quinta-feira, 11 de março de 2010

CONSELHO ESTADUAL PARA ASSUNTOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD) foi criado em 1984. É vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do governo de São Paulo. É um órgão consultivo, autônomo, com a responsabilidade de assessorar o governo nas questões da pessoa com deficiência.

O Conselho é composto por 20 conselheiros representantes da sociedade civil e dez representantes da área governamental – mais dez suplentes da sociedade e do governo – além de um representante do Ministério Público.

Em todo o estado, o Conselho conta com dez Núcleos Regionais, na capital, em Osasco, Limeira, Sorocaba, Araraquara, São José do Rio Preto/Araçatuba, São José dos Campos, Bauru/Marília/Presidente Prudente, Franca/Barretos e Baixada Santista/Registro. Os núcleos regionais podem desenvolver ações conjuntas com os demais conselhos de cidadania e setoriais organizados.

Composição
Atualmente o presidente do Conselho é José Oliveira Justino, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires. O vice-presidente é Dejair Gonçalves de Andrade, do Conselho Municipal de Promoção e Integração da Pessoa co Deficiência de Ribeirão Preto. Carlos Roberto Perl, do Instituto Nacional de Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, é o 1º Secretário. E a Secretaria Executiva fica a cargo de Ida Célia Palermo, do Centro de Vida Independente (CVI).

Os Conselheiros titulares da Sociedade Civil são: Maria José do Prado, José Oliveira Justino, Ida Célia Palermo, Antônio José Camargo Fontes, Dejair Gonçalves de Andrade, Márcia Paes Gori, Wanderley Marques de Assis, Luciano Marques de Souza, Doralice Pereira Simões, Willian Paulo da Silva, Carlos Roberto Perl, Edgar Venâncio, Josefa Aparecida Neri Guido, Carlos Botelho, César Augusto Ferreira, Iranilson Alves da Silva, Eurico Fernandes, Waldir Thereza, Rogério Soares Augusto, Carlos Eugênio Bakos. Os suplentes da Sociedade Civil são: Malcom César Ramos, Ricardo de Oliveira Pedroso, Paulo Toledo Lima, Vera Lúcia Rodrigues Oliveira, Bruno Roberto Macedo, Sonia Maria Montesino da Silva, Claudia Sofia Indalécio Pereira, Rosa Maria Pompeu Ferreira e Eliane da Silva Pavret.

Os Conselheiros Governamentais titulares são: Magali Terezinha da Silva, Talma Bernardo Ribeiro, Martha de Paula Cintra, Patrícia Bittencourt Pereira, Guilherme Assis de Almeida, Cássia Marinho Tubone, Yara Savine, Sarah Regina White, Silvana Paula Pereira e Bruno Sendra de Assis. Os suplentes são: Telma Ferreira dos Santos, Marinei Alves de Lima, Tânia Sheila Griecco, Mariana de Sylos Rudge, Cíntia Regina Béo, Mirsa Elisabeth Dellosi, Luciana de Abreu Nascimento, Chafic Buchaim Filho, Alan Pereira de Oliveira e Elizabete Maria de Aguiar Azevedo.

Reuniões Ordinárias
Mensalmente, o CEAPcD realiza reuniões ordinárias para discutir assuntos levantados por conselheiros para a pauta mensal. As reuniões reúnem os 50 conselheiros de todo o estado, que têm direito a voto. O espaço é aberto a qualquer pessoa que queira participar não necessitando agendamento prévio, porém, para sugerir assuntos para a pauta, pessoas da sociedade civil, ONGs, governo e empresas devem realizar solicitação até quinze dias antes da reunião desejada. Confira abaixo o calendário de reuniões ordinárias para 2010.

Reuniões ordinárias do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência


Data: Última quinta-feira do mês (ver calendário abaixo)
Horário: Das 10h às 16h
Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP – próximo à estação do Metrô e da CPTM
Calendário de reuniões para 2010
Março: 25
Abril: 29
Maio: 27
Junho: 24
Julho: 29
Agosto: 26
Setembro: 30
Outubro: 28
Novembro: 25
Dezembro: 16

Fonte: Secretaria do Direitos da Pessoa com Deficiência
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=561&c=31

quarta-feira, 10 de março de 2010

SAÚDE DA MULHER COM DEFICIÊNCIA

É inaugurado o “Saúde da Mulher com Deficiência”, no Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo.

O projeto consiste em instalações de equipamentos para atendimento médico, tais como camas especiais para exames ginecológicos, um mamógrafo que permite a realização do exame sem que a paciente precise sair da cadeira de rodas, leitos que mudam de altura por comando eletrônico e lifters – espécie de guindaste para transferir a paciente para o leito.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, ressaltou no evento que é necessário a adaptação de hospitais para as mulheres com deficiência que têm a vida sexual ativa e precisa cuidar da saúde e prevenir doenças ginecológicas como endometriose, câncer de mama e útero, infecções pelos vírus HPV, HIV, entre outras.

“O projeto visa a qualidade de vida e esse programa vai beneficiar muitas mulheres com deficiência”, afirma o prefeito Gilberto Kassab, que visitou as instalações do Hospital acompanhado pelo diretor Carlos Alberto Ruiz.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, as adaptações serão implantadas em mais 4 unidades de saúde ainda neste ano, e até 2012 será concluído a capacitação de toda a rede municipal.

Serviço:
Hospital Municipal Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha
Av. Deputado Emílio Carlos, 3100
Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo – SP
(11) 3986-1000

Fonte: Blog Sentidos

terça-feira, 9 de março de 2010

YOUTUBE COM LEGENDAS PARA SURDOS

O YouTube está a colocar legendas automáticas em milhões de vídeos, tornando-os acessíveis aos surdos e às pessoas com pouca audição.
Até agora apenas uma pequena percentagem de vídeos continham legendagem (Peter Jones/Reuters)
A Google, que comprou o YouTube em 2006, indicou que este uso de uma tecnologia de reconhecimento de voz é provavelmente a maior experiência online do género.

294441 Até agora apenas uma pequena percentagem de vídeos continham legendagem.

O Youtube referiu ainda que a abertura do conteúdo a todos aqueles que, até agora, não conseguiam realmente aceder a ele marca o início de um processo de democratização da informação.

Inicialmente esta nova aplicação irá estar disponível apenas nos vídeos falados em Inglês, com as restantes linguagens a serem acrescentadas nos meses seguintes.

Em Novembro do ano passado, o YouTube disponibilizou legendas automáticas a uma série de parceiros, incluindo a Universidade da Califórnia, Berkeley, Yale e National Geographic.

Tecnologia de reconhecimento de voz

A tecnologia que está por detrás do reconhecimento de voz já existe há 50 anos, indicou, citado pela BBC, o engenheiro da Google Mike Cohen, explicando que, finalmente, ela se massificou.

“Há já 25 anos que trabalho com a tecnologia de reconhecimento de voz”, indicou Cohen à BBC.

“Tem havido grandes desenvolvimentos e este é o culminar de muitos anos de trabalho. Tivemos que trabalhar numa série de problemas, como as diferenças de sotaque, o barulho de fundo e as variações na linguagem, na pronunciação”, estimou.

A equipa frisou, porém, que o produto não é perfeito. Numa demonstração da tecnologia, o engenheiro de software Ken Harrenstien mostrou como a ferramenta confunde as palavras “sim card” com “salmon” [salmão].

“Esta não é a solução final, mas é um passo no caminho para uma solução real”, disse.

“É difícil fazer com que cada palavra fique exactamente correcta, mas por vezes isso não tem interesse e noutros casos é simplesmente divertido”.

Ken Harrenstien trabalhou neste projecto nos últimos cinco anos. Surdo desde os cinco anos, o lançamento desta tecnologia é para este engenheiro uma grande vitória pessoal. “Isto é incrível. É aquilo que eu sonhei durante vários anos. O facto de agora podermos ir a qualquer video online e ver as legendas é inacreditável e o facto de eu ter feito parte deste processo é óptimo”.

As reacções a esta mudança têm sido muito positivas. Alunos da California School for the Deaf (Escola Californiana para os Surdos), em Freemont, fizeram um vídeo em que explicam a grande diferença que esta nova ferramenta representa para as suas vidas. “Sentíamos que não fazíamos parte do mundo. Sentíamo-nos excluídos”, indicou Angel Harrington.

Fonte: http://www.publico.pt/Tecnologia/youtube-com-legendas-para-os-surdos_1425696?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+(Publico.pt)

ACESSIBILIDADE NA INTERNET

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...