sábado, 16 de outubro de 2010

BATISMO DE SURF PARA DEFICIENTES – PENICHE / PORTUGAL

Sessenta jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência tiveram na última quarta-feira o seu baptismo de surf e o seu primeiro contacto com este desporto na praia de Supertubos, em Peniche, aproveitando a realização do campeonato mundial da modalidade.

Os deficientes, com idades entre os 16 e aos 40 anos, pertencentes a instituições de Estremoz, Oliveira de Azeméis, Peniche, Cascais, Azambuja, Nazaré e Sintra, participaram na primeira de várias rondas por praias do país, promovida pela FENACERCI - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade.

Joaquim Pequicho, vogal da direcção da federação, explicou ao CM que a actividade de surf "traz benefícios ao nível da reabilitação física e do ponto de vista da integração social e contacto com a natureza".

Eduardo Lopes, de 35 anos, utente do Centro de Educação para o Cidadão Deficiente de Mira-Sintra, disse ao CM que gostou da experiência. Reconheceu dificuldade em se equilibrar em cima da prancha, pelo que entrou na água sentado. "Foi bom", declarou.

Pedro Jordão, 28 anos, da mesma instituição, disse que sabe nadar e não tem medo das ondas. "É engraçado vestir o fato de surf", comentou, acrescentando: "Gostava de ser surfista, acho que tenho jeito, equilibro-me bem e não caio".

Apesar de gostar mais de praticar futebol, Fátima Duarte, 35 anos, já tinha experimentado fazer surf em Carcavelos, mas foi para água "deitada na prancha", porque "as ondas metem respeito e algum medo".

Também o actor Pedro Lima esteve na quarta-feira na praia de Supertubos a praticar surf, aproveitando uma pausa nas gravações da telenovela "Espírito Indomável", em exibição na TVI.

Apaixonado pela modalidade, revelou ser surfista "desde os 12 anos" e ser um praticante "regular". "Alguns dos protagonistas do surf nacional são meus amigos e sou embaixador da marca patrocinadora do campeonato mundial a decorrer em Peniche", disse.

"É um espectáculo bonito. Tenho acompanhado as provas e só por motivos profissionais é que não venho ver. Mas as gravações da telenovela são em Coruche e não fica muito longe de Peniche", referiu, adiantando que não se fez acompanhar de colegas actores porque "não tenho muitos que façam surf".

Pedro Lima participou em duas acções na praia de Supertubos. A primeira promovida pela Boundi, um projecto de responsabilidade social de preservação das praias, recolha de lixo e com preocupações ecológicas. A segunda foi o baptismo de surf dos deficientes com dificuldades cognitivas e motoras.

O actor andou a recolher lixo na praia e interagiu com os deficientes na água, mostrando a sua satisfação por ali estar. "Basta olhar para o sorriso deles para perceber que está a ser uma experiência muito intensa", comentou.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/noticias/sport/baptismo-de-surf-para-deficientes

.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

25 VAGAS PARA DEFICIENTES - PE

Pernambuco oferece mais de 900 vagas de emprego para 13 cidades do interior

Publicado em 15.10.2010, às 08h00

As Agências do Trabalho do Sertão de Pernambuco oferecem 189 oportunidades de emprego para esta sexta-feira (15). Araripina disponibiliza 58 vagas, Petrolina 119 (12 delas para trabalhador com deficiência), Salgueiro 11 vagas, Serra Talhada 1 oportunidade.

No Agreste são 705 vagas. Belo Jardim oferece 33 vagas, Bezerros 12, Caruaru 286 (3 para trabalhador com deficiência), Garanhuns 109 (2 para trabalhador com deficiência), Pesqueira 8 e Santa Cruz do Capibaribe 366 oportunidades (6 para trabalhador com deficiência).

E nas Agências do Trabalho da Zona da Mata são 45 oportunidades de emprego. Escada oferece 15 vagas,  Goiana 11 oportunidades e  Paudalho oferece 19 vagas (2 para trabalhador com deficiência).

Já as Unidades em Palmares e Nazaré da Mata continuam fechadas para manutenção. Havendo alguma vaga com seu perfil, procure a Unidade mais próxima com RG, CPF e carteira de trabalho.

» Confira onde ficam as agências no seu município:

Agências do Agreste
Belo Jardim
Praça Desembargador João Paz, s/nº
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (81) 3726.8979

Bezerros
Rua Da Matriz, nº 126
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (81) 3728.6746

Caruaru
Rua Padre Antônio Tomaz,127, Maurício de Nassau
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (81) 3719.9472

Garanhuns
Rua Amauri de Medeiros, 20, Heliópolis
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (87) 3761.8331

Pesqueira
Av. Ésio Araújo, 400, Centro
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (87) 3835.8206

Santa Cruz do Capibaribe
Rua Capitão Pedrosa, 306, São Cristóvão
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (81) 3759.8235

Agências do Sertão
Araripina
Praça Frei Ibiapina, s/nº, Centro
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (87) 3873.8381

Arcoverde
Av. Coronel Antônio Japiassu, s/nº, Centro
Atendimento: segunda a sexta, de 7h30 às 17h30
Informações: (87) 3821.8402

Petrolina
Av.Tancredo Neves, s/nº, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (87) 3866.6540

Salgueiro
Rua Otávio Leitinho, s/nº, Centro
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (87) 3871.8464

Serra Talhada
Rua Enóque Inácio de Oliveira, 1312, Nossa Senhora da Penha
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (87) 3831. 9245

Agências da Zona da Mata
Escada
Rua da Matriz, 09, Centro
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (81) 3534-8979

Paudalho
Rua Senador Pinheiro Ramos, s/nº, Centro
Atendimento: segunda a sexta, 7h30 às 17h30
Informações: (81) 3636.5740

Fonte: http://jc.uol.com.br/canal/jc-interior/agreste/noticia

.

ÓRTESES E PRÓTESES PARA REDE LUCY MONTORO

15/10/2010 13:30

Secretaria entrega órtese e prótese da Rede Lucy Montoro
Instituto para pessoas com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes

A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de Rio Preto entrega nesta sexta-feira (15) órteses e próteses da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. O benefício faz parte do atendimento que foi realizado no município em julho deste ano pela Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“A Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro ficou no município por dois dias. No veículo, que possui cinco consultórios, foram realizados atendimentos às pessoas com deficiência, previamente agendadas de acordo com as suas necessidades. Na ocasião foram contempladas 60 pacientes que já saiam da consulta com sua necessidade de órtese e ou prótese  atendida, aparelhos necessários para ajudá-las nas questões de mobilidade e melhoria na qualidade de vida. Os que precisaram ser feitos sob medida (20 pessoas) serão entregues nesta sexta-feira”, explica Evanilda Amaral, secretária interina dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, tem como proposta oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, proporcionado pela reabilitação multidisciplinar. A proposta do governo do Estado é de que a Rede Lucy Montoro já existente seja composta de unidades fixas nos municípios de São Paulo, Campinas, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e outros dois no Vale do Paraíba. Os Institutos irão atender pessoas com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes.

Fonte: http://www.redebomdia.com.br/Noticias

.

ACIDENTE COM DEFICIENTE VISUAL - AL

15.10.2010 | 16h06

Ônibus atropela e mata deficiente visual em S. Luiz do Quitunde

Vítima ia atravessar a rua quando condutor do coletivo deu marcha ré; o homem caiu e o pneu esfacelou sua cabeça

  Gazetaweb- com Dulce Melo

Um portador de deficiência visual, identificado como Noel Antônio dos Santos, conhecido como "Noé", de 43 anos, morreu atropelado por um ônibus no final da manhã desta sexta-feira (15), em São Luiz do Quitunde.

Conforme informações colhidas na Delegacia do 93º Distrito Policial (DP), Noé - que era músico- tentava atravessar a Rua do Dendê, próxima ao Mercado de Carne, no Centro, quando foi surpreendido pelo coletivo. O condutor Sérgio dos Santos - que fugiu do local- tentava marcha à ré quando causou o acidente. A vítima teria caído com o primeiro impacto e em seguida a cabeça esfacelada com um dos pneus.

"O ônibus tem o dispositivo que dá sinal quando o condutor está em marcha à ré, só que a vítima, por ser deficiente visual, não teria identificado que estava próximo. Foi lamentável a situação e a cena chocante"- disse o agente Berenaldo.

Policiais do 93º DP ficaram com a ocorrência e o ônibus, de placa MMR-3373/RN chegou a ser levado para a unidade da Polícia Civil.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=214585

.

FAMOSOS COM DEFICIÊNCIA

Muita gente não sabe, mas várias pessoas que marcaram a história, em diversos campos como o científico e artes, possuiam algum tipo de deficiência.

Veja abaixo algumas personalidades:

Andrea Bocelli , cantor (cegueira)
Antonio Francisco Lisboa, (Aleijadinho) escultor
Boris Casoy, jornalista (poliomielite)
Célia Leão , deputada estadual (paraplegia)
Christopher Reeve, artista de cinema (tetraplegia)
Demócrito, filósofo (cegueira)
Donald Sutherland, ator de cinema (poliomielite)
Galileu Galilei, cientista (cegueira)
Heather Whitestone, miss EUA (deficiência autitiva)
Homero, poeta épico grego (cegueira)
João do Pulo, atleta (amputação)
João Carlos Martins, maestro (lesão cerebral)
Katia, cantora (cegueira)
Lars Grael, iatista (amputação de perna)
Leonardo DaVinci, inventor (dislexia)
Louis Braille, (cegueira)
Ludwig Van Beethoven, compositor (deficiência auditiva)
Luiz de Camões, escritor (deficiência visual)
Mia Farrow, atriz de cinema (poliomielite)
Nelson Ned, cantor (nanismo)
Ray Charles, cantor (cegueira)
Stevie Wonder, cantor (cegueira)
Thomas A. Edison, inventor (dislexia e deficiência auditiva)
Tutankhamon, faraó egípcio (síndrome de Klippel-Feil)

Para saber mais acesse: http://www.crfaster.com.br/gfamosos.htm

.

LEGISLAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DO DEFICIENTE

image

 

Material em formato pdf.

Para ler ou fazer o download clique aqui.

 

.

SISTEMAS CONTRA INCENDIO E PÂNICO E O DEFICIENTE

image Material em formato power point.

Disponível para leitura ou download aqui.

 

.

ACESSIBILIDADE

image

 

Material em ppt comprimido em extensão rar.

Para fazer o download clique aqui.

 

 

.

CARTILHA DA INCLUSÃO

DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

“Esta cartilha trata das idéias e direitos relativos à inclusão. Traz também uma relação de serviços gratuitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltados para as pessoas com deficiência.

Tendo surgido da preocupação e da necessidade de estimular e divulgar os direitos das pessoas com deficiência, o texto pretende ser claro e de fácil consulta.

A inclusão é uma proposta, um ideal. Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, que dela todas as pessoas com deficiência possam participar em igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada dia. A ação de cada um de nós, das instituições e dos órgãos, deve ser pensada e executada no sentido de divulgar os direitos, a legislação e implementar ações que garantam o acesso de todos.

Sabemos que mudar o contexto atual de uma hora para outra é impossível. Desejar uma sociedade acessível e se empenhar pela sua construção não pode significar o impedimento de acesso das pessoas com deficiência aos serviços atualmente oferecidos. Pelo contrário. Enquanto temos nossos pés na realidade, mantemos nosso olhar no ideal. Queremos, o quanto antes, inclusão! Igualdade de oportunidades para todos. Para que esta cartilha seja assunto do passado!

Informações no e-mail socincl@pucminas.br ou na Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas, Av. Dom José Gaspar, 500, Bairro Coração Eucarístico, Belo Horizonte, Minas Gerais, Cep 30535-610 (Fones: (31) 3319-4975  /3319-4977)

A Comissão Organizadora”

O texto acima foi retirado na íntegra do material citado.

Para fazer o download do material clique aqui.

.

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DEFICIENTES

image

Material elaborado por:

Profa.Ms. Eliane Lemos

Graduada em Psicologia
Especialista no atendimento da pessoa com deficiência
Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento
Professora universitária da disciplina Educação Física Adaptada no curso de EF.

Para baixar o material para seu computador clique aqui.

.

INCLUSÃO DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO

image 

Material comprimido em extensão rar.
Para baixar este material para seu computador
clique aqui.

.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – SÍNDROME DE DOWN

image

Texto em arquivo PDF, trata sobre a educação especial sob diversos aspectos.

Para ler online ou baixar para seu computador clique aqui.

DIFICULDADES E OBSTÁCULOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...