segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SUPERANDO LIMITES


Um projeto da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, a Apae, oferece aulas de surfe a pessoas com necessidades especiais, em Búzios, na Região dos Lagos. O desempenho dos alunos tem sido tão bom que os professores planejam um campeonato.

Em uma piscina, alunos portadores de necessidades especiais se divertem na água e aprendem algumas noções do surfe. Da piscina, todos saem de prancha para a praia, que fica a menos de 100 metros da associação. Em frente ao mar, o professor reforça os ensinamentos: como levantar na prancha e como flexionar as pernas.

“O meu sonho é também ser um surfista”, conta um aluno.

As aulas acontecem duas vezes por semana com 15 alunos, na Praia Rasa, em Búzios. Muitos já aprenderam a surfar, o próximo passo agora é criar uma competição oficial só com os surfistas especiais.

“Na realidade, pode chegar a ter uma competição especial a partir do momento em que as crianças estejam todas preparadas para isso. Essa é a idéia do projeto: prepará-las para que venha a ter uma competição entre elas”, explica o diretor de projetos, Anderson Chaves.

“Eles estão bastante felizes, muito responsáveis. Eles estão se sentindo muito importantes. Isso não tem preço que pague”, afirma a assistente social Heloísa Dias.

Uma aula onde todos aprendem – os alunos, a direção da Apae e também os professores que ficaram surpresos com o resultado.

“Para minha satisfação, eles tiveram um desenvolvimento muito superior ao aluno convencional. Eles demonstraram ter facilidade de pegar as instruções, tiveram bastante atenção, e isso acarretou  um desenvolvimento mais fácil do aprendizado”, comenta o professor Gustavo Zampier.

Fonte: Bom dia Rio 24/08/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...