sábado, 27 de novembro de 2010

PESQUISADORES DESENVOLVEM CHIP PARA EXERCITAR MÚSCULOS PARALISADOS

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/pesquisadores-desenvolvem-chip-para-exercitar-musculos-paralisados/15073

Sistema pode ajudar vítimas de paralisia a recuperar algumas funções motoras através de impulsos elétricos

Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 às 20h44

Um grupo de pesquisadores ingleses do Physical Sciences Research Council, da Universidade de Londres, desenvolveu um novo chip que pode ser implantado em pessoas com paralisia, de acordo com o site Engadget. O chip pode auxiliar essas pessoas a exercitarem os músculos com mais facilidade para acelerar o processo de recuperação de lesões nervosas.

O chip possui o tamanho de uma unha do dedo de uma criança e deve ser implantado na espinha do paciente e conectado com eletrodos ao músculo para ser estimulado. A diferença desse novo sistema é que o implante é feito internamente, diferente das terapias usadas hoje em dia.

O sistema deve gerar energia o suficiente para realizar atividades como remo ou ciclismo. Além disso, a terapia pode ser usada para pessoas que perderam o controle dos músculos da bexiga ou dos movimentos intestinais.

PROTESTO EXIGE SINALIZAÇÃO EM BRAILE EM SHOPPINGS

Publicado em: 27 de novembro de 2010 às 14:44.

Edmar Moreira: objetivo é ampliar acessibilidade para deficientes visuais.

A Câmara analisa Projeto de Lei 7440/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que obriga shopping centers, centros comerciais e prédios públicos a instalar sinalização em braile. Pela proposta, a obrigatoriedade também valerá para outros locais com grande circulação de pessoas, como hospitais e estabelecimentos de saúde.

Segundo projeto, o infrator estará sujeito às penas de advertência e multa de R$ 5 mil. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

Edmar Moreira explica que sua intenção é ampliar a acessibilidade nesses locais para pessoas portadoras de deficiência visual. A acessibilidade, segundo ele, depende da eliminação de barreiras que limitam ou impedem direitos da pessoa com deficiência.

Segundo o Decreto 5.296/04 clip_image001, acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Tramitação.
O projeto foi apensado ao
Projeto de Lei 4567/04 clip_image001[1], do ex-deputado e atual senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais. As propostas aguardam votação pelo Plenário.

Íntegra da proposta:
PL-4567/2004 clip_image001[2].
PL-7440/2010 clip_image001[3].

Fonte: Agência Câmara de Notícias disponível em 27/11/2010.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...