sua vida,
mas me ensinou mais do que todos os livros que já li.
Ele nunca deu um passo, mas me elevou a patamares
que jamais teria alcançado sozinha.
Ele viveu apenas poucos anos, mas vive eternamente
em todas as crianças que encontro.
Quem pode dizer que ele foi um peso, quando me enriqueceu tanto?

Naquela distante manhã, esperava tensa para que o famoso pediatra comunicasse os resultados dos exaustivos exames feitos em Robert, meu filho de um ano de idade. Ele segurou bondosamente minhas mãos e falou sem pressa: "Senhora Wilkes, este é o tipo de coisa que odiamos dizer para a mãe. Robert tem paralisia cerebral; o dano no cérebro é intenso; a coordenação muito pobre. Ele não poderá fazer muita coisa por si mesmo, sua digestão é falha, ele poderá sofrer muita dor."

Perdi o fôlego. "Ele é inteligente. Ele sorri para mim. Ele tem de ser normal...Ele é tudo que tenho; eu não suportaria." Chorei desesperadamente. "Ele está cansado, cansado, cansado." Minha histeria aumentou.

O médico me abraçou e disse com carinho: "Ele nasceu com inteligência, mas por favor, não conte com nenhuma recuperação. Tente não se destruir. Meu conselho seria colocar seu filho em uma instituição onde ele será bem cuidado."

Entretanto, levei meu filho para casa e comecei a longa e difícil tarefa de cuidar de uma criança desamparada e angustiada. Eu era uma jovem viúva e não tinha recursos para obter ajuda.

No início eu não admitia que meu lindo filho fosse diferente. Desgastei-me de tão inconformada.

Depois começaram as lições que ele me ensinou — as longas, longas lições.

Após as exaustivas noites, repletas de dor e infelicidade, olhava para meu filho e sobre seu rostinho cansado aparecia um radiante sorriso. Se ele podia sorrir, pensei, eu poderia também. Era tão pouco para dar, quando isso para ele significava o mundo. Então sorrimos juntos — minha primeira lição.

Depois aprendi que ele reagia a uma voz alegre. Lia histórias alegres para ele, falava dos pássaros e trazia pequeninos animais para ele ver e tentar manusear. E ele adorava cores. Ríamos juntos, a amargura se dissolveu e a vida melhorou.

No começo, eu havia me afastado das outras pessoas pelo choque e pelo orgulho. Meus jovens e animados amigos se distanciaram, mas descobri que atraíamos pessoas com coração especial — cujo olhar e sorriso diferente são sinais de quem carrega, ou já carregou, uma pesada cruz com muita coragem.

Médicos eram bondosos, sempre dispostos a ajudar. Carregavam Robert nos braços e eram muito amorosos quando viam em seus olhos a gratidão pelo carinho. Então aprendi a aceitar e a ser humilde. As lições continuavam.

Um reitor numa pequena paróquia — que nunca pôde ter uma paróquia maior porque sua esposa era uma incorrigível alcoólatra — durante algumas noites ficou cuidando de Robert comigo. Quando viu a angústia, disse: "O inferno aparece de várias maneiras." Com sua ajuda encontramos uma casinha com jardim, onde podia deixar Robert ao sol enquanto trabalhava.

Depois percebi como ele atraía as pessoas. Elas vinham devagarinho e pareciam sentir o seu espírito. Apesar de fraco, ele compreendia o infinito.

Havia o dono de uma fábrica, um homem alto de aparência orgulhosa. Me incomodava cada vez que ele cruzava com arrogância a nossa estreita rua.

Uma manhã o vi olhar para meu filho. No dia seguinte, ele acenou. Robert sorriu. Eles esperavam um pelo outro. Por fim, ele entrava em nosso jardim, na ponta dos pés, e falava com Robert suavemente e sorria carinhosamente.

Robert inclinava sua cabeça para receber uma carícia ou um beijo. Quem diz que eles não sabem? Uma vez fui até o jardim e o senhor me disse humildemente: "Acho que ele me ama."

Um dia, ele se ajoelhou ao lado da cadeira de rodas, abriu um cesto e tirou um lindo cachorrinho branco. Ao ver a expressão de êxtase no rosto de Robert, o senhor se voltou para mim com os olhos cheios de lágrimas e disse: "O que eu não daria para ajudá-lo como ele tem me ajudado."

Então aprendi a não julgar, mas a olhar dentro do coração da pessoa.

Porque Robert amava música, continuei minha prática e tocava e cantava para ele. Fizemos amigos. Depois, finalmente encontrei Deus. Ele caminhou conosco pelos vales mais escuros. Nunca mais estivemos sós. Aprendi a ter paciência e confiança.

Os anos se passaram. Robert tinha seis anos. Ele começou a definhar e estava ficando mais difícil levantá-lo e carregá-lo. Fiquei cansada demais para continuar. O médico insistiu para que ele fosse internado em uma instituição. Não queria torná-lo tão infeliz nos dias que lhe restavam. Temia a separação. Pedi a Deus que não nos separasse durante a vida. Deixei em Suas mãos.

Antes que a internação fosse realizada, Deus abriu o portal de uma vida maior para meu pequeno filho.

As lições terminaram.
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A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - 2007



Elaborada ao longo de 4 anos, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – 2007 contou com a participação de 192 países membros da ONU e de centenas de representantes da sociedade civil de todo o mundo. Em 13 de dezembro de 2006, em sessão solene da ONU, foi aprovado o texto final deste tratado internacional, firmado pelo Brasil e por mais 85 nações, em 30 de março de 2007.

Esta não é a primeira nem será a última convenção promovida pela ONU com o objetivo de tornar efetivos os direitos das pessoas com deficiência, embora sejam pessoas como as demais e cidadãos dotados de direitos como quaisquer outros seja pela legislação local, seja pelos vários documentos internacionais como a Declaração dos Direitos Humanos da ONU.

DISCRIMINAÇÃO E RESTRIÇÃO DOS DIREITOS DOS DEFICIENTES



Os seres humanos, como seres vitais, existem e se apresentam uns aos outros através de uma estrutura que a sociedade convencionou, pelo discurso, chamar de corpo.

O corpo é condição essencial para a nossa existência material, é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo e o meio pelo qual esse mundo nos reconhece. Existir através de um aparato corpóreo e ser reconhecido pelos nossos pares de acordo com os tipos corporais que possuímos faz parte de uma construção acerca do corpo, que não só estabelece diferenças, como também discrimina por não haver igualdade.

SEXO E DEFICIÊNCIA UM TEMA DELICADO ABORDADO EM UM LONGA COREANO




(06/11/2009)

"Voluntária Sexual" descortina o sexo na rotina de deficientes

Um dos trunfos de "Voluntária Sexual", vencedor do troféu Bandeira Paulista na 33ª edição da Mostra de Cinema, é o fato de se enveredar por um tema espinhoso. Dirigido pelo cineasta sul-coreano Kyong-Duk Cho, o filme apresenta uma rede de prostituição que serve a deficientes físicos.

A trama começa quando a polícia prende, em um motel, uma jovem, um deficiente e um padre. Em seguida, descobre-se que a garota aceita, como voluntária, satisfazer as necessidades sexuais do deficiente.

Com base em suas experiências, a menina deseja produzir um documentário. Assim, "Voluntária Sexual" descortina o delicado tema do sexo na rotina de deficientes físicos por meio de entrevistas e da construção de um filme dentro do próprio filme.

Na noite de encerramento da Mostra, nessa quinta-feira, o júri declarou ter premiado a produção por "se utilizar de linguagem cinematográfica para mudar nossa visão sobre uma realidade difícil".

O diretor Kyong-Duk Cho, que afirmou ter levado quatro anos para produzir o longa, disse que não era uma coincidência a noite da festa ser de chuva, já que, quando pequeno, os dias de chuva sempre lhe garantiam notas altas nas provas.

Ele ainda agradeceu ao júri por ter premiado a fita, "apesar do nome".

Na repescagem da Mostra, "Voluntária Sexual" será exibido nesta sexta-feira (6), às 24h, no CineSesc.


Fonte: http://guia.folha.com.br/cinema/ult10044u648799.shtml
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quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CRACK - O "CRAQUE" DO TIME DA MORTE


Archimedes Marques

“O doce se torna amargo na medida em que o efeito do crack passa e a necessidade psicológica assim o pede de volta”. (Archimedes Marques)

Dentre todos os componentes do time das drogas. Dos componentes do time da morte. Está a figura do crack. O crack como o mais avassalador, como o mais devastador de todo o conjunto de entorpecentes ou dos elementos químicos alucinógenos, que torna o seu usuário no maior dependente periculoso e debilitado existente. Torna o dependente capaz de qualquer coisa, capaz de matar ou morrer para sustentar o seu vício.

Crítica é a situação em que se acha o usuário e dependente do crack. Crítica não melhor é a situação em que se vive os seus entes queridos que nada fizeram para merecer tal castigo.
A violenta crise situacional e emocional do dependente do crack parece fugir-lhe toda a perspectiva de dias melhores. As ocorrências no terreno familiar e social vão caminhando sempre em largas vertentes para o mal e para dias piores. A vida vivida pelos envolvidos com o vício do crack parece esvair-se entre os dedos das suas próprias mãos.

Lançando um olhar no passado, o viciado, vê o rumo errado que tomou. Olhando ao futuro somente se lhe afigura a tumba. O seu presente é só o crack... O crack como o senhor do seu viver... O crack como dominador do seu “eu”... O crack como seu real transformador do bem para o mal... O crack como destruidor da sua família... O crack com aniquilador do seu bem maior... O crack como o seu transporte para a morte!...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

LEI DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE



LEI No 10.098 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

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domingo, 1 de novembro de 2009

MÃE RELATA O DIFICIL PROCESSO DE ACEITAÇÃO QUANDO O FILHO TEM AUTISMO



Annie Lubliner Lehmann é escritora e vive no Michigan, EUA.
É autora de “The Accidental Teacher: Life Lessons From My Silent Son”.

Annie Lubliner Lehmann Para o 'New York Times'

Quando meu marido e eu soubemos da impossibilidade de cura do autismo de nosso filho Jonah, direcionamos nossas mentes para provar que os peritos estavam errados.

Isso foi há 22 anos.

Nós éramos jovens e ativos, e a lacuna de desenvolvimento entre Jonah, então com três anos de idade, e seus colegas, mesmo sendo óbvia, não era clara.

Sem outras crianças para cuidar na época, a ajuda a Jonah tornou-se o foco de nossas vidas. Cada troca seria uma lição, cada experiência um estudo.

Jonah se importava principalmente com comida (e ainda o faz), então eu ia até o mercado com uma lista e uma agenda, esperando usar aquela paixão para ensiná-lo conceitos essenciais. Eu seguia seu olhar e apontava cores (maçã vermelha) e formas (biscoito redondo).

Quando ele ignorava essas lições, a despeito de nossos mais animados esforços, tentávamos tudo mais que conseguíamos pensar. Nada era difícil ou caro demais. Usamos vitaminas e restringimos sua dieta. Introduzimos quadros de comunicação e organizamos terapias de integração sensorial. Fizemos com que ele usasse fones de ouvido para normalizar sua audição, e tentamos tratamentos miraculosos que nenhum ser humano racional consideraria.

Porém, cada esperança era seguida por um desapontamento. Poderíamos, da mesma forma, estar caçando borboletas com uma rede rasgada.

Todavia, quando Jonah atingiu a adolescência, estávamos esgotados e frustrados, não muito longe de onde começamos. Encaramos o espectro da falta de esperança e a abundância de questões irrespondíveis.

Os dilemas

Quão diferente era Jonah de outras crianças com autismo? Será que ele estaria melhor se não tivéssemos tentado tudo que tentamos? Ou descer da montanha-russa de intervenções significaria nossa desistência?

Embora tentássemos desesperadamente ensiná-lo, tínhamos de admitir que Jonah não era um estudante. O que queríamos que ele fizesse tinha pouco a ver com o que fazia. Se não quisesse fazer algo, ele caía no chão e se recusava a se mover.

Então decidimos recuar e começamos e captar dicas fornecidas por ele.

Fazíamos as mesmas atividades de antes, mas sem uma lista de objetivos. Até então, ele nunca tinha conseguido aproveitar os prazeres sensoriais de seus armazéns de comida sem nossos monólogos sobre o que ele estava olhando. Agora ele estava, finalmente, livre para curtir as coisas por seu próprio intento.

Não muito tempo atrás, encontrei uma cópia de “Cinderela”. Lembrei-me de quando ele tinha cinco anos, a última vez em que tentei ler para ele. Bem, não exatamente “ler”; Jonah sempre demonstrou baixa tolerância à leitura tradicional, então as histórias tinham de ser cantadas ou recitadas ritmicamente.

Enquanto eu cantava “Cinderela”, ele rolou pelo chão, aparentemente insensível à história. Ainda assim, me apeguei à ideia de envolvê-lo e deixei uma frase para que ele a completasse.

“O relógio bateu às doze horas”, eu cantei fora do tom, “ e Cinderela desceu os degraus do palácio, deixando para trás um sapatinho...”.

Ele continuou a rolar, enquanto eu esperava ouvi-lo dizer “de vidro”.

Finalmente ele terminou a sentença para mim. “De leite”, disse ele.

Eu sorri, e ainda estou sorrindo, pois Jonah havia transformado seu professor em aluno. Eu nunca mais consegui ler ou pensar na Cinderela sem enxergar um copo de leite nos degraus do palácio.

Jonah completou 25 anos no último outono, e, quando olho para ele, não consigo deixar de imaginar se os anos passados não foram algum esquema comandado pelo céu para nos dar humildade e nos ensinar o valor da aceitação. Compreender nossa incapacidade de mudá-lo mudou a nós mesmos.

Seu futuro, ao menos a maior parte dele, está definido – numa casa próxima daqui com uma equipe que se importa. Sou grata por ele ter algumas das coisas que quero para meus outros dois filhos: amor, segurança, conforto físico e acesso às suas atividades favoritas.

Ele continua sendo um homem de poucas palavras. Entretanto, embora nos tenha levado anos, finalmente aprendemos que havia algo para ouvir em seu silêncio.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1079590-5603,00-MAE+RELATA+O+DIFICIL+PROCESSO+DE+ACEITACAO+QUANDO+O+FILHO+TEM+AUTISMO.html
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ESTUDO DESCARTA RELAÇÃO ENTRE AUTISMO E MERCÚRIO NO ORGANISMO


30/10/2009

Médico comenta pesquisa em curso na Califórnia.
Mais de 400 crianças com 2 a 5 anos foram acompanhadas.

Luis Fernando Correia Especial para o G1

Pesquisadores norte-americanos estudam a possível relação entre a concentração de mercúrio no organismo e o diagnóstico de autismo em crianças de 2 a 5 anos de idade.
O autismo ainda é uma doença de difícil compreensão. As crianças apresentam dificuldade de relacionamento interpessoal, comportamentos repetitivos e interesses limitados.
Não existe diferença entre os níveis de mercúrio no organismo das crianças autistas quando comparadas com as crianças normais
A doença tem várias formas de manifestação, desde a mais completa até outras gradações. Uma delas é a síndrome de Asperger, em que as dificuldades podem se apresentar parcialmente ou de forma muito leve.
Os fatores de risco conhecidos até hoje são: crianças do sexo masculino predominam entre os autistas, filhos de pai ou mãe mais velhos e uma série de alterações em vários genes.
O papel do fator genético está sendo mais conhecido a partir dos estudos do genoma humano e os cientistas avaliam a força da interação entre a genética e os fatores ambientais no aparecimento do autismo.

Para conhecer melhor essa interação, um grande estudo populacional está em curso na Califórnia, nos Estados Unidos.
Um grupo de mais de 400 crianças, com idades entre 2 e 5 anos e com diagnóstico de autismo clássico, manifestações leves e crianças normais foi analisado.
Os cientistas mediram os níveis de mercúrio no sangue dessas crianças para descobrir se existe associação entre esse metal e o autismo. As fontes possíveis de mercúrio são várias, mas as mais importantes são o consumo de peixe, a presença de obturações dentárias à base de amálgama e as vacinas e medicamentos de uso comum contendo timerosal.
Como a maior fonte de mercúrio é o consumo de peixes como atum e outros peixes de oceano, o consumo de peixes pelas crianças foi alvo de um análise específica.
Após dosarem os níveis de mercúrio no sangue das crianças, uma primeira conclusão foi possível. Não existe diferença entre os níveis de mercúrio no organismo das crianças autistas quando comparadas com as crianças normais.

Vacina absolvida outra vez
A aplicação de vacinas contendo timerosal, como agente preservante, não modificava esses resultados, não havendo relação entre sua aplicação e os níveis de mercúrio no organismo das crianças autistas e normais.
As crianças com autismo apresentaram um padrão de consumo de peixe menor do que a média do grupo das crianças normais. Esse dado foi atribuído a reações ao sabor e odor do peixe como componente da dieta.
A pesquisa ("Blood Mercury Concentrations in CHARGE Study - Children with and without Autism") continua e está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Ambiental do governo norte-americano.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1360716-5603,00.html
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ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS - UFSC


Curso gratuito

Nunca é tarde para aprender a ler e a escrever. O Curso de Alfabetização para Idosos, oferecido pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC (NETI), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Os interessados devem procurar o NETI, que fica ao lado da Igrejinha da UFSC.

O curso, que é financiado pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação, faz parte do Programa de Atenção à Pessoa Idosa, é gratuito, e tem como objetivo atender a uma grande parcela da população, compreendida por adultos e idosos, que não tiveram oportunidades de acesso à escola, bem como àqueles que se evadiram ou foram excluídos por motivos diversos.

As aulas serão ministradas por professores que realizaram o curso de Formação em Alfabetização de Adultos e serão orientados e supervisionados pela professora Maria Hermínia Laffin, doutora em Educação com estudos em Educação de Jovens e Adultos, e pela professora Angela Maria Alvarez, doutora em enfermagem e com estudos na área da Saúde do Adulto.

Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (48) 3721-9445 e 3721-9909, ou pelo e-mail: neti@neti.ufsc.br
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LINHA DE CRÉDITO PNE



A matéria trata de ações do Banco e traz informação sobre linha de crédito para PNE.

Conheça aqui
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SENAI QUALIFICA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS



O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE) está realizando, por meio do Centro de Formação Profissional Waldyr Diogo de Siqueira (CFP WDS), do Núcleo de Negócios na Barra do Ceará, cursos profissionalizantes para portadores de necessidades especiais. O treinamento faz parte do esforço do Departamento Nacional do SENAI para qualificar e inserir os portadores de necessidades físicas no mercado de trabalho.

O primeiro treinamento oferecido no Estado, numa parceria entre o SENAI e o Instituto dos Surdos do Ceará, é de eletricidade básica, envolvendo 10 alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Dourado. O encerramento da turma acontece nessa quinta-feira, 11.

O próximo curso, em data a ser definida, será de Instalação Elétrica Predial. Assim como na primeira turma, os alunos serão selecionados pelos professores das escolas que trabalham com portadores de necessidades especiais envolvidas na parceria.

Para o gerente do CFP WDS, Cid Fraga, “o PNE é o apoio oferecido pelo SENAI às empresas socialmente responsáveis, que contratam portadores de necessidades especiais”. O Decreto Federal no. 3.298 estipula um sistema de cotas de 2% a 5% para as empresas contratarem portadores de necessidades especiais.



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