segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

DEFICIENTES GANHAM ACESSO À PRAIA - RJ



Atenção, prefeitos de cidades que têm praia. Os senhores vão receber uma sugestão de obra importantíssima e baratíssima. A ideia é de uma ONG do Rio de Janeiro.



Na Praia do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, jovens pegam onda no mar. Na areia, muletas e perna mecânica. Diferente? No trecho de praia já é comum. A dona de casa Ana Paula Cândido teve uma das pernas amputada depois de um acidente.

“Antes, eu tinha vergonha até mesmo de sair de casa e de fazer as coisas. Hoje não”, contou.

Para quem usa cadeira de rodas, a areia é um grande obstáculo. “Não adianta vir à praia para a gente ficar olhando, porque só dá inveja”, comenta um jovem.

A costa brasileira é quase toda cheia de praia. Chega quem quer, é um lugar democrático. Mas, para os portadores de deficiência física, muitas vezes o lazer termina no calçadão. São raras as praias que tem a placa de acesso a quem precisa.

No Rio, só há duas esteiras próprias para portadores de necessidades especiais. Henrique, que usa muletas, não se contentou só com o calçadão. Junto com amigos, criou a ONG AdaptSurf. A prefeitura forneceu alguns equipamentos, e o resto foi a boa vontade do jovem.

“A gente faz uma avaliação inicial e, a partir daí, a gente vai saber o tipo de aula que a gente vai desenvolver. É aberta a qualquer tipo de deficiência, não tem restrição alguma e totalmente gratuito”, explicou a coordenadora da ONG, Luana Nobre.

Iuri nasceu surdo. O surfe ajuda no equilíbrio e na vida. O irmão dele é o tradutor. “Eu gosto demais do surfe, porque o inseriu na sociedade. Conseguir surfar, para ele, tem sido muito bom”, comentou o irmão.

“É muito gratificante ver que a gente está prestando esse serviço e está podendo ajudar alguém. Eu já senti na pele e sei que é muito bom. Não tem preço”, disse o fundador da ONG, Henrique Saraiva.

Cenas como essas poderiam ser muito mais comuns em todo o Brasil, mas não existe lei federal que obrigue a criação desses acessos na praia. É só descer uma onda para ver como esse direito faz bem à vida.

“É maravilhoso, uma sensação que não tem como explicar. Vou aprender a surfar, com certeza“, comemorou uma portadora de necessidades especiais.

26/12/09 - 20h32 - Atualizado em 26/12/09 - 21h07
RJ: portadores de deficiência ganham acesso à praia
Fonte: Globo.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...