sábado, 30 de novembro de 2013

Surdo e deficiente visual, jovem cria sistema online para a Biblioteca Nacional

O próximo passo de Jandir é ingressar no curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas

A intérprete Eurípia Inês auxiliou Jandir durante as aulas e ensinou a língua de sinais para toda a turmaDivulgação/ Núcleo de Divulgação e Marketing Institucional da ETB

O aluno portador de surdez profunda e deficiência visual grave, Jandir Alves Guimarães, 22 anos, concluiu o curso técnico em Informática na ETB (Escola Técnica de Brasília) com duração dois anos sendo assistido durante o período de estudo pela professora intérprete, Eurípia Inês da Fonseca. No fim do curso, ele criou um sistema online de consulta para Biblioteca Nacional em parceria com três amigos.

Os colegas de classe também aprenderam a língua de sinais. Eurípia conta que a cada dia ensinava um pouco de sinais para a turma do Jandir. Hoje a turma que o acompanha desde o primeiro semestre conversa sobre tudo com ele, inclusive nas atividades fora da escola.

Jandir chegou a criar um dicionário de sinais com termos técnicos de informática para usar durante as aulas. A intérprete explica que Jandir tem complicações na visão, não possui visão periférica e tem dificuldades em enxergar a noite.

Além da professora responsável por traduzir as aulas em Libras, o aluno contou com aulas de reforço em horário contrário ao das aulas junto à professora técnica Marlete Maria. 

Natural de Rondônia, Jandir mora com a avó em Águas Claras e se esforça nas aulas do curso. Eurípia explica que ele passava por dois processos, um era o entendimento da língua portuguesa ou inglesa – por causa dos termos técnicos em informática – em língua de sinais e depois o entendimento do conteúdo em si. O aluno é constantemente lembrado pelos professores e colegas de classe pela dedicação e seriedade com o curso.  

Projeto

Como requisito para obtenção do título de técnico em Informática, o aluno, juntamente com outros três colegas de classe criaram um sistema online de consulta, devolução e reserva de livros para a Biblioteca Nacional de Brasília, utilizando a linguagem Java.  

O sistema online foi projetado para ser usado de forma simples, sem grandes obstáculos. O aluno Lukas Oliveira, 19 anos, também participoiu do projeto conta que a participação de Jandir foi essencial para execução do projeto.  

— A parte de modelagem de dados e da interface foi pesquisada e formulada pelo Jandir, e ele levou em consideração justamente a simplicidade na hora de acessar o sistema. Eu e os demais componentes do grupo dividimos as outras tarefas para funcionar o programa. 

Assim como Jandir, Lucas também quer ingressar em uma faculdade que ofereça o curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e prestar concurso público. Ele pretende seguir carreira na área da Ciência da Computação. 

O projeto final do grupo de Jandir sobre o sistema online para a Biblioteca Nacional foi apresentado no dia 19 de novembro, às 9h, no auditório da ETB, localizado na QS 07 lote 02/08 Avenida Águas Claras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...