segunda-feira, 2 de maio de 2011

TECLA EM BRAILE PARA TELEFONE COMERCIAL

02/05/2011 18:48

Projeto prevê tecla em braile para telefone comercial

Leonardo Prado

Sandes Junior

Sandes: a medida é de baixo custo e contribuirá para o acesso de deficientes a vários serviços.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 227/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga estabelecimentos privados de uso coletivo a oferecer aparelhos telefônicos equipados com teclas em braile.

A proposta altera a Lei da Acessibilidade (10.098/00) e estabelece que o percentual mínimo de aparelhos será definido posteriormente na regulamentação.
Segundo o autor, a atual legislação já possui um capítulo específico para regulamentar o acesso da pessoa com deficiência a sistemas de comunicação e de sinalização. Ele lembra que a lei estabelece que cabe ao Poder Público promover a eliminação de barreiras na comunicação.

No entanto, “como essa determinação é por demais genérica”, diz o deputado, ele optou por incluir “um dispositivo específico sobre a disponibilidade de telefones com teclas em braile em estabelecimentos de uso público como hotéis, restaurantes, bares e casas de espetáculos”.

Manato argumenta que a medida é de fácil implementação e de baixo custo e que contribuirá para melhorar o acesso dos deficientes visuais a vários serviços hoje disponíveis apenas por meio de telefone. Projeto semelhante (PL 3604), do ex-deputado Celso Russomanno, foi arquivado ao final da legislatura passada.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto  com o PL
7699/06, do Senado, que institui o Estatuto do Portador de Deficiência e está pronto para ser votado pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...