quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROJETO CÃO-CIDADÃO UNESP

Após a experiência iniciada junto ao CAOE, frente aos resultados positivos e a percepção de que tais atividades de TAA poderiam ser utilizadas em outras áreas da sociedade, o Projeto Cão-Cidadão-Unesp ampliou os seus horizontes e passou a atuar em várias outras instituições da cidade de Araçatuba, com objetivos particulares em cada uma delas.


Para tanto, utiliza a seguinte metodologia de trabalho:
Uma equipe formada por uma médica veterinária docente da Unesp (Campus de Araçatuba – Curso de Medicina Veterinária) e três adestradores voluntários selecionam cães de boa índole, totalmente isentos de agressividade mesmo em situações de pressão, de boa saúde, bem cuidados por seus proprietários, com constante acompanhamento veterinário. Atualmente, o projeto se constitui de uma equipe fixa de três adestradores (voluntários), uma médica veterinária (docente  Unesp), uma cirurgiã-dentista (docente – Unesp), uma psicóloga (contratada Unesp), um médico geriatra (contratado Unesp), seis alunos de graduação da Unesp (três do curso de Medicina Veterinária e três do curso de  Odontologia), uma aluna do curso de Pós-graduação em Ciência Animal da Unesp, três alunas de psicologia de uma universidade particular (FEA) e mais dois voluntários da sociedade local. Atualmente dispõe–se 12 cães da raça Retriever Labrador (figura 2), 1 cão Golden Retriever e quatro cães de raças pequenas.

Tais cães são, em sua maioria, cedidos por proprietários para o trabalho, após prévia seleção e dependendo do temperamento (mais ou menos ativos) são incluídos em grupos de trabalho para atenderem uma das quatro instituições filantrópicas cadastradas no projeto .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...