quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SEMINARIO REDES COMUNITÁRIAS - TIJUCA/RJ

Gratuito: Seminário Redes Comunitárias, dias 24 e 25 de novembro, no Sesc Tijuca

imageO programa Redes Comunitárias foi lançado pelo Sesc Rio há dez anos com uma proposta básica e eficiente: reunir mensalmente moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, dar voz a todos, identificar o que estão procurando e o que têm a oferecer, juntando forças e buscando soluções, levantando ofertas e demandas e oferecendo mediação técnica para a efetivação de parcerias. Agora, o Redes Comunitárias chega aos dez anos de existência com números grandiosos: 400 comunidades beneficiadas, 14.500 participantes, mais de 1.500 organizações envolvidas e reuniões mensais em 11 unidades do Sesc Rio em todo o estado (Madureira, Tijuca, Santa Luzia, Niterói, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Duque de Caxias, São João de Meriti, Ramos, Teresópolis e Nova Friburgo). Para comemorar a década de atividade, será realizado o Seminário Redes Comunitárias, nos dias 24 e 25 de novembro, no Sesc Tijuca.

O evento vai reunir lideranças, voluntários e organizações sociais que se articulam através das Redes Comunitárias. O ponto alto da programação são as palestras com convidados como o escritor, professor e criador da Escola de Redes Augusto de Franco; a mestre em engenharia de produção e criadora do Modelo Cultural de Cooperatividade Camila Santo, pela Coppe/UFRJ; o economista Sérgio Besserman; a empreendedora social Alice Freitas, criadora da Rede Asta; o jovem líder comunitário Rene Silva, criador do jornal “A Voz da Comunidade”, do Complexo do Alemão; e o presidente da Associação Brasileira de Captação de Recursos, Marcelo Estraviz. A mediação é da jornalista Sônia Araripe, editora de Plurale em revista e Plurale em site.

O seminário será uma celebração dos dez anos do Programa Redes Comunitárias, com o objetivo de trazer visibilidade e reforçar a identidade do Sesc Rio como o principal contribuinte para desenvolvimento comunitário do estado. Além de servir de referência para o terceiro setor, o programa foi objeto de estudo de uma pesquisa da Coppe/UFRJ baseada na ergonomia cognitiva, na Teoria das Redes Sociais e da Cooperação e no método de análise argumentativa. Queremos, agora, dar um passo à frente e disponibilizar o programa como uma excelente ferramenta de mediação entre as necessidades das comunidades e o investimento social privado – comenta a gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Sesc Rio, Helen Pedroso.

Ao longo dos encontros, o Redes Comunitárias reuniu representantes de comunidades como Maré, Vila Cruzeiro, Alemão, Piscinão de Ramos e Manguinhos, entre outras, com atuação, também, na Baixada Fluminense, São Gonçalo, Niterói e interior. Durante o seminário, que será aberto ao público, haverá uma feira solidária com produtos de instituições que freqüentam as reuniões das Redes Comunitárias Sesc Rio. Espera-se um público entre 200 e 400 pessoas.

O seminário é voltado para lideranças, voluntários, ONGs, instituições comunitárias e do terceiro setor, órgãos públicos de assistência social e empresas com responsabilidade social. As metas do programa Redes Comunitárias para os próximos anos são aumentar a capilaridade de atuação no estado, fortalecer iniciativas sociais e comunitárias e contribuir para a sustentabilidade das iniciativas sociais.
O projeto Redes Comunitárias Sesc Rio.

Surgido em 2001, a partir do Seminário Ações Sociais Parcerias em Ramos, as Redes Comunitárias vêm promovendo encontros mensais em 11 unidades do Sesc Rio. Um dos seus méritos é ampliar articulações e parcerias sociais com metodologia simples e de fácil replicação. Em encontros mensais, o participante se apresenta e fala o que veio procurar e o que pode oferecer. O compartilhamento da lista de presença e dos classificados sociais (onde se divulgam as ofertas e procuras dos últimos encontros) amplia a possibilidade de parcerias, assim como o café oferecido aos presentes ao final dos encontros. Estima-se que o projeto tenha alcançado mais de 1.500 instituições ao longo de sua duração.


Seminário Redes ComunitáriasProgramação
24 de NOVEMBRO
9h – 9h30
Credenciamento - lanche
9h30 – 10h
Feira de Integração
10h – 12h30
Palestra de Abertura “Redes Sociais: Desafios à Cooperação”
Augusto de Franco e Camila Santo; mediadora Sonia Araripe
12h30 – 14h
Almoço
14h– 16h
Painel: Redes e Organização Comunitária
Samuca do CCHC / Vila Aliança e Lucinha do Banco Comunitário CDD
16h – 16h30
Café
16h30 – 18h
Painel: Jovens, Redes Sociais e Comunicação
Rene Silva - Voz da Comunidade e Silvana Vale - Banco da Providência
18h – 18h30
Apresentação musical Grupo Toque de Prima
25 de NOVEMBRO
9h00 – 10h
Feira de Integração
10h – 12h30
Palestra Plenária “Economia Solidária”
Sérgio Besserman e Alice Freitas rede ASTA; mediadora Sonia Araripe
12h30 – 14h
Almoço
14h – 16h
Encontro de Redes
1. Redes Comunitárias
2. Rede Comunicação
3. Desenvolvimento Comunitário
16h– 16h 30
Café
16h30 – 18h
Workshop - Captação de Recursos: cenários e fontes
Marcelo Estraviz - Presidente da ABCR e Ana Flávia Godoi - Núcleo ABCR Rio
18h – 18h30
Apresentação musical Grupo Jongo da Serrinha

SERVIÇO
Seminário Redes ComunitáriasDias 24 e 25 de novembro de 2011Sesc Tijuca: Rua Barão de Mesquita 539. Tel.: 3238-2100O evento é gratuito e aberto ao público.

http://www.redescomunitarias.org.br/

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...