quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SHANTALA PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN




Os resultados benéficos da Shantala em crianças portadoras da Síndrome de Down, podem ser lidos no material de mestrado de Patricia Luciane Santos de Lima, segue abaixo o resumo do trabalho.


O estudo pesquisou a criança normal e seu desenvolvimento motor e sensorial; estudou a etiologia e desenvolvimento biopsicossocial da criança com Síndrome de Down e detalhou a técnica de Shantala, com o objetivo de verificar quais os benefícios que a Shantala proporcionou para o desenvolvimento destas crianças. A metodologia consistiu em utilizar por 120 dias a técnica de massagem denominada Shantala. Para a obtenção dos resultados, foi realizado um check list, aplicado no início, 60 dias após e no término do tratamento. Também foram realizadas visitas domiciliares e consideradas as observações da pesquisadora.
 

Constatou-se através da análise dos dados, que a Shantala beneficiou as crianças com Síndrome de Down, alcançando o aperfeiçoando dos movimentos num tempo menor do que o esperado. Por outro lado, as mães destas crianças aprenderam a aceitar melhor as limitações de seus filhos e a manuseá-los adequadamente. Houve maior interação com os demais membros da família e maior facilidade de proporcionar a estimulação. 


Clique aqui para fazer o download do material

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...