quinta-feira, 13 de maio de 2010

SÍNDROME DE DOWN NÃO EXIGE CUIDADOS EXCESSIVOS

Os portadores da Síndrome de Down não devem ter cuidados excessivos. O alerta é da psicóloga da superinfância, Penélope Xinenes. Segundo ela, a superproteção é prejudicial para o desenvolvimento de qualquer criança, deficiente ou não. “Dependendo da necessidade especial, a criança vai ter algumas limitações físicas, mas os pais nunca devem protegê-los demais. Essa criança vai se desenvolver como as outras, por isso devem ser tratadas normalmente”, comentou a psicóloga.

O caso de Lúcio é um exemplo de desenvolvimento bem-sucedido. Lúcio nasceu com síndrome de Down, mas ao longo de seus 14 anos, sempre foi tratado da mesma forma que as outras crianças. Sua mãe, Lurdinha  Piantini Danezy, acredita que o desenvolvimento de uma pessoa portadora de necessidades especiais está diretamente ligado ao comportamento da família, que segundo ela, precisa aceitar o diagnóstico e rejeitar o prognóstico.

“O médico me disse que o Lúcio iria demorar para fazer tudo. Andar, falar e etc, mas não aceitei isso e fui atrás de alternativas para o desenvolvimento dele. Desde pequeno o criei para ser independente. E acho que consegui”, afirmou.

Lurdinha disse que se sente realizada pelo desenvolvimento de seus filhos. Além de Lúcio, ela é mãe de Pedro, 21 e Joana, 17, que segundo ela, participaram ativamente na educação do irmão. “Sou como toda mãe é. Sou carinhosa, exigente, participativa e amiga. Cobro bastante dos meus filhos, mas tenho um relacionamento de diálogo e confiança com eles”, contou Lurdinha.

Graças ao otimismo e ação de sua mãe, Lúcio, tem uma vida normal. Vai para a escola sozinho, cozinha, arruma o quarto e faz bagunça como todo adolescente. O seu diferencial está em sua vocação artística. Atualmente, ele tem suas obras de arte expostas no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça. A exposição ‘O menino que virou arte’ ganhou um concurso promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em que mais de 50 artistas participavam. As obras ficam expostas até o dia 26 de maio.

Em 2001 Lurdinha escreveu o livro a Cadê a Síndrome de Down que estava aqui? O gato comeu… , em parceria com a pesquisadora e professora da Universidade de Brasília (UnB) Elizabeth Tunes, em que conta como descobriu na prática que seu filho, mesmo com deficiência, podia ser uma criança normal.

“Nunca fui uma mãe superprotetora, pelo contrário, criei todos os meus filhos para o mundo, para serem independentes. O Lúcio começou a andar com um ano e quatro meses, com quatro anos leu sua primeira palavra: pão e hoje está no 7º ano (6ª série)”.

Elizabeth acredita que Lurdinha é um exemplo de pessoa. “Há muitas mães que assumem completamente a tarefa de criar o filho, vão a luta e correm atrás de informações. São pessoas que sabem que viver é assumir compromisso”, disse a professora, que faz questão de ressaltar que os pais também têm essa atitude.

“Tudo é investimento, não é de uma hora para a outra que se supera um prognóstico ruim, tem que ser a cada dia, com atitudes simples, como levar a criança ao parque, deixá-la livre para pensar e enfrentar os seus próprios desafios”, explicou Lurdinha.

Fonte: Portal ORM
http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_modulo=210&id_noticia=470279

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CENSO IBGE 2010 X PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

ATO PÚBLICO

Data: 21 de Maio – 2010

Local: MASP - Av. Paulista - São Paulo

Horário: 13h

CENSO do IBGE 2010 X Pessoas com Deficiência

O IBGE no próximo Censo 2010, se propõe a coletar dados referente as pessoas com deficiência de forma de amostragem. O Censo passará em todas as residências do Brasil. Sendo que amostragem é uma forma econômica (poupando tempo e dinheiro), onde os dados de pessoas com deficiência serão coletados de 10 em 10 casas. Muitas pessoas com deficiência continuaram sem existir, caso o Censo pesquisar em forma de amostra!

O IBGE NOS RESPONDEU QUE OS QUESTIONÁRIOS JÁ ESTÃO PRONTOS E O CENSO INICIARÁ EM 01 DE AGOSTO E NÃO TEM MAIS TEMPO DE MELHORAR O QUESTIONÁRIO.

Para que as pessoas com deficiência passe a existir, em dados precisos do IBGE no Censo 2010, é hora de UNIÃO!!

VAMOS AGUARDAR MAIS 10 ANOS, ATÉ 2020 PARA PASSARMOS A EXISTIR PRECISAMENTE?

OBJETIVOS DO ATO PÚBLICO:

  • PARA QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TENHAM POLÍTICAS PÚBLICAS REALIZADAS DE FORMA CONCRETA E SÉRIA;

  • PARA QUE O IBGE REALIZE UM CENSO 2010 NÃO SOB FORMA DE AMOSTRAGEM, NA COLETA DE DADOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;

  • PARA QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, NOS INFORME UMA POSIÇÃO DA DENUNCIA ENCAMINHADA E PROTOCOLADA SOB NÚMERO 1.34.001.001709/2010-69.

VENHA PARTICIPAR DO ATO PÚBLICO !!

21/05/2010 – Dia da Língua Nacional (dia de não ficar calado!!)

MASP – Av. Paulista (2 quadras do Ministério Público Federal de SP)

Horário – 13h

NOVAS DESCOBERTAS - AUTISTAS

Autistas podem ter neurônios-espelho normais, diz estudo

da New Scientist

Autistas podem ter neurônios-espelho normais no final das contas, sugere estudo publicado na revista "Neuron".

Neurônios-espelho são células do cérebro que são ativadas quando alguém realiza uma ação ou apenas observa a mesma ação. Uma teoria comumente aceita é a de que esses neurônios não funcionam direito.

A ideia é que o mau funcionamento desses neurônios estariam por trás das dificuldades que pessoas com autismo tem para interpretar as intenções de outras pessoas e para mostrar empatia.

Estudos anteriores mostraram que a atividade cerebral em áreas com muitos desses neurônios é menor em autistas do que em pessoas normais quando ambos os grupos realizavam e observavam ações simples.

No trabalho publicado na "Neuron", porém, o neurocientista Ilan Dinstein, do Instituto Weizmann, em Rehovot (Israel), investigou possibilidades alternativas. Para Dinstein, é possível que outras diferenças entre os grupos expliquem os resultados experimentais. Por exemplo, é possível que autistas imitem movementos mais lentamente que pessoas normais, o que seria refletido em atividade cerebral diferente entre os dois grupos.

Dinstein e colaboradores na Universidade de Nova York conduziu novo experimento com 13 autistas e 10 controles. Os participantes realizaram movimentos manuais ou assistiram a movimentos realizados por outras pessoas enquanto sua atividade cerebral era monitorada por um aparelho de ressonância magnética funcional.

Áreas do cérebro ligadas ao sistema de neurônios-motores (córtices pré-motor e parietal) foram ativadas em ambos os grupos. Diferentemente de estudos anteriores, o nível da atividade cerebral foi similar nos dois grupos.

Além disso, a atividade cerebral emudeceu quando os dois grupos realizaram ou observaram as mesmas ações repetidas vezes, mas não quando as ações eram diferentes.

O resultado indica que, sob algumas condições experimentais, os neurônios-espelho de autistas comportam-se como os neurônios de pessoas normais.

CÃES GUIA

País prepara regulamentação de cães-guia para cegos

Dom, 25 Abr, 11h01

O governo federal e o Inmetro estão finalizando a regulamentação dos centros de treinamento e da prática de treinadores autônomos de cães-guia. O trabalho é uma tentativa de aliviar o atual cenário no País, que tem 5,4 milhões de pessoas com perda grande de visão e apenas cerca de 70 animais treinados para auxiliar pessoas cegas. Apesar da transformação que o cachorro causa na vida do deficiente visual, conseguir um ainda é muito difícil no Brasil.

A previsão é que o decreto sobre a regulamentação seja consolidado neste semestre. "É a partir desse instrumento que vamos organizar tudo", disse Hélcio Rizzi, coordenador-geral de projetos da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em paralelo, a Universidade de São Paulo e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência estão definindo o projeto arquitetônico do prédio que abrigará a escola de instrução de animais e treinadores. Por ano, serão formados 25 instrutores e treinados 30 cães.

Estima-se que existam 12 mil pessoas nas filas de organizações não governamentais e centros de treinamento à espera por um cão. A International Guide Dog Federation, na Inglaterra, recomenda que eles sejam treinados e doados por instituições e escolas. Mas é possível comprá-los fora do País. Também há treinadores autônomos que cobram para instruir os animais.

Por causa dos custos elevados - o treinamento e o acompanhamento do animal custam, em média, R$ 25 mil -, os centros vivem de doações e realizam parcerias com empresas, em busca de patrocínio, e escolas estrangeiras. "Vender um cão é errado, porque normalmente quem necessita de um é quem precisa se virar, trabalhar, e não tem dinheiro para comprá-lo", afirmou o treinador Fabiano Pereira, da Escola de Cães-Guia Helen Keller, de Camboriú (SC). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ABUSOS CONTRA DEFICIENTES FÍSICOS

Espanha acusa dois religiosos de abusos contra deficientes físicos

da France Presse, em Madri
da Reportagem Local

Dois religiosos franciscanos foram acusados nesta quarta-feira de supostos abusos sexuais contra internos de um centro de deficientes físicos de Córdoba (Andaluzia, sul).

O chefe e um funcionário da Casa de São Francisco de Assis de Córdoba foi acusado de abusos sexuais e maus-tratos.

O juiz local proibiu os dois religiosos acusados de se aproximar do centro ou manter contato com seus internos enquanto durar o processo.

O bispado de Córdoba informou, em um comunicado, que atuou no âmbito de sua competência buscando sempre o bem das vítimas e tomando as medidas pertinentes para esclarecer a responsabillidade dos envolvidos.

Uma carta anônima denunciando os abusos sexuais contra um interno do centro alertou a polícia, segundo a edição online do jornal "El Mundo".

O jornal acrescenta, sem citar fontes, que o centro já tinha conhecimento dos fatos e ia denunciá-los ante a Justiça, mas que o autor da carta anônima se antecipou a eles.

Visita a Portugal

Em meio a crise de pedofilia que afasta os cristãos por toda a Europa, o papa Bento 16 visita Portugal, onde se reuniu com membros da elite cultural portuguesa.

Hoje, ele chegou a Fátima, na segunda etapa de sua viagem --considerada a mais emotiva pela igreja, e que se somará às comemorações pelas aparições de Nossa Senhora do Rosário na cidade, em 1917.

O papa comparou a viagem a uma peregrinação ao santuário de Fátima, que recebe milhares de visitantes todos os anos, e hoje liderará a procissão noturna em homenagem à Virgem.

Pecados

Mais cedo, ainda a bordo do avião que o levava a Portugal, o papa disse que a Igreja precisa reconhecer "a terrível verdade dos abusos sexuais", e que os maiores inimigos estão dentro da própria instituição.

"Hoje nós vemos de um modo verdadeiramente aterrador que a maior perseguição à Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado dentro da Igreja", disse ele a jornalistas no avião que o trouxe a Portugal, em resposta a uma pergunta sobre o escândalo de abuso sexual.

No avião, papa disse ainda que a Igreja tem de pedir perdão às vítimas de abuso sexual, mas também reconheceu que o perdão "não pode ser um substituto para a justiça".

A Igreja Católica enfrenta uma de suas maiores crises devido os acobertamentos de abusos sexuais de crianças por parte de padres. O escândalo atinge até mesmo o próprio papa Bento 16, acusado de acobertar padres pedófilos na época em que foi arcebispo de Munique, entre 1977 e 1981.

Fonte: Folha Online

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...