segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ONG ATEAC


        Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistidas por Animais de Campinas, que oferece atendimento à portadores de necessidades especiais, hospitais, e centros de referência de saúde, através do uso de CÃES como ponte para a terapia.

Projeto CRIANÇA E CÃO EM AÇÃO

       O Projeto Criança e Cão em Ação surgiu em março de 2005, em Campinas, com a idéia inicial de trabalhar algo inédito, na cidade, na área da saúde humana. Por meio da interação Homem-Animal, introduz a Atividade Assistida por animais (AAA) e Terapia Assistida por animais (TAA), que apresentam comprovações científicas de sua eficácia em diversos lugares do mundo, incluindo o Brasil.

      O cão, por suas características peculiares de inteligência, percepção e amabilidade, foi o elo escolhido para a realização de AAA/ TAA. O animal é um ser catalisador que atrai, modifica e faz conexão entre paciente e profissional.

       Em 1996, ”Delta Society” (USA), um organismo internacional sem fins lucrativos, objetivou promover a melhoria da saúde humana, sua independência e qualidade de vida, com a ajuda dos animais. Baseado nesta organização e nos trabalhos de Projeto Cão Idoso (São Paulo - SP), Projeto Zooterapia (São Roque - SP) e Projeto Dr. Scargot (USP-Pirassununga), fundou-se o Projeto Criança e Cão em Ação.

VISÃO DO PROJETO

       O Projeto Criança e Cão em Ação busca se consolidar e ampliar sua atuação, sempre de forma gratuita, interagindo com a comunidade e beneficiando crianças e adultos provenientes de populações com necessidades especiais, disponibilizando os benefícios da Atividade e Terapia Assistida por Animais para um maior número de pessoas e incorporando as atualizações e progressos técnicos desenvolvidos na área.

OBJETIVO

       O Projeto Criança e Cão em Ação tem por objetivo desenvolver atividades assistidas por animais e terapia assistida por animais. O público atendido é formado por indivíduos provenientes de populações com necessidades especiais (crianças e adultos), sendo todos os trabalhos realizados gratuitamente e de forma voluntária. Os benefícios proporcionados pelo projeto são a melhora das condições terapêuticas, emocionais e de sociabilização dos indivíduos atendidos, bem como a promoção da interação harmônica entre homem e animal.

PRINCÍPIOS

  -Trabalhar com conceitos éticos.
  -Valorizar o ser humano e o animal, em suas necessidades, respeitando-os em qualquer situação.
  -Proporcionar o bem estar dos indivíduos e animais na interação homem-animal.
  -Manter a privacidade e a confidencialidade de informações e assuntos relativos à vida pessoal de pessoas atendidas e colaboradores.
  -Desenvolver a prática de Atividade e Terapia Assistida por Animais sempre em hospitais, clínicas, instituições, entidades assistenciais, escolas, casas de repouso, abrigos e centros de recuperação, ou em qualquer outro local que possibilite e permita sua aplicação.
  -Incentivar a ação do voluntariado em todos os programas a serem desenvolvidos.
Prestar assistência sempre de forma gratuita.

PERFIL DO PUBLICO ATENDIDO

       O público-alvo do projeto é formado sempre por indivíduos, crianças e adultos, provenientes de populações com necessidades especiais. Como necessidades especiais, podem ser citadas situações de doenças ou limitações de censura física e ou psicológico, exposição anterior à violência e abandono, situação de afastamento da convivência com a família, necessidade de apoio para sociabilização e desenvolvimento da auto-estima.
Situações onde a Atividade e Terapia Assistida por Animais têm se mostrado benéfica no auxílio a estes indivíduos.



ONG ATEAC - Campinas/SP
Projeto Criança e Cão em Ação
Entre em contato conosco,
através do E-mail  ateac@ateac.org.br 

Coordenação:  Silvia Jansen
E-Mail:  si.jansen@hotmail.com
Telefone:  (19) 3287-7317
Celular:  (19) 9722-4999  (Silvia)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...