quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FISCALIZAÇÃO USO DE VAGAS PARA DEFICIENTES NO RJ

08/09/2011 10h33 - Atualizado em 08/09/2011 14h28

Operação contra o uso indevido de vagas no Centro do Rio (Foto: Thamine Leta/G1)Operação fiscaliza uso de vagas para deficientes no Centro do Rio

Agentes também percorreram ruas do Largo do Machado, na Zona Sul.
Motorista que estacionar em local proibido perde 3 pontos na carteira.

A Secretaria municipal de Pessoas com Deficiência e a Guarda Municipal fizeram, na manhã desta quinta-feira (8), uma operação para fiscalizar o uso das vagas destinadas a pessoas com deficiência física em vias públicas do Rio. A operação aconteceu primeiro no Centro da cidade e depois os fiscais seguem para o Largo do Machado, na Zona Sul.

A intenção era multar os motoristas que estacionam nas vagas para deficientes. A secretaria Georgette Vidor, que é deficiente física, acompanhou a operação, que conta com três guardas municipais. "Precisamos fazer valer nossos direitos, é importante que a população entenda a necessidade de respeitar", disse.

A multa para quem estacionar em vagas de deficiente é de R$ 53,20 e o motorista perderá 3 pontos na carteira.

Georgette Vidor (Foto: Thamine Leta/G1)

Segundo a secretaria, muitos deficientes não solicitam o credenciamento oficial para portadores de deficiência no Detran. "As pessoas acham que pode usar aquele adesivo com a figura de um cadeirante no carro e só aquilo basta. Mas o correto é ir ao Detran solicitar a credencial oficial", afirmou.

No Largo do Machado havia um veículo estacionado indevidamente em uma vaga preferencial. O dono do carro não era deficiente físico e o veículo estava ainda posicionado sobre as listras laterais, conhecidas como “zebra”, que delimitam o espaço que o cadeirante usa para entrar e sair do veículo. Os guardas municipais multaram o veículo.

Protesto de Marcelo Yuka em aeroporto
No dia 25 de agosto, o músico
Marcelo Yuka, que é paraplégico, protestou no estacionamento do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, contra o uso indevido de vagas para veículos de deficientes. Segundo a assessoria do músico, ele voltava de São Paulo, onde realizou shows e participou de fóruns e, ao chegar ao aeroporto, não conseguiu retirar seu carro da vaga porque outro veículo estava estacionado em frente.

A assessoria ainda informou que o músico se revoltou quando percebeu que a maioria das vagas no estacionamento está sendo usada por veículos que não possuem a identificação (credencial dada pelo Detran) que indica que estes motoristas possuem algum tipo de deficiência.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/09/operacao-fiscaliza-uso-de-vagas-para-deficientes-no-centro-do-rio.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...