quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ESPORTE PARA DEFICIENTES


O Projeto, que oferece caratê para pessoas com síndrome de Down e tae kwon do para jovens com deficiência intelectual, fez um ano de atividades com comemoração no Clube Escola Ibirapuera. Cerca de 100 pessoas se apresentaram.
No último sábado (6/2) o Projeto de Inclusão pelo Esporte encerrou seu primeiro ano de atividade com comemoração no Clube Escola Ibirapuera. O projeto oferece caratê para pessoas com síndrome de Down e tae kwon do para jovens com deficiência intelectual, por meio do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, com o apoio do Ministério do Esporte e em parceria com o Lira Taekwondo, a Associação Ken-in-Kan de caratê e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo. No evento, cerca de 100 pessoas apresentaram movimentos e golpes de caratê e tae kwon do, fascinando o público presente.
Durante os treinamentos, os alunos foram acompanhados por uma equipe de profissionais especializados, composta por professores de educação física adaptada, médicos esportivos e psicólogos. Sidney Gomes, professor de tae kwon do, trabalha com crianças há mais de 20 anos e diz que o esporte é uma esperança de vida para essas pessoas. “O esporte traz igualdade e inclusão”, define.
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural atua nacionalmente desde 2007, contribuindo com a educação, inclusão social, cultural e geração de renda de jovens com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. O Projeto de Inclusão pelo Esporte existe desde 2009. “Trabalhamos com artes marciais porque, além dos benefícios para a saúde e qualidade de vida, existe toda uma filosofia comportamental, que traz para essas pessoas autoconfiança, equilíbrio, flexibilidade, amizade, disciplina, coordenação motora e força, fazendo com que tenham mais acesso à integração social e à cidadania”, explica a presidente da instituição, Olga Kos.
Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...