quinta-feira, 30 de junho de 2011

ENTENDA O DÉFICIT DE ATENÇÃO

Selecionamos mais alguns materiais sobre Déficit de Atenção para download no blog, transcrevemos parte do início do texto para dar uma idéia do que fala cada atigo. Depois do texto há um link para que você possa ler online ou baixar para seu computador.


DICAS PARA SALA DE AULA

Segundo Sandra Rief (2001), especialista em Educação Especial e Recursos de Aprendizagem, algumas condições pré-existentes podem desencadear problemas para portadores de TDAH na sala de aula, estas condições podem ser:

  • Físicas: fatores internos como fadiga, fome, desconforto físico etc.
  • Meio ambiente: barulho, posição da carteira, localização da sala, etc.
  • Atividade ou evento específico: alguma coisa frustrante, tediosa, inesperada, superestimulante.
  • Tempo específico: hora do dia, dia da semana.
  • Demonstração de habilidade ou necessidade de atuação: no comportamento nas relações sociais na produção acadêmica (expectativa de fazer algo difícil, desagradável ou que provoque ansiedade).

Outras: interação negativa com alguém ser alvo de brincadeiras ou provocações etc.

TDAH - Dicas para a sala de aula - clique aqui para baixar ou ler online (arquivo doc)


DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO

O DDA ocorre como resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar (como nos sujeitos do grupo de controle de cérebros normais). Assim sendo, pessoas que sofrem de DDA mostram muitos dos sintomas discutidos nesse capítulo, como fraca supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, distração, desorganização, hiperatividade (apesar de que só metade das pessoas com DDA sejam hiperativas), problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão e adiamento.

O DDA tem sido de particular interesse para mim nos últimos 15 anos. A propósito, dois dos meus três filhos têm essa síndrome. Eu digo às pessoas que entendo mais de DDA do que gostaria. Através de uma pesquisa feita com SPECT na minha clínica, com imagens cerebrais e trabalho genético feito por outras, descobrimos que o DDA é basicamente uma disfunção geneticamente herdada do córtex pré-frontal, devido, em parte, a uma deficiência do neurotransmissor dopamina.

Aqui estão algumas das características comuns do DDA, que claramente ligam essa doença ao córtex pré-frontal

TDAH - Distúrbio do Déficit de Atenção - clique aqui para baixar ou ler online (arquivo doc)


TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Vários autores que estudam os processos psicopatológicos, a neurobiologia e a neuropsicologia da TDAH, sugerem que uma disfunção no córtex pré-frontal e em suas conexões com a rede subcortical e com o córtex, parietal possa ser a responsável pelo quadro clinico deste transtorno.

Essas alterações seriam responsáveis por um déficit do comportamento inibitório e das funções chamadas executivas, incluindo memória de trabalho planejamento, auto-regulação da motivação e do limiar para ação dirigida a objetivo definido e internalização da fala.

O déficit do comportamento inibitório e das funções cognitivas, traduzir-se-ia nas características básicas do transtorno, ou seja, falta de controle, falta de motivação intrínsica para completar tarefas, falta de um comportamento governado por regras e uma resposta errática sobre condições típicas na escola e em casa que estão associadas a recompensas inconsistentes e demoradas.

TDAH - Terapia Cognitivo Comportamental - clique aqui para baixar ou ler online (arquivo doc)


TDAH X GRAVIDEZ PRECOCE

Trabalhos publicados nos EUA pelos Dr. Sam Goldstain e Dr. Russell A. Barkley, mostram índices alarmantes de gravidez precoce em meninas TDAH, chegando segundo os autores a 40% do total de gravidez precoce e 15% de DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Esta gravidez indesejada ou não programada, associada a altas incidências de DST, tem um fundamento, a Hipersexualidade destas pacientes TDAH, principalmente as Hiperativas/ Impulsivas e as combinadas, que muito cedo, mesmo antes da puberdade, por volta dos 10 a 12 anos apresentam comportamentos insinuantes, sexualidade à flor da pele e impulsividade no agir, o que de certa forma nos faz entender a iniciação sexual precoce, que motivadas pela estrutura familiar sem consistência, decadente, sem limites e de certa forma conivente, respondem pelo maior risco de uma gravidez precoce.

TDAH X Gravidez Precoce - clique aqui para baixar ou ler online (arquivo doc)


TDAH X TRAUMA

O trauma é atualmente a 3ª causa morte no mundo, só perdendo para as doenças cardiovasculares, que é a 1ª causa morte, e o câncer que é a 2ª causa morte no mundo. Porém no Brasil a situação é mais grave, pois o trauma fica em 2º lugar nas causas mortes, superando até o câncer, com 130 mil mortes por ano ou 10.800 (dez mil e oitocentas) mortes por mês ou 360 mortes por dia ou 15 mortes por hora ou ainda 2,5 mortes para cada 10 minutos.

Trabalhos do Dr. Samir Rasslam, professor titular de cirurgia de emergência do departamento de cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, mostrou que cerca de 40% desses pacientes, são vítimas de acidentes provocados por veículos automotores, e a grande maioria das vítimas são jovens, ultrapassando 70% do total das vítimas.

TDAH X Trauma -  clique aqui para baixar ou ler online (arquivo doc)


TDAH NA ESCOLA

Segundo Russel A. Barkley as crianças com TDAH tem grandes dificuldades de ajustamento diante das demandas da escola.Um terço ou mais de todas as crianças portadoras de TDAH ficarão para trás na escola, no mínimo uma série, durante sua carreira escolar,e até 35% nunca completará o ensino médio. As notas e pontos acadêmicos conseguidos estão significativamente abaixo das notas e pontos de seus colegas de classe. Entre 40% a 50% dessas crianças acabarão por receber algum grau de serviços formais através de programas de educação especial, como salas com recursos, e até 10% poderá passar todo o seu dia escolar nesses programas. Complicando esse quadro, existe o fato de que mais da metade de todas as crianças com TDAH também apresentam sérios problemas de comportamento opositivo. Isto ajuda a explicar porque entre 15 a 25% dessas crianças serão suspensas ou até expulsas da escola devido a problemas de conduta.

É de extrema importância que alunos com TDAH sejam motivados. Em nossa prática no dia a dia, orientando professores de crianças portadoras de TDAH, freqüentemente encontramos crianças com dificuldades seríssimas em termos de relacionamento, comportamento e também de aprendizagem, conseguirem uma melhora significativa quando mudam de professor. “A criança com TDAH tem que engolir o professor junto com a matéria”. Sua inconstância de atenção e naão déficit de atenção, fazem com que elas sejam capazes de uma hiper concentração quando houver motivação.

TDAH na Escola - clique aqui para baixar ou ler online (arquivo doc)


TDAH X TVício

A televisão, inventada no inicio do século passado, entrou no ar e mostrou toda sua CAPACIDADE indiscutível, do meio de comunicação fascinante que é. Com a evolução tecnológica, foi acrescido de caracteres como a cor, a nitidez da imagem, a TV à cabo, cristal liquido e outros elementos frutos da tecnologia de ponta, sendo hoje denominada por alguns críticos, ora de primeiro poder, ora de quarto poder, isto como uma forma superficial de analisar a sua capacidade, enquanto mídia, de formar opiniões,influenciar pessoas,levar ao poder pessoas sem a menor credibilidade, destituir do poder pessoas honestas,valorizar os sem valor, denegrir a imagem do bom, encobrir defeitos dos ruins, enfim, a mídia televisiva é algo de um poder inimaginável, pois agindo como dona da verdade, nos passa imagens diabólicas daquilo que é divino e imagens angelicais daquilo que é diabólico. Isto permite entender a relação intrinsica e simbiótica entre o poder e a mídia, onde muitas vezes, o poder investe mais na mídia a procura de uma imagem de credibilidade, do que em áreas prioritárias como segurança, saúde ou educação.

Todos os poderes tiranos do mundo, sempre tiveram na mídia um instrumento de trabalho indispensável, sendo que o mais recente ato de tirania, foi o complô montado por BUSH e seus aliados, uma verdadeira farsa, para invadir o IRAQUE, e destruir o sofrido povo iraquiano, pois até o momento, não foram encontradas as poderosas armas químicas e muito menos, o alvo maior de BUSH, alvo de mentirinha, o SADAN, pois o verdadeiro alvo é o PETRÓLEO do povo iraquiano,e a mídia de um modo geral, mais um vez, se fez presente, ficando do lado do poder tirano.

TDAH X TVício - clique aqui para baixar ou ler online (arquivo doc)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...