sábado, 18 de setembro de 2010

CONTRATAÇÃO DE PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA

Material em pdf, aborda em esquema de perguntas e respostas, os principais questionamentos sobre o deficiente como trabalhador dentro da sociedade.

  • Aborda os seguintes subtemas:
  • Contratação
  • Contrato de trabalho
  • Preconceito de chefes e colegas
  • Acompanhamento e avaliação
  • Outros aspectos
  • Dispensa

Segue abaixo um trexo do arquivo:

“A Contratação de Pessoa Portadora de Deficiência

O que a empresa deve observar na seleção de empregado com deficiência?
A equipe que efetua a seleção deve estar preparada para viabilizar a contratação desse segmento. Principalmente, precisa ter claro que as exigências a serem feitas devem estar adequadas às peculiaridades que caracterizam as pessoas com deficiência. Se isto não ocorrer vai ser exigido um perfil de candidato sem qualquer tipo de restrição, o que acaba por inviabilizar a contratação dessas pessoas. Como tal pode configurar uma espécie de fraude contra a Lei de Cotas, que foi criada justamente para abrir o mercado de trabalho para um segmento que não consegue competir em igualdade de condições com as demais pessoas (art. 36, alínea “c”, da Recomendação nº 168 da OIT, c/c item 4 do Repertório de Recomendações Práticas da OIT: Gestão de questões relativas à deficiência no local de trabalho).

Do candidato com deficiência pode ser exigida experiência?
Antes de ser instituída a obrigatoriedade de contratação de pessoas com deficiência, raras eram as empresas que as empregavam. Portanto, a elas não foram dadas oportunidades para terem em seu currículo experiência profissional. Assim, de uma forma geral, delas não deve exigir experiência. Quando a experiência for efetivamente necessária ao desempenho da função, a própria empresa deve oportunizar que a pessoa adquira internamente as habilidades, a postura de trabalho e os conhecimentos exigidos para o exercício de certos cargos (art. 36, alínea “c”, da Recomendação nº 168 da OIT, c/c item 4.4 do Repertório de Recomendações Práticas da OIT: Gestão de questões relativas à deficiência no local de trabalho).”

Para baixar para seu computador ou ler o material na íntegra clique aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...