quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CUIDADO COM O IDOSO - MACEIÓ

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Programa de Atenção à Saúde do Idoso, realizou segunda-feira (8) a palestra “Cuidado com o Idoso”, ministrada pela médica geriatra Fátima Pedrosa, que orientou os cuidadores sobre as funções e cuidados com os pacientes.

Mensalmente, os cuidadores se reúnem na sede da SMS para assistirem a palestras e receber materiais para curativos. O objetivo das reuniões é orientar e capacitar os responsáveis pelo auxílio aos pacientes idosos acamados em seu domicílio. Este ano, as orientações seguirão o Guia Prático do Cuidador, do Ministério da Saúde.

Para Fátima Pedrosa, os idosos não devem ser vistos como inúteis, mas sim estimulados à prática de atividades de lazer e ocupacionais. “É costume vermos as pessoas fazendo tudo para o idoso, mas atividades simples, como debulhar o feijão, integra o idoso à família. O cuidador deve observar e identificar o que a pessoa pode fazer por si, avaliar as condições e ajudá-lo”, disse.

A médica também destacou que alguns hábitos costumam passar despercebidos e precisam ser evitados. “Deixar que o idoso durma até tarde perdendo o sol da manhã ou colocá-lo na frente da TV por horas não devem virar rotina nem serem aceitos como alternativas de lazer. Passear ou mesmo conversar são mais prazerosos que assistir à televisão”, aconselha.

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso existe desde 2006 e conta com cerca de 170 cuidadores cadastrados, em sua maioria familiares. Segundo Denyse Lima, coordenadora do programa, o Serviço de Atendimento Domiciliar ao Idoso Acamado acaba sendo um grupo de apoio onde os cuidadores podem trocar experiências e dividir os seus problemas.

“Muitos chegam aqui estressados e sem saber como lidar com certas situações, mas encontram apoio com outros cuidadores que podem ter passado por situações semelhantes”, afirmou a coordenadora.

Fonte: Prefeitura de Maceió

Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...