sexta-feira, 4 de maio de 2012

PROJETO CÃO-GUIA - SESI/SP

Sesi abre inscrições para trabalhadores candidatos a receber cão-guia

O SESI-SP iniciou na semana passada, no Dia Internacional do Cão-Guia (25/4), as inscrições para deficientes visuais da Indústria de São Paulo se candidatarem a receber gratuitamente um cão-guia.  A seleção será realizada via site por cerca de 30 dias. O objetivo do projeto é proporcionar a estes cidadãos mobilidade autônoma para o trabalho e o desenvolvimento de suas atividades diárias com maior independência e segurança. De acordo com a RAIS 2010 (Relação Anual de Informações Sociais), 1.170 pessoas cegastrabalham na indústria de São Paulo.

São requisitos básicos para integrar o processo de seleção: trabalhar na indústria paulista; morar no estado de São Paulo; ser totalmente cego; ter entre 18 e 65 anos; capacidade de orientação e mobilidade em ambientes urbanos; e condições de arcar com os custos de manutenção do animal. Os habilitados passarão por avaliação multiprofissional com psicólogo, médico, assistente social e um técnico em orientação e mobilidade para iniciar a adaptação com o cão-guia. As inscrições devem ser feitas no site www.sesisp.org.br/caoguia

Atualmente, 19 cães retornaram ao centro de treinamento e 13 filhotes ainda permanecem com as famílias acolhedoras. No treinamento específico, com duração aproximada de seis meses, o cão aprenderá os comandos para ser um cão-guia, desviando de obstáculos como buracos, orelhões, galhos de árvores, dentre outros, e procurando soluções seguras para o usuário. Será ensinado como encontrar entradas e saídas de locais, ponto de ônibus, táxi, metrô e até atravessar na faixa de pedestre. Serão entregues 32 filhotes das raças Labrador e Golden Retriever. Em dois anos, a meta é entregar 100 cães-guia para deficientes visuais industriários, ampliando sua independência e permitindo a inclusão no mercado de trabalho.

Fonte: http://www.smabc.org.br/smabc/materia.asp?id_CON=29262&id_SUB=97

quarta-feira, 2 de maio de 2012

SIMPÓSIO: MECANISMOS DE EXCLUSÃO,ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO

DERD02112-0018_CartazSimposioA3O V Simpósio DERDIC: Mecanismos de Exclusão, Estratégias de Inclusão elege um tema de extrema importância para o Brasil e visa a desenvolver um debate que envolverá algumas áreas do conhecimento (Educação, Lingüística, Saúde, Psicologia, Ciências Sociais, Sociologia, Economia e Direito). Abordar questões relevantes, a partir de diferentes ângulos, é uma característica e a riqueza dos Simpósios promovidos pela Derdic/PUCSP. O V Simpósio tem como objetivos centrais debater formas atuais de abordagem da problemática daexclusão epromover discussões conceituais sobre o assunto que permitam vislumbrar novos caminhos e soluções inusitadas para a reflexão a respeito dos mecanismos de exclusão e seus efeitos sobre o homem. Tem, ainda, como meta, aprofundar o entendimento e movimentar a reflexão sobre ações voltadas para a inclusão social, profissional, política e educacional no Brasil. Nesse sentido, procura apreender relações vigentes e possíveis entre raízes da exclusão e possibilidades de inclusão. Espera-se, a rigor, propiciar a abertura de espaço de debate que sirva como solo para a emergência de um raciocínio crítico que possa subsidiar ações prospectivas eficazes.

No que concerne a Derdic – PUCSP, o benefício maior será o de, ao promover e participar efetivamente das discussões, realizar a ultrapassagem de limites conceituais e ideológicos decorrentes de práticas localizadas e cristalizadas. Em outras palavras, importa cruzar discursos instituídos, abalar certezas estáticas/cronificadas e criar, com isso, um desconforto produtivo. Tendo em vista a natureza do assunto a ser contemplado, que pretende abranger aspectos da exclusão-inclusão que ocorrem no país, o V Simpósio DERDIC deve ser compreendido como um evento nacional. Os convidados para as mesas plenárias e mesas-redondas são pesquisadores nacionalmente reconhecidos em suas áreas de reflexão e atuação, representantes de órgãos governamentais e/ou do Terceiro Setor, profundamente envolvidos com a questão em foco no V Simpósio.

A Derdic-PUCSP sente-se à vontade e preparada para a realização deste evento científico, dadas a tradição interdisciplinar impressa na sua constituição e a natureza inequívoca de sua missão acadêmica e social, qual seja: “educar surdos, prestar atendimento e tratamento a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem, formar profissionais e realizar pesquisas para que todos os envolvidos nas atividades institucionais possam assumir o papel de agentes transformadores na sociedade”. Educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, lingüistas e assistentes sociais formam a base interdisciplinar das atividades que ali são desenvolvidas. Setores, Serviços e Programas debatem e promovem ações inclusivas nas esferas da Saúde, Educação e Trabalho. Pode-se afirmar que a relevância do tema proposto e a discussão interdisciplinar/interinstitucional que o evento promoverá, constituem as justificativas maiores para sua realização.

Inscrições: http://www.pucsp.br/simposioderdic/inscricao.html

Site: http://www.pucsp.br/simposioderdic/index.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...