quinta-feira, 20 de junho de 2013

Romero reduz tarifa de ônibus em CG e implementa Passe Livre para deficientes auditivos

20/06/2013 | 13h00min

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB) anunciou na manhã desta quinta (20) a redução da passagem de ônibus e passe livre para deficientes auditivos.

A redução ocorre no dia em que a cidade adere ao movimento nacional de protestos. A manifestação está prevista para acontecer as 17h na Praça da Bandeira. Organizado pelo facebook, o evento já conta com mais de 16 mil pessoas confirmadas.

A coletiva de imprensa foi concedida no auditório da Vila do Artesão. O prefeito argumentou que foram feitos estudos através de uma tabela que relacionava a redução do ISS com o preço final da tarifa dos transportes. Ao fim chegou-se a conclusão de que para a tarifa ficar mais barata seria necessário zerar o imposto sobre o serviço.

O projeto já está pronto para o prefeito assinar e será enviado para a Câmara de João Pessoa que se reunirá de forma extraordinária para que a redução já seja implementada em primeiro de julho.  

Na prática a passagem ficará em R$ 2,10. O prefeito espera com essa medida, ao menos em parte, atender às reivindicações de grupos de manifestantes, estudantes e grupos não governamentais que pedem tarifas mais justas.

Essa discussão deve ser feita também pelas empresas de transporte público, Romero disse que a situação é bastante complicada e as empresas por si só não poderiam baixar. A outra notícia é a implementação do passe livre para portadores de deficiência auditiva.

http://www.paraiba.com.br/2013/06/20/36480-romero-reduz-tarifa-de-onibus-em-cg-e-implementa-passe-livre-para-deficientes-auditivos

Mãe deficiente mental e filha são escravizadas, em novo caso de terror nos EUA

Dois homens e uma mulher foram presos nesta terça-feira em Ohio, EUA, e serão processados por terem escravizado e mantido uma portadora de deficiência mental e sua filha reféns, anunciaram autoridades.

Após uma longa investigação, os três terminaram detidos por acusações de tráfico humano. As vítimas foram mantidas em cativeiro em uma casa em Ohio (norte).

A mãe deficiente conseguiu fugir em outubro de 2012, quando foi pega roubando um doce. Ela disse aos policiais que preferia ser presa a voltar para casa, porque seus companheiros eram "ruins" com ela, informou a promotoria.

Por dois anos, mãe e filha foram mantidas no porão, com cobras e pitbulls, alimentando-se apenas de enlatados, ou de restos de comida. A mãe era obrigada a fazer as tarefas domésticas e sofria maus-tratos.

Na casa, em Ashland, moravam outras duas mulheres, os quatro filhos de uma delas e um homem.

"Mais uma vez, nós nos vemos obrigados a admitir que a escravidão moderna existe", disse o promotor do distrito norte de Ohio, Steven Dettelbach.

"As vítimas nesse caso passaram por violência, ameaças, condições de vida subumanas e outros atos horrendos", afirmou.

A mulher, cuja identidade não foi divulgada, ouvia repetidas ameaças. Se não fizesse o que seus captores queriam, sua filha (hoje com cinco, ou seis anos) seria ferida, ou tirada dela.

Inicialmente, as duas foram obrigadas a dormir no chão, em um porão onde também vivia uma iguana. Ambas era repetidamente espancadas, ameaçadas com pitbulls e cobras e vigiadas por vídeo, por meio de uma babá eletrônica.

Em pelo menos três ocasiões, ela foi seriamente ferida para conseguir receita médica de analgésicos para Jordie Callahan, de 26, e Jessica Hunt, de 31, que moravam na mesma casa.

Jordie e Jessica também rasparam a cabeça da deficiente, no estilo moicano, e escreveram "slut", "whore" e outras palavras do gênero (vagabunda e prostituta, em português) em seu rosto e no peito, com um marcador permanente.

A menina só podia usar o banheiro depois que sua mãe terminasse a faxina na casa. Entre as tarefas domésticas, estava cuidar de cobras venenosas.

A mãe também era obrigada a entregar os cartões dos benefícios sociais oferecidos pelo governo e raramente recebia algum dinheiro, acrescentou a promotoria.

A vítima contou à polícia que era obrigada a esperar até as oito da noite para poder dar qualquer coisa para sua filha comer. Enquanto ambas eram proibidas de comer qualquer alimento que fosse fresco, a mãe era forçada a alimentar a iguana com frutas e vegetais.

Várias testemunhas confirmaram a história da mulher deficiente. Uma testemunha disse ter visto Jordie Callahan arrastar a mulher escada abaixo pelos cabelos e esfregar seu rosto nas fezes de um dos cachorros.

"As ruas estão muito mais seguras com essas pessoas presas", declarou o chefe de polícia de Ashland, David Marcelli.

Daniel Brown, de 33, também teria participado do abuso.

Esse caso de horror vem à tona um mês depois da descoberta de três jovens mantidas por mais de dez anos em cativeiro em Cleveland, período em que foram agredidas e violentadas sexualmente.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Evento chama atenção, no Brasil, para o dia Mundial do Orgulho Autista

Para lembrar o Dia Mundial do Orgulho Autista, que será comemorado amanhã, a Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção do Distrito Federal (Abraci-DF) organizou ontem em Brasília uma atividade para esclarecer o que é o transtorno e conscientizar as famílias da importância do diagnóstico precoce. O autismo é caracterizado pela dificuldade de socialização. Em geral, os primeiros sinais, como isolamento, dificuldade para falar e repetição de movimentos aparecem por volta dos 2 ou 3 anos de idade.

De acordo com a presidenta da Abraci-DF, Lucinete Andrade, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as possibilidades de estimulação. “Quando se fala de autismo, não se trata de uma só realidade. Por essa diversidade, o diagnóstico é problemático. Às vezes, o diagnóstico fica errado e isso compromete o desenvolvimento e a estimulação dessas crianças”, avaliou.

logomarca autistaO autismo não tem cura, mas o desenvolvimento dos pacientes pode ser estimulado, além do uso de medicação. Como o transtorno é pouco conhecido, segundo Lucinete, muitos autistas não recebem a estimulação e o tratamento adequados. “Nosso objetivo é chamar a sociedade para dizer que não apenas o diagnóstico é importante, a estimulação também, é ela que vai fazer a diferença entre o diagnóstico e o desenvolvimento desse indivíduo. Hoje, no Brasil, só os pais que podem pagar, com situação financeira melhor é que oferecem a estimulação adequada. E isso tem que ser independente da questão social da família”.

Mãe de um menino de 2 anos e 10 meses diagnosticado com autismo, a dona de casa Luísa Silva diz que iniciativas como essa são importantes para desmistificar o autismo, ampliar o conhecimento sobre a doença e ajudar os pais a identificar os primeiros sintomas.

Não há estimativas oficiais sobre o número de autistas no Brasil, mas organizações não governamentais calculam que o total pode chegar a mais de 1 milhão de pessoas. (agência Brasil)

Dia do Orgulho Autista tem exibição de filme em Volta Redonda, no RJ

17/06/2013 13h26 - Atualizado em 17/06/2013 13h26

'Arthur e o Infinito' tem sessão prevista para as 19 horas.
Ingressos podem ser retirados na Apadem.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Dia do Orgulho Autista tem exibição de filme em Volta Redonda, RJ (Foto: Divulgação)

Filme Arthur e o Infinito (Foto: Divulgação)

Para marcar o Dia do Orgulho Autista em Volta Redonda, RJ, será exibido nesta terça-feira (18), no Cine Gacemms 2, na Vila Santa Cecília, o filme Arthur e o Infinito. Com a mensagem de expor a trajetória da mãe de um menino autista, o filme mostra a dedicação integral à criança, passando por dificuldades. Após a exibição, haverá palestra com a diretora da obra, Julia Rufino.

"O momento é fundamental para autistas e familiares. Lutamos por mobilização e políticas públicas, que podem ser alcançadas pela conscientização das pessoas", explicou a representante da Associação de Pais e Autistas de Volta Redonda (Apadem), Cláudia Moraes, organizadora do evento.

Os bilhetes podem ser retirados, de graça, na sede da Associação dos Pais de Autistas e Deficientes Mentais da cidade, que fica na avenida Beira Rio, no bairro Voldac. O local funciona de 8h ao meio-dia e de 13h às 17h. São 120 ingressos, limitados a três por pessoa.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lei de cotas para deficientes não é cumprida em Itapetininga, SP

Prefeitura está entre os geradores de empregos que não cumprem a lei.
Levantamento foi realizado pelo Ministério do Trabalho.

Do G1 Itapetininga e Região

Segundo um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, a lei de cota de vagas para pessoas com deficientes não é totalmente cumprida em Itapetininga (SP). Até o mês de maio, das 48 empresas pesquisadas, 40 não preencheram os cargos com pessoas com necessidades especiais.

A lei federal número 8.213 estipula cotas de vagas para pessoas com deficiência nas empresas com mais de 100 funcionários.  As empresas que possuem de cem a duzentos funcionários registrados precisam preencher 2% do quadro com deficientes. Já de 201 a 500 funcionários, a cota destinada às pessoas com deficiência é de 3%. De 501 a 1 mil funcionários, 4%. De 1.001 em diante, 5% do quadro de funcionários deve ser preenchido com trabalhadores com deficiência.

Na lista do último levantamento feito pelo Ministério do Trabalho a Prefeitura de Itapetininga também é apontada como irregular. O município deveria ter pelo menos 146 funcionários com alguma deficiência, mas atualmente são 18 pessoas.

Em nota a administração municipal informou que o número corresponde a apenas 12% do que teria de contratar. A justificativa é que essas pessoas com necessidades especiais precisam mostrar interesse e se inscrever em concurso público. Além disso, eles precisam ter qualificação profissional para preencher as exigências dos cargos já que 5% das vagas são para pessoas com deficiência.

Dificuldades
A bacharel em Direito, Kátia Moraes, tem dificuldade para andar e ficar de pé devido a uma doença. A jovem nasceu com uma luxação congênita no quadril. A deficiência não foi obstáculo e ela se formou em Direito e se prepara para a prova da OAB. Independente da formação, ela afirma que encontra dificuldades para se colocar no mercado de trabalho.

Segundo a estudante, o principal problema para conseguir uma vaga é porque as empresas não se adaptam para receber os deficientes. “As dificuldades são em relação à adaptação. As empresas não se adaptam às necessidades dos portadores de deficiência de acordo com o grau de dificuldade apresentado por cada um. Muitas pessoas falam que no mercado de trabalho os deficientes são privilegiados, mas na verdade há uma dificuldade muito grande em encontrar trabalho”, afirma.

Quem também fala das dificuldades para se colocar no trabalho é o desempregado Lucas Prado. Ele conta que tem muita dificuldade para enxergar, por isso, usa uma lente de contato no olho direito para tentar corrigir sete graus de miopia. Já a visão do olho esquerdo foi totalmente perdida.

Segundo o jovem, conseguir uma vaga em que possa exercer a função sem dificuldades está cada dia mais difícil em Itapetininga. “Eles falam que depois ligam, mas nunca acontece de ligarem”, reclama.

O vereador Etson Brum, que tem deficiência visual, afirma que é importante cobrar das empresas o cumprimento da cota. “Qualquer pessoa que souber do não cumprimento deve denunciar as empresas ao Ministério Público ou à Junta do Trabalho. É importante essas empresas saberem que hoje a gente tem noção de quantos funcionários elas têm. Precisamos saber quais são as empresas que têm responsabilidade social e quais não têm”, comenta.

O vereador Fernando Rosa Junior ressalta que a lei federal estabelece todas as diretrizes para o deficiente no Brasil e propõe uma comissão de apoio na Câmara. “A nossa propositura é que a nossa Casa de Leis possa ter uma comissão para restabelecer um resguardo para todos os deficientes do nosso município”, comenta.

Prefeitura está na lista de geradores de empregos que não cumprem a lei de cotas. (Foto: Reprodução TV TEM)

Prefeitura está na lista de geradores de empregos que não cumprem a lei de cotas. (Foto: Reprodução TV TEM)

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/06/lei-de-cotas-para-deficientes-nao-e-cumprida-em-itapetininga-sp.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...