sábado, 31 de outubro de 2009

VIAJE COM SEU FILHO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA


A família está em férias? Você está pensando em como tornar sua viagem tranqüila, divertida e segura para todos? Vá em frente. Não deixe que pequenos obstáculos atrapalhem seus planos.

O portador de deficiência já está incluído nessa viagem e com um pouco de organização e criatividade na arrumação da mala, medicamentos, cuidados com a higiene e lazer é “muito possível” que você e sua família se divirtam e descansem. Aproveite!

   1. A escolha do lugar
          * Existem vários hotéis com quartos adaptados e acessos com rampa para facilitar a locomoção do usuário de cadeiras de rodas. O espaço entre as camas é maior, favorecendo a transferência da cadeira para a cama. O banheiro também é adaptado com barras, pisos antiderrapantes e portas mais largas.
          * Observe se o hotel fica numa região plana ou se o terreno é muito acidentado, com subidas e decidas que dificultam o passeio a pé. O portador de deficiências, assim como as pessoas de idade, se locomove mais devagar. É muito mais gostoso se o grupo caminhar no mesmo ritmo.
          * Escolha um quarto ou chalé próximo da área onde tudo acontece, lazer atividades e movimentação dos hóspedes. Os portadores de deficiência também abrem portas, conquistam pessoas e fazem amizades.
          * Relaxe, você está em férias e ele também, qualquer comportamento inadequado você saberá como agir, mas espere algum sinal, não antecipe nem fique ansiosa, solte a mão dele. As pessoas que não o conhecem precisam conhecê-lo.

   2. Transporte (aéreo, rodoviário, navio ou carro próprio)
          * Viagens longas ou curtas passam mais rápidas se você se distrai. Leve sempre uma maleta de mão com algumas guloseimas, bolachas e algo para beber.
          * Converse, mostre a paisagem, faça jogos, cante. Você sabe a idade e o que seu filho ou o portador de deficiência que está com você gosta de conversar ver ou ouvir.
          * Música é fundamental e é o recurso que mantém a tranqüilidade por mais tempo, o segredo é a seleção delas. Lembre-se que a viagem é da família e todos estão no mesmo carro, ouvir rap o tempo inteiro não dá.


   3. Preparação da mala
          * Organize a mala fazendo rolinhos com os conjuntos de camiseta e bermuda e camiseta e calça. Assim fica bem mais fácil e rápido para escolher o que vestir.
          * Os rolinhos também ocupam menos espaço na mala, sendo possível levar mais roupas, e o mais importante, facilitam a independência do portador de deficiência.
          * Peças íntimas e meias podem ser colocadas em envelopes de tecido (TNT) ou em saquinho plásticos separados.
          * Calças jeans e outras calças podem ser dobradas em três partes e colocadas no fundo da mala.

   4. Roupa de cama e banho
          * O hotel normalmente fornece a roupa de cama e banho.
          * No caso da pessoa portadora de deficiências não controlar esfíncteres (urina), é prudente proteger o colchão onde for dormir, para evitar constrangimento ou ter de pagar ao hotel o custo do colchão.
          * Proteger o colchão com aquele protetor impermeável de um lado e tecido do outro, é muito prático para ser usado em casa, mas não resolve muito em hotel, pois molha do mesmo jeito e não existe um local para lavá-lo e secá-lo.
          * Leve na mala um plástico resistente, como aqueles transparentes que não fazem ruído ao deitar-se.
          * Faça lençóis descartáveis com elástico, feito com tecido TNT, pois você não terá como lavá-lo nem guardá-lo para ser lavado na volta da viagem.

   5. Arrumação do nécessaire
          * Separe dentro da frasqueira pequenas embalagens com produtos para o banho (xampu, condicionador, saboneteira, etc.).
          * Coloque em outra embalagem produtos para serem utilizados para a higiene bucal. Assim não será necessário levar a frasqueira toda ao banheiro.

   6.Medicação
          o Organize antes. Pode parecer desnecessário, mas é muito prático durante a viagem. Não é preciso levar todas as caixas de remédios que ocupam muito espaço.
          o Separe toda medicação por dias e horário, existe no mercado embalagens plásticas para organizar os remédios por dias e semanas.
          o Você pode também utilizar saquinhos plásticos, separar os remédios e etiquetar os saquinhos. Por exemplo, 2ª feira à noite, 3ª feira de manhã e assim por diante.

   7.  Não se esqueça
          o Nécessaire de primeiros socorros.
          o Sacos plásticos para roupa suja.
          o Mochila extra.
          o Cabides de arame para pendurar roupas de banho, elas secarão mais rápido dentro do quarto.
          o Jogos e brinquedos.
          o Um aparelho de som com os CDs favoritos irá entretê-lo por algum tempo.

Fonte: http://www.organizesuavida.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...