segunda-feira, 19 de abril de 2010

OAB ENTRA NA JUSTIÇA PARA GARANTIR CARGO DE PROFESSORA CEGA

19/04/2010 - 20h32

OAB entra na Justiça para garantir cargo de professora cega aprovada em concurso no MS

RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul propôs uma ação na Justiça Federal pedindo que a Prefeitura de Campo Grande dê posse imediata a uma pedagoga cega que, aprovada em primeiro lugar entre deficientes que prestaram concurso para professor da rede pública municipal, acabou sendo desclassificada por "inaptidão" ao cargo.

Em 19 de fevereiro, Telma Nantes de Matos chegou a ser oficialmente convocada e nomeada pela prefeitura, mas o ato acabou revogado após um parecer técnico de uma equipe multidisciplinar convocada pela Secretaria de Educação.

Nesta segunda-feira, em entrevista à imprensa, o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) definiu como "difícil" a possibilidade de designar uma turma de "20 crianças no berçário a uma pessoa cega". "Você colocaria sua filha de zero a quatro anos para uma pessoa com deficiência visual cuidar?", perguntou o peemedebista a jornalistas.

Trad Filho disse acreditar que a pedagoga seja capaz de lidar com "até duas crianças" e cogitou a possibilidade de remanejá-la para outra função. "Estou tentando achar uma saída. Vou tentar aproveitá-la em alguma outra coisa para acabar de vez com essa polêmica."

A ação, que foi protocolada na Justiça Federal por incluir a OAB/MS como parte, pede a anulação de todos os atos administrativos "em desfavor da candidata, bem como a sua imediata posse no cargo de professor de educação infantil". Em entrevista à Folha, o presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte, disse que a Constituição veda o entendimento adotado pela prefeitura. "A existência de uma necessidade especial não pode ser um impeditivo para o exercício de cargos públicos", afirmou.

Segundo ele, a entidade entende que a pedagoga teria de "ser assistida" em seu trabalho. "Em momento algum, a candidata ignora a sua condição. Em termos concretos, seria o caso de designar uma assistente para acompanhar as aulas e suprir eventuais necessidades."

Para Duarte, a postura adotada pela prefeitura é "equivocada". "Estamos falando de uma pessoa que superou limites, formou-se em pedagogia e passou em um concurso público com uma excelente colocação. Essa mulher é um símbolo de superação, não um problema para o município."

Procurada pela Folha, a assessoria da imprensa da prefeitura disse que ainda não houve notificação oficial a respeito da ação na Justiça Federal.

SCANNER TRANSFORMA TEXTO EM FALA AUTOMATICAMENTE

Solução acaba de chegar ao Brasil e é focada nas pessoas com deficiência auditiva. Produto foi lançado na Reatech.

Publicada em 19 de abril de 2010 - 10:30

Homem está sentado em uma poltrona e ouve algo em um fone de 
ouvido

Voltado para as pessoas com deficiência auditiva, acaba de chegar ao Brasil o Bookreader Plustek, que converte texto em fala automaticamente sem a necessidade de processos intermediários. O grande diferencial do produto é exatamente a facilidade na transformação do arquivo, cortando etapas e descartando a necessidade de primeiro gravar em texto para depois deixá-lo compatível com áudio, ao contrário da maioria dos processos de digitalização dos scanners de livros existentes no Brasil. A locução conta ainda com pausas e entonações pertinentes.

Com entrada franca, a Reatech ofereceu inúmeras novidades em produtos, além de atrações como Pet e Equoterapia; programação de artes cênicas e grupos de dança compostos por artistas com deficiências; demonstrações com cães-guia, esgrima paraolímpica e skate; galeria de arte; parque infantil adaptado; quadras para a prática de esportes; test-drive de carros adaptados, cadeiras de rodas motorizadas e scooters, palestras, congressos médicos, seminários e atividades abertas ao público entre outras atrações.

Fonte:http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=810&/scanner_especial_para_livros_transforma_texto_em_fala_automaticamente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...