terça-feira, 20 de maio de 2014

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado é discutida em Petrolina

20/05/2014 14h16 - Atualizado em 20/05/2014 14h17

 

Cidade representa 15% das vagas de todo o estado de Pernambuco.
Evento acontece no dia 29 de maio, das 9h às 11h30.

O 'Dia Nacional de Inclusão da Pessoa Com Deficiência ',comemorado no dia 29 de maio, terá uma programação diferente em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Na data, será organizado um evento para discutir o acesso destas pessoas aos empregos que são oferecidos na cidade, que representa uma índice positivo em relação ao estado.

No evento, pessoas com deficiência da região que conseguiram seu espaço no mercado de trabalho relatarão as dificuldades enfrentadas e suas conquistas. Também participarão os empresários que contrataram estes profissionais.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Petrolina é a cidade pernambucana que mais emprega pessoas com deficiência e reabilitados. Em um levantamento feito pelo órgão, de janeiro a outubro de 2013, mais de 1,3 mil pessoas com deficiência estavam inseridas no meio profissional em Pernambuco. Petrolina e região empregou 187 pessoas, o que representa quase 15% de todo o estado.

“Queremos discutir as possibilidades de inclusão e de qualificação profissional para essas pessoas. O município tem cerca de 40 mil pessoas com deficiência, mas apenas mil estão aptas ao trabalho”, afirma a secretária-executiva de acessibilidade, Rosemary Andrade.

“A falta de qualificação é o maior problema, mas existe outro desafio que é conscientizar essas pessoas e suas famílias que elas podem se capacitar e buscar uma vaga de emprego. Muitos deles têm medo dos desafios da profissão, por isso acabam se acomodando”, ressaltou.

A Agência do Trabalho divulgou na última segunda-feira (19) as vagas disponíveis. Para as pessoas com deficiência, foram oferecidas 41 vagas para as funções de encanador, eletricista, oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, pedreiro, pintor de alvenaria, recepcionista atendente, servente de obras. Semanalmente, há oferta de vagas exclusiva para deficientes na Agência do Trabalho do município.

Serviço
Local: Auditório da Justiça Federal, localizado na Praça Santos Dumont, nº 101, no centro da cidade.
Horário: 9h às 11h30

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...