terça-feira, 20 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA SINDROME DE DOWN

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

No Brasil, houve muita repercussão na mídia desta data em 2007, pela presença do jogador de futebol Romário e da novela Páginas da Vida.

A Cor eletrônica (321000) foi proposta por Gaston Schwabacher. Também fazendo alusão à trissomia do 21.

Dia Mundial da Síndrome de Down terá palestra e gincana em São Paulo

Evento da Abadis acontece às 10h desta quarta-feira (21), na zona norte

No Dia Internacional da Síndrome de Down, a Abadis (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social) apresentará nesta quarta-feira (21) uma palestra às 10h, na avenida Morvan Dias de Figueiredo, 2.801, na Vila Guilherme, em São Paulo, para falar sobre a interação entre crianças com down e as que não possuem a síndrome.

Além da palestra, haverá também gincana para as crianças. A intenção do evento, que é aberto ao público, é aproximar as duas realidades que não são destintas.

Dados recentes estimam que no Brasil existam 300 mil pessoas com Down, sendo que 30 mil em São Paulo. 
Nesta quarta-feira (21), pela primeira vez, a data será comemorada em 193 países do mundo. A data foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e crianças brasileiras irão contar um pouco mais sobre a realidade de quem tem a síndrome durante um evento que acontecerá na sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos.

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/noticias/dia-mundial-da-sindrome-de-down-tera-palestras-e-gincanas-em-sp-20120320.html

Síndrome de Down: novo site orienta famílias
Endereço eletrônico será lançado nesta quarta-feira, dia internacional de Conscientização sobre o problema que afeta um bebê a cada 800 partos

Rio -  Na próxima quarta-feira, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down no Brasil e em mais 40 países. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 800 partos nasce uma criança com a síndrome. Apesar do alto índice, quem precisa de informações sobre essa condição ainda enfrenta grandes dificuldades.
Por isso, é nessa data que será lançado o novo site Movimento Down (www.movimentodown.org.br). O projeto começou a ser desenvolvido há oito meses pela advogada Maria Antônia Goulart, 36 anos, mãe da pequena Beatriz, de 1 ano e meio.

Foto: Divulgação

A advogada Maria Antônia só descobriu na hora do parto que Beatriz, hoje com 1 ano e meio, tinha a síndrome | Foto: Divulgação

“Só soube que minha filha tinha síndrome de Down no momento do parto. Foi um choque. Não sabia muito sobre a doença e comecei a correr atrás de informações. Foi então que percebi a dificuldade que as famílias que vivem sob essa condição enfrentam”, relatou Maria Antônia.

Explicações detalhadas sobre os cuidados necessários com a criança, desde o seu nascimento, estão dispostas através de uma linha do tempo, dividida por faixa etária. O internauta terá a chance de controlar os marcos de desenvolvimento de cada idade, assim como encontrar serviços públicos e privados relacionados por região.

Segundo Maria Antônia, uma das principais preocupações do novo portal é deixar as informações acessíveis não só para os familiares, mas também para quem tem Síndrome de Down. “Esse indíviduo tem déficit cognitivo, o que não significa que seja incapaz, desde que as limitações sejam respeitadas. Isso significa que as informações precisam ser objetivas. Usamos muitas imagens e uma linguagem muito clara. Quanto mais uma pessoa sabe da própria condição, mais ela pode se cuidar para melhorar a qualidade de vida”, explica a advogada.

Formação de profissionais especializados
As atividades do Movimento Down não ficarão restritas à Internet. Um curso na comunidade da Maré servirá como piloto para o início de um mapeamento inédito da Síndrome de Down. Também está sendo criada uma brinquedoteca, em conjunto com o Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, onde serão formados profissionais de terapia ocupacional e desenvolvidos brinquedos para auxiliar no desenvolvimento de crianças.
A Síndrome de Down é distúrbio genético causado por má-formação do embrião. Quem é Down sofre déficit de cognição, tem musculatura mais frágil e maior risco de doenças do coração.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/s%C3%ADndrome-de-down-novo-site-orienta-fam%C3%ADlias-1.421118

Em cima da Hora

19-03-2012 - 10h:12

Sobre Todas as Coisas discute síndrome de Down

O Sobre Todas as Coisas discute a síndrome de Down, em referência ao Dia Internacional da Síndrome, celebrado no próximo dia 21. O objetivo é abrir espaço para relatos de experiências e conscientizar a população sobre essa questão. Ainda vão ser discutidos o papel e a capacitação dos profissionais que lidam com pessoas com a síndrome. O programa vai ao ar às 20 horas de hoje. O Sobre Todas As Coisas é veiculado ao vivo pela Televisão Brasil Central, canal 13 na rede aberta de televisão. Internautas participam pelo e-mail sobretodasascoisastv@hotmail.com; twitter, @sobretodas.

Fonte: http://www.folhadenoticias.com.br/cimahora/index.php?noticia_id=10979

Fundação Síndrome de Down promove a palestra “Atenção Precoce: a família como foco de intervenção”

Evento comemora Dia Internacional da Síndrome de Down. Na oportunidade também será lançado o livro ‘Síndrome de Down  A-Z’

Para comemorar o dia 21 de março, dedicado ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Fundação Síndrome de Down, promove uma campanha exibindo outdoors em Campinas e no sábado, 24 de março, a partir das 8h30, haverá um café da manhã com o lançamento do livro ‘Síndrome de Down  A-Z’, traduzido em parceria com a Fundació Catalana, da Espanha e será realizada a palestra “Atenção Precoce: a família como foco de intervenção”, ministrada pela professora doutora Maria Augusta Bolsanello, da Universidade Federal do Paraná.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo endereço eletrônico recepcao@fsdown.org.br as inscrições são gratuitas limitadas a quantidade de lugares. O livro poderá ser adquirido por R$55,00.

Saiba mais sobre a Síndrome de Down em nosso blog clique no link:

http://apoiosocialbrasil.blogspot.com.br/search/label/S%C3%ADndrome%20de%20Down

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...