quarta-feira, 14 de março de 2012

INCLUSÃO - REALIDADE OU UTOPIA?

Repasso este texto que recebi por email – desconheço a fonte.

Hoje (11/03/2012) saiu um artigo meu sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência na Folha de São Paulo no Caderno de Empregos com o título "Uma reflexão sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência: realidade ou utopia".

O objetivo do artigo é refletir sobre o cenário da Inclusão no Brasil e convidá-lo para participar de um evento sobre o tema. Mais informações sobre o evento no final deste post. Disponibilizo seu conteúdo aqui. Leiam, reflitam e comentem:

Uma reflexão sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência: Realidade ou utopia?
Quando o tema sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho vem à tona, algumas questões são comumente levantadas, por exemplo: a dificuldade que as empresas têm em encontrar um profissional qualificado e a alta rotatividade.

Segundo o IBGE, o Censo de 2010 demonstrou que o Brasil tem uma população de 190 milhões de habitantes, destes, 23,9% (45 milhões) com alguma deficiência e 60% em idade economicamente ativa. Excluindo destes números aqueles já contratados chegamos à cifra de 8 milhões de pessoas com deficiência que buscam uma recolocação profissional, um número elevado de pessoas á disposição.

Então, por que é tão difícil encontrá-las? A questão não é onde encontrá-las, mas, quem as empresas buscam, pois, em boa parte das organizações a prioridade é contratar pessoas com deficiência ditas “leves” restringindo o recrutamento a um pequeno grupo.

Uma pesquisa do Instituto Ethos, nas 500 maiores empresas do país, revela que uma das maiores queixas é a baixa qualificação. Considerando que o tema inclusão vem sendo debatido mais fortemente nos últimos 20 anos e as dificuldades impostas pelo deslocamento, superproteção familiar, entre outras, é natural que haja uma defasagem de qualificação, porém, isto não pode ser usado como justificativa. A solução é as empresas assumirem esta qualificação, assim como fariam para um profissional sem deficiência cientificamente definida.

Por último, tem a questão da alta rotatividade. Segundo relatos, a Pessoa com Deficiência muda de empresa se o salário for pouco maior. Posso afirmar que este não é o ponto central.

Como a inclusão ainda não é cultural, muitas empresas atuam simplesmente para cumprir a Lei e evitar a multa e invertem o processo de inclusão. Contratam e a preparação do ambiente, posto de trabalho, gestores e colegas de trabalho, quando acontece, é realizada após a contratação. O que implicará diretamente na rotatividade destes colaboradores.

Para diminuir a rotatividade é necessário a implantação de ações de retenção de talentos ou como prefiro chamar “conquista de talentos”. Criar um Programa de Inclusão e implementar antecipadamente a acessibilidade em todos os seus níveis: arquitetura, posto de trabalho, recursos de comunicação, relacionamento , métodos e instrumentais. Informar, sensibilizar e preparar os gestores e colegas para receber as pessoas com deficiência, de forma a enxergarem a pessoa e não a deficiência, além de acompanhar o andamento do programa.

Quando ações de retenção não são tomadas, R$100,00 não fará diferença, pois, a dignidade e o respeito são fatores muito mais relevantes do que o financeiro.

Tais ações são perfeitamente possíveis de serem aplicadas. A prova são algumas empresas que já perceberão o valor agregado de implementar programas de inclusão reais e consistentes.

É o caso da Drogaria São Paulo que através da Fabiana Bertuzzi, responsável pela área de inclusão, apresentará no GPD – Grupo de Gestão de Pessoas com Deficiência da AAPSA, o Case de Inclusão e é este convite que faço a você leitor. Para participar deste excelente evento e trocar experiências que serão riquíssimas para seu dia a dia e para a inclusão como um todo.

EVENTO AAPSA - GPD (Gestão de Pessoas com Deficiência)
Dia 15 de março de 2012 das 13h30 às 17h00
Local: Faculdade Impacta de Tecnologia
Rua Arabé, 71 - Vila Clementino
Associados AAPSA - Gratuito
Não associados - R$ 50,00

Inscrições: http://www.aapsa.com.br/eventos/gpd-palestra-inclusao/

Outra fonte sobre o assunto: http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/BP07.pdf

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...