sábado, 8 de setembro de 2012

Acessibilidade digital para cegos

Capturar1Esta pesquisa visou o desenvolvimento de materiais acessíveis para cegos. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória e, posteriormente, pela interação dos sujeitos de pesquisa com os materiais desenvolvidos. Os cegos tiveram a oportunidade de testar os materiais por meio da metodologia criada, apresentando vários níveis de feedback, a qual possibilitou a validação desses materiais.

Além da exploração direta dos materiais os cegos foram entrevistados a partir de questionários semi-estruturados compondo dessa forma a avaliação dos mesmos. A investigação deixou evidente a necessidade da comunidade científica atentar para os requisitos de acessibilidade no momento de criação do projeto para o desenvolvimento de materiais digitais acessíveis. Neste sentido, o trabalho apresentou relevância por ter apresentado uma metodologia de construção de materiais digitais acessíveis. É importante destacar, que os testes efetuados com os materiais demonstraram atender as diretrizes internacionais de acessibilidade, na qual recebeu os selos que qualificam perante a comunidade de desenvolvedores.

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sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Jogo brasileiro ajuda na educação de crianças com autismo

O jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos e está disponível no site www.jogoseducacionais.com. Foto: Jogos Educacionais/Reprodução
O jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos e está
disponível no site
www.jogoseducacionais.com
Foto: Jogos Educacionais/Reprodução

Pais e educadores de crianças com autismo têm mais uma ferramenta a seu serviço. Um jogo criado por um mestre em ciências da computação pela PUC-RJ auxilia na alfabetização de estudantes nessa condição. Chamado Aiello, em homenagem a Santa Elena Aiello, a plataforma permite à criança associar nomes e imagens de objetos, ampliando seu vocabulário. "É um jogo simples que tem um personagem principal, um esquilo, que solicita uma palavra qualquer para a criança. Ele pede prato, então tem um prato lá e ela seleciona", explica o criador Rafael Cunha. Existe ainda a possibilidade de configurar o jogo para que, em vez de objetos, apareçam palavras, o que o faria útil também para auxiliar no aprendizado das palavras escritas.

O software foi criado por Rafael como parte da sua dissertação de mestrado, defendida em dezembro do ano passado. A novidade é que o programa, que estava disponível apenas para a realização da pesquisa, foi liberado para acesso do público geral e já conta com uma série de usuários.

A motivação para o desenvolvimento desse aplicativo veio da esposa de Rafael. Fonoaudióloga, ela estava atendendo uma criança com autismo que tinha dificuldade de socialização, mas se interessava muito por computadores. Logo, ele procurou uma maneira de usar o dispositivo para a alfabetização de crianças nessa condição.

Segundo o psicólogo especialista na área Robson Faggiani, o uso da informática pode ser de grande importância na educação de autistas, já que eles costumam gostar de mídias interativas, como vídeos e games. Faggiani acredita que, desde que usadas com moderação e como complemento ao ensino regular, essas ferramentas são muito úteis.

A professora do Departamento de Psicologia da PUC-RJ Carolina Lampreia auxiliou Cunha a entender as necessidades da criança com autismo. Ela realça que o método utilizado pelo jogo é interessante, pois trabalha de modo lúdico com o intuito de motivar a criança. Assim, ela se sente estimulada a seguir realizando as tarefas solicitadas. "O modelo que ele utilizou é muito interessante, chama-se escolha segundo a amostra. Você tem uma amostra e duas opções. Se escolhe a certa, a criança é recompensada de alguma forma, toca uma música ou o bonequinho se mexe", explica.

Outra vantagem apontada pelo psicólogo é que a maior parte desses programas de computador é desenvolvida em outros países, o que torna o uso por crianças brasileiras mais difícil. Faggiani elogia a iniciativa: "É bom que um brasileiro esteja fazendo isso em português. Sou completamente a favor do uso", diz.

O jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos e está disponível no site www.jogoseducacionais.com, compatível com qualquer navegador de internet, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

Fonte: http://creativeideias.blogspot.com.br/2012/07/jogo-brasileiro-ajuda-na-educacao-de.html

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

60 vagas destinadas a jovens aprendizes com deficiência

A Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) anuncia a abertura de mais de 250 vagas de trabalho para atuação em São Paulo (capital), ABC e interior paulista.

Do total de oportunidades disponíveis, 60 são destinadas a jovens aprendizes com deficiência. Há ainda um grande número de vagas abertas para operadores de teleatendimento (30), escriturários (8), ajudantes de produção (15), operador comercial (5), auxiliar administrativo (20), ajudante de lanchonete (90 vagas), entre outras.

Para Marcelo Vitoriano, gerente nacional de capacitação e inclusão da Avape uma das principais justificativas das empresas para não contratar profissionais com deficiência é a falta de candidatos bem capacitados. “Se de fato as pessoas com deficiência tem dificuldade com relação ao seu preparo para o mercado de trabalho, e a nova norma permite que as empresas invistam em programas de capacitação segundo as suas necessidades, esta é uma parceria que acaba sendo boa para todos”, ressalta Vitoriano.

Todas as vagas são para contratação em regime CLT, com benefícios que variam de acordo com cada vaga, incluindo, convênio médico, vale transporte e alimentação. Para concorrer, os interessados devem encaminhar currículos para os e-mails, a seguir.

Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (11) 4993-9205 ou pelos emails: cristiane.arruda@avape.org.br; rosana.figueiredo@avape.org.br; carina.romero@avape.or.br; cintia.moreira@avape.org.br ou jose.marconi@avape.org.br.

Veja os detalhes das vagas:
Assistente administrativo
2 vagas para atuar em Santos. Salário variável conforme a experiência administrativa de R$ 800 a R$ 1.500 mais benefícios. Necessário ensino médio completo, desejável superior completo ou cursando.

Operador de rádio
10 vagas para atuar em Itaquaquecetuba. Salário de R$ 1.200 mais benefícios. Necessário ensino médio completo, sexo masculino, com experiência com rádio/nextel. Disponibilidade para horário 6 x 2.

Operador comercial
2 vagas para atuar em Sorocaba. Salário de R$ 850 mais benefícios. Necessário ensino médio completo ou cursando. Disponibilidade para horário 6 x 1.

Aprendiz com deficiência
30 vagas para jovens a partir de 16 anos, ambos os sexos, com ensino médio cursando ou completo. Atuação na região do ABC e São Paulo.

Aprendiz
30 vagas para jovens a partir de 16 anos, ambos os sexos, com ensino médio cursando ou completo. Atuação na região do ABC e São Paulo.

Operador de teleatendimento
30 vagas para atuação no ABC, com faixa salarial de R$ 900 e benefícios, como convênio médico e vale-transporte. Pede-se ensino médio.

Ajudante de produção
15 vagas para atuação no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. Salário inicial de R$ 700 mais benefícios. Necessário ser alfabetizado.

Escriturário
8 vagas para atuação na Liberdade, Centro de São Paulo. Salário inicial de R$ 1.000 mais benefícios. Necessário ensino médio completo mais conhecimentos de informática e experiência com atendimento ao público.

Operador comercial
5 vagas para atuação em shoppings da Grande São Paulo. Salário de R$ 852 mais benefícios. Necessário ensino fundamental completo e disponibilidade para trabalhar aos finais de semana. Disponibilidade para horário 6 x 1.

Auxiliar administrativo
20 vagas para atuação em São Paulo. Salário variável de R$ 800 a R$ 1.100 mais benefícios. Necessário ensino médio completo e informática.

Agente de atendimento
10 vagas para atuar na cidade de São Paulo. Salário de R$ 900 mais benefícios. Disponibilidade para horário 6 x 1. Necessário ensino médio completo ou cursando, boa comunicação e conhecimentos de informática.

Atendente de lanchonete
90 vagas para atuar na região de São Paulo e Campinas. Salário variável de R$ 629 a R$ 769 mais benefícios. Cargo horária de 7 horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Auxiliar administrativo pleno com deficiência
1 vaga para atuação em Jundiaí, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Salário de R$ 1.109,58. Ensino médio completo. Atividades são de atendimento ao público, leitura de documentos/memorandos e autuação de processo, elaboração de cálculos e planilhas, arquivamento de processos.

Menino com paralisia cerebral dá primeiros passos

06/09/201206h49

CapturarDepois de um ano de fisioterapia intensiva, o menino Joel Rogers, 8, que sofre de paralisia cerebral, deu seus primeiros passos. Há cerca de um ano, ele foi submetido a uma operação inovadora, que corta as ligações nervosas que provocavam convulsões nas pernas.

A mãe conta que o processo foi mais intenso que imaginava, uma grande jornada para toda a família. Joel, que nasceu dez semanas prematuro e sofreu uma hemorragia na cabeça que provocou paralisia cerebral, agora faz fisioterapia no hospital de Chesterfield, no norte da Grã-Bretanha, toda semana. Ele também tem uma bateria de exercícios para fazer em casa.

Mas o caminho ainda é longo: os médicos calculam que o menino tem mais dois anos de fisioterapia pela frente para conseguir os melhores resultados.

Veja o vídeo da reportagem aqui.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2012/09/06/menino-com-paralisia-cerebral-da-primeiros-passos.htm

domingo, 2 de setembro de 2012

Passe intermunicipal para deficientes é implantado - Bahia

Publicada em 21/08/2012 12:14:51

Nos próximos dias começa a ser implantado o Passe Livre Intermunicipal que garante às pessoas com deficiência a gratuidade no sistema de transporte coletivo entre os municípios, nos modais rodoviário, ferroviário aquaviário e metroviário.

Têm direito ao benefício pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, auditiva, visual intelectual, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), por causa genética e múltipla.

Como início da implantação, está sendo realizada, no Pestana Hotel, reunião com os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social.

Segundo o Superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Baroni, os coordenadores dos CRAS irão tirar dúvidas sobre a implantação do Passe Livre, como saber quais os documentos exigidos para o cadastramento, comprovar carência e como serão feitas as reservas de passagens.

As reuniões para os esclarecimentos serão realizadas em dois dias no Pestana. Na segunda-feira (20), foram orientados os representantes dos municípios de Salvador, Região Metropolitana e distantes da capital até 500 quilômetros. Nesta terça-feira (21), o encontro é dirigido para municípios mais distantes. A reunião foi aberta pelo secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena.

Validade

O secretário prevê que, no primeiro momento, o Passe Livre Intermunicipal atenda cerca de 130 mil pessoas portadoras de deficiência. Segundo ele, a Carteira do Passe Livre terá validade por dois anos, podendo ser renovada sucessivas vezes por igual período.

A carteira será fornecida pela Secretaria de Justiça. O requerente deverá comprovar renda igual ou menor que um salário mínimo. O benefício também pode ser estendido ao acompanhante da pessoa com deficiência, desde que seja comprovada a necessidade de acompanhamento através de laudo médico.

O beneficiário do Passe Livre Intermunicipal deverá solicitar a reserva de passagem com antecedência mínima de quatro horas, exceto para as viagens realizadas no perímetro de até 150 quilômetros.

Além da carteira do Passe Livre, será necessário também a apresentação de documento de identificação com foto na hora do embarque.

A carteira poderá ser solicitada nos CRAS e nas Secretarias Municipais de Assistência Social em todo o estado da Bahia.

*Matéria de Naira Sodré, publicada na versão impressa da Tribuna da Bahia

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2012/08/21/passe-intermunicipal-para-deficientes-implantado

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