As pessoas especiais podem adquirir veículos novos ou usados. Mas antes de comprar, deve ser feita uma análise minuciosa, dando ênfase para os seguintes detalhes:
Altura do veículo e do banco do motorista - a altura irá influenciar diretamente nas transferências(entrar ou sair do veículo). Se for muito alto ou muito baixo, dificultará ou tornará impossível as transferências com ou sem o auxílio de tábuas, ou ainda em transferências com o auxílio de duas pessoas.
O ideal, é que a altura do banco do carro seja o mais próximo possível da altura do assento da cadeira de rodas.
Abertura da porta do motorista - a abertura da porta também influencia nas transferêcias. Quanto maior for o seu ângulo de abertura, mais fácil será para fazer as transferências, pois será possível ficar bem próximo ao banco.
Altura do volante - um volante muito baixo, pode atrapalhar na montagem das adaptações do acelerador e freio, que ficam fixadas abaixo da coluna do volante.
Isso também, pode dificultar a passagem das pernas em uma transferência, além de dificultar na acomodação das mesmas.
Largura das portas - a largura das portas é mais um item que pode dificultar nas transferências. Veículos com quatro portas ou portas muito estreitas podem não apresentar espaço suficiente para que uma pessoa se transfira.
Peso do volante e freios - veículos sem direção hidráulica ou com direção hidráulica muito pesada dificultarão a dirigibilidade desde as manobras, até as curvas mais abertas, pois, durante a maior parte do tempo ou em sua totalidade, as pessoas dirigirão com apenas uma das mãos no volante, pois a outra estará controlando o acelerador e o freio.
Porta-malas - é importante que o porta-malas acomode pelo menos a cadeira de rodas, ou aparelhos e equipamentos essenciais à locomoção e/ou bem estar da pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário