segunda-feira, 29 de março de 2010

CADEIRANTES TESTAM ACESSIBILIDADE DE ÔNIBUS EM CINCO CAPITAIS - FANTASTICO

Não é cena de novela. Um teste no Rio, São Paulo, São Luís, Goiânia e Porto Alegre mostra que ainda há muito a fazer para melhorar o transporte público para portadores de necessidades especiais.

Matéria veiculada no Fantástico, domingo, 28/03/2010.

domingo, 28 de março de 2010

DEFESA DOS TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA

A campanha conta inicialmente com cartazes e uma cartilha que será oferecida às entidades afiliadas para incentivar o debate. Dados sobre a evolução dos direitos dos trabalhadores com deficiência no Brasil e cláusulas incluídas nas convenções de trabalho negociadas por sindicatos estão no texto apresentado pela CUT.

“Esta campanha representa o começo da intensificação deste debate no interior de nossa Central, pois entendemos que essas lutas específicas não estão descoladas de nossas lutas gerais. Ela deve estar em nosso cotidiano e na cultura de nossos sindicatos”, afirmou  Expedito Solaney, secretário nacional de Políticas Sociais CUT.

O coordenador nacional Coletivo de Trabalhadores/as com Deficiência da entidade, Flávio Henrique, destacou que já se fez muito no setor, mas lembrou que ainda não se conhece ao certo como e onde estão os trabalhadores nessa condição. “Tivemos importantes conquistas, como a lei de cotas, a ratificação pelo Brasil da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, mas ainda é pouco. Para avançarmos ainda mais, precisamos fortalecer este debate na CUT e para isso é necessário ampliar a organização dos coletivos de trabalhadores/ com deficiência nos estados e nos ramos”.

A CUT aderiu também à Campanha de Acessibilidade Siga Essa Ideia, organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), órgão que integra a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. O vice-presidente do Conade destacou que as reivindicações pelos direitos das pessoas com deficiência têm estado presentes em diversos encontros, sempre discutindo a questão da melhoria da comunicação e da conscientização da sociedade a respeito do tema.

“Isso deve se estender a outros espaços, já que esta luta não deve estar descolada de nossas lutas gerais. Temos que ocupar os conselhos, conferências e levar nossas propostas, afinal, estamos presentes em todos os segmentos da sociedade”, ressaltou.


Fonte: Rede Brasil Atual
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/cut-lanca-campanha-em-defesa-de-trabalhadores-com-deficiencia

PROJETO ACESSA FÁCIL - PRAIAS

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência assina convênio hoje, às 16 horas, em Cubatão (SP), com a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para implementação do Projeto Acessa Fácil em todos os municípios da Baixada Santista. A SABESP repassará o valor de 3,8 milhões de reais para a AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento.

A finalidade do recurso financeiro é desenvolver e executar obras necessárias para instalar 139 esteiras que facilitarão o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao mar. A consultoria técnica do projeto é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O coordenador de Programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flávio Scavassin, participará da cerimônia de assinatura, representando a Secretária Dra. Linamara Rizzo Battisttella. Também participam o vice-governador do estado de São Paulo Alberto Goldman, o presidente da Sabesp Gesner Oliveira e a Secretária de Estado de Saneamento e Energia, Dilma Pena.

SERVIÇO:
ASSINATURA DE CONVÊNIO ENTRE SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A SABESP


Dia: 26/03/2010
Horário: 16h00
Local: Rua Waldemar Luiz Martins, s/n
Bairro Afonso Schimidt – Sítio Capivari
Cubatão – SP


Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...