sábado, 20 de março de 2010

SOFTWARE GRATUITO AJUDA DEFICIENTES A USAR COMPUTADOR

As pessoas com deficiência motora vão poder usar o computador sem as mãos, apenas com movimentos do rosto, como piscar de olhos e abrir e fechar de boca. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a empresa espanhola Indra fizeram um acordo para distribuir gratuitamente dois softwares que dispensam o uso manual do teclado e do mouse. Os programas Headmouse e Teclado Virtual poderão ser baixados a partir de hoje nos sites dos Correios  www.correios.com.br) e do Ministério das Comunicações  www.mc.gov.br).

O estudante de jornalismo Eduardo Sousa dos Santos George, de 22 anos, que possui uma má formação congênita e mobilidade reduzida, fez hoje uma demonstração do software, durante a cerimônia de lançamento da parceria entre Correios e a empresa espanhola que desenvolveu o programa. Eduardo, que antes usava uma vareta presa à boca para acionar o teclado, navegou sozinho, com movimentos faciais, pelo site dos Correios e consultou o número do CEP da casa dele, em Interlagos, São Paulo.

Para a utilização do software, é preciso ter uma câmera (webcam) instalada no computador para captar os movimentos faciais. O cursor do mouse e a função “arrastar” são acionados pelo movimento da cabeça e a função “click” é ativada por gestos, como piscar de olhos. “Ajudou bastante. Eu antes usava uma ponteira”, disse Eduardo, que dispõe de computador em casa, mas só tem acesso discado à internet, por causa dos preços altos da banda larga.

Durante a cerimônia, o estudante recebeu um convite para trabalhar como monitor dos Correios na divulgação dos softwares. Os Correios colocarão à disposição dos interessados uma equipe de suporte para esclarecer dúvidas sobre a instalação e o funcionamento das ferramentas.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, lembrou, na cerimônia, que 24,5 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência. Ele ressaltou que o Ministério tem no seu quadro de funcionários 80 pessoas com necessidades especiais. Costa citou ainda o projeto que permitiu a instalação de 1.800 telefones desenvolvidos para deficientes auditivos em escolas frequentadas por alunos com necessidades especiais.

Fonte: A Tarde
http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=1425108

CHINÊS FAZ “BICICLETA-CADEIRA DE RODAS”

Zhang Yongqing mostrou sua invenção em parque em Pequim.

0,,38383059-FMM,00

Objetivo é aumentar a mobilidade de cuidadores e de idosos.

O chinês Zhang Yongqing, de 83 anos, mostra sua invenção, uma mistura de cadeira de rodas e bicicleta dobrável, em parque em Pequin nesta sexta-feira (19). Zhang afirmou que a bike ‘multifuniconal’ tem como objetivo ajudar na mobilidade de cuidadores e de idosos que não conseguem caminhar. (Foto: AP)

Fonte: G1 Globo

quarta-feira, 17 de março de 2010

DEFICIENTES VISUAIS FOTOGRAFAM CENAS DE SÃO PAULO

Escadas e calçadas sem adaptação especial são verdadeiras amardilhas para os deficientes visuais que vivem na capital paulista. Para mostrar esse problema básico e vital de acessibilidade, o Centro Universitário Senac (zona sul) expõe uma mostra com 20 fotos feitas por quem tem conhecimento do assunto.

Todos os sete deficientes visuais autores das imagens participaram, em 2008, do projeto gratuito Alfabetização Visual --capacita estudantes de bacharelado dos cursos de fotografia com o objetivo de torná-los educadores em projetos sócio-culturais.

As informações são do site Catraca Livre, idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, colunista da Folha.

Com o nome de "Acessibilidade", a exposição terá fotografias também desenhadas em alto relevo, com legendas e texto em braille, para que sejam apreciadas pelo público que não enxerga. O evento abre em 7 de abril, com visitação das 14h às 17h. Uma visita guiada será realizada às 15h.

Quem perder a visita guiada terá uma segunda chance no dia 14, às 17h. Também nessa data, das 14h às 16h, acontece um workshop de fotografia que será conduzido pelos alunos deficientes visuais, com o tema Acessibilidade e Percepção. Os palestrantes levarão seus convidados munidos de acessórios como tapa olhos e bengalas. As atividades serão gratuitas e as vagas limitadas.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Centro Universitário Senac - campus Santo Amaro - av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro, região sul, São Paulo, SP. Tel. 0/xx/11/5682-7300. Seg. a sex.: 8h às 20h. Abertura: 7/4. Encerramento: 30/4. Grátis. Classificação etária: livre.

Fonte: Folha Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...