sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A presidente Dilma Rousseff se emocionou hoje ao lançar, no Palácio do Planalto, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

"Este é um momento em que vale a pena ser presidente", disse Dilma, se mostrando bastante emocionada, sob aplausos dos presentes. Logo em seguida, Dilma foi interrompida por uma mãe que pedia mais atenção aos autistas. "Sou mãe de um autista e peço ao governo pelo amor de Deus que dê mais atenção aos autistas", disse a mulher. A presidente, porém, não respondeu, e continuou seu discurso.

O plano nacional pretende promover a inclusão social e a autonomia da pessoa portadora de deficiência, ao eliminar barreiras e permitir o acesso a bens e serviços disponíveis a toda a população.

Com metas a serem cumpridas até 2014, o plano conta com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões e as ações serão executadas em conjunto por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

APLICATIVOS PARA AJUDAR CRIANÇAS AUTISTAS

prologuetogo-ipad-autismForam criados alguns aplicativos que podem ajudar a comunicação e desenvolvimento de crianças autistas, professores e médicos estão usando iPads com ferramenta para interagir com crianças autistas e estão tendo grandes resultados.

Estas crianças demonstram grande melhora depois de brincar com os aplicativos no iPad, tornando menos estressante e mais divertido tanto para os profissionais quanto para os autistas.

No site abaixo (em inglês) você pode conhecer a lista dos 10 melhores aplicativos que ajudam a comunicação das crianças autistas.

http://www.gadgetsdna.com/10-revolutionary-ipad-apps-to-help-autistic-children/5522/

Quem tiver conhecimento de algum aplicativo semelhante em português envie a informação para colocarmos no blog.

SEMINARIO REDES COMUNITÁRIAS - TIJUCA/RJ

Gratuito: Seminário Redes Comunitárias, dias 24 e 25 de novembro, no Sesc Tijuca

imageO programa Redes Comunitárias foi lançado pelo Sesc Rio há dez anos com uma proposta básica e eficiente: reunir mensalmente moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, dar voz a todos, identificar o que estão procurando e o que têm a oferecer, juntando forças e buscando soluções, levantando ofertas e demandas e oferecendo mediação técnica para a efetivação de parcerias. Agora, o Redes Comunitárias chega aos dez anos de existência com números grandiosos: 400 comunidades beneficiadas, 14.500 participantes, mais de 1.500 organizações envolvidas e reuniões mensais em 11 unidades do Sesc Rio em todo o estado (Madureira, Tijuca, Santa Luzia, Niterói, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Duque de Caxias, São João de Meriti, Ramos, Teresópolis e Nova Friburgo). Para comemorar a década de atividade, será realizado o Seminário Redes Comunitárias, nos dias 24 e 25 de novembro, no Sesc Tijuca.

O evento vai reunir lideranças, voluntários e organizações sociais que se articulam através das Redes Comunitárias. O ponto alto da programação são as palestras com convidados como o escritor, professor e criador da Escola de Redes Augusto de Franco; a mestre em engenharia de produção e criadora do Modelo Cultural de Cooperatividade Camila Santo, pela Coppe/UFRJ; o economista Sérgio Besserman; a empreendedora social Alice Freitas, criadora da Rede Asta; o jovem líder comunitário Rene Silva, criador do jornal “A Voz da Comunidade”, do Complexo do Alemão; e o presidente da Associação Brasileira de Captação de Recursos, Marcelo Estraviz. A mediação é da jornalista Sônia Araripe, editora de Plurale em revista e Plurale em site.

O seminário será uma celebração dos dez anos do Programa Redes Comunitárias, com o objetivo de trazer visibilidade e reforçar a identidade do Sesc Rio como o principal contribuinte para desenvolvimento comunitário do estado. Além de servir de referência para o terceiro setor, o programa foi objeto de estudo de uma pesquisa da Coppe/UFRJ baseada na ergonomia cognitiva, na Teoria das Redes Sociais e da Cooperação e no método de análise argumentativa. Queremos, agora, dar um passo à frente e disponibilizar o programa como uma excelente ferramenta de mediação entre as necessidades das comunidades e o investimento social privado – comenta a gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Sesc Rio, Helen Pedroso.

Ao longo dos encontros, o Redes Comunitárias reuniu representantes de comunidades como Maré, Vila Cruzeiro, Alemão, Piscinão de Ramos e Manguinhos, entre outras, com atuação, também, na Baixada Fluminense, São Gonçalo, Niterói e interior. Durante o seminário, que será aberto ao público, haverá uma feira solidária com produtos de instituições que freqüentam as reuniões das Redes Comunitárias Sesc Rio. Espera-se um público entre 200 e 400 pessoas.

O seminário é voltado para lideranças, voluntários, ONGs, instituições comunitárias e do terceiro setor, órgãos públicos de assistência social e empresas com responsabilidade social. As metas do programa Redes Comunitárias para os próximos anos são aumentar a capilaridade de atuação no estado, fortalecer iniciativas sociais e comunitárias e contribuir para a sustentabilidade das iniciativas sociais.
O projeto Redes Comunitárias Sesc Rio.

Surgido em 2001, a partir do Seminário Ações Sociais Parcerias em Ramos, as Redes Comunitárias vêm promovendo encontros mensais em 11 unidades do Sesc Rio. Um dos seus méritos é ampliar articulações e parcerias sociais com metodologia simples e de fácil replicação. Em encontros mensais, o participante se apresenta e fala o que veio procurar e o que pode oferecer. O compartilhamento da lista de presença e dos classificados sociais (onde se divulgam as ofertas e procuras dos últimos encontros) amplia a possibilidade de parcerias, assim como o café oferecido aos presentes ao final dos encontros. Estima-se que o projeto tenha alcançado mais de 1.500 instituições ao longo de sua duração.


Seminário Redes ComunitáriasProgramação
24 de NOVEMBRO
9h – 9h30
Credenciamento - lanche
9h30 – 10h
Feira de Integração
10h – 12h30
Palestra de Abertura “Redes Sociais: Desafios à Cooperação”
Augusto de Franco e Camila Santo; mediadora Sonia Araripe
12h30 – 14h
Almoço
14h– 16h
Painel: Redes e Organização Comunitária
Samuca do CCHC / Vila Aliança e Lucinha do Banco Comunitário CDD
16h – 16h30
Café
16h30 – 18h
Painel: Jovens, Redes Sociais e Comunicação
Rene Silva - Voz da Comunidade e Silvana Vale - Banco da Providência
18h – 18h30
Apresentação musical Grupo Toque de Prima
25 de NOVEMBRO
9h00 – 10h
Feira de Integração
10h – 12h30
Palestra Plenária “Economia Solidária”
Sérgio Besserman e Alice Freitas rede ASTA; mediadora Sonia Araripe
12h30 – 14h
Almoço
14h – 16h
Encontro de Redes
1. Redes Comunitárias
2. Rede Comunicação
3. Desenvolvimento Comunitário
16h– 16h 30
Café
16h30 – 18h
Workshop - Captação de Recursos: cenários e fontes
Marcelo Estraviz - Presidente da ABCR e Ana Flávia Godoi - Núcleo ABCR Rio
18h – 18h30
Apresentação musical Grupo Jongo da Serrinha

SERVIÇO
Seminário Redes ComunitáriasDias 24 e 25 de novembro de 2011Sesc Tijuca: Rua Barão de Mesquita 539. Tel.: 3238-2100O evento é gratuito e aberto ao público.

http://www.redescomunitarias.org.br/

image

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PAI CRIA MAQUINA PARA FILHO APRENDER A ANDAR

Menino de 7 anos aprende a andar com máquina criada pelo pai

Um mecânico de carros na Argentina inventou uma máquina que permitiu que seu filho de sete anos conseguisse caminhar, apesar de todos os prognósticos pessimistas dos médicos.

Jorge Cardile, que trabalha em uma oficina em Buenos Aires, construiu um "reabilitador de caminhadas" em um mês, feito a partir de uma bicicleta e tábuas de madeira.

Com o tempo --e com todas as suas economias--, ele foi aperfeiçoando a invenção até chegar ao protótipo que permitiu que o filho exercitasse os músculos das pernas e corrigisse a postura.

Ao ver o sucesso do filho, Cardile convidou outros pacientes a testarem a invenção.

Agora dezenas de pacientes estão procurando a pequena clínica que montou.

O mecânico diz que sua invenção ajuda todas as pessoas com problemas motores.

Ele está agora em busca de uma empresa que o ajude a produzir a invenção em escala.

Sua inspiração, nas suas palavras, é o seu ídolo --o filho-- que agora caminha, apesar de todos os prognósticos negativos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1007236-menino-de-7-anos-aprende-a-andar-com-maquina-criada-pelo-pai.shtml

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...