Os resultados benéficos da Shantala em crianças portadoras da Síndrome de Down, podem ser lidos no material de mestrado de Patricia Luciane Santos de Lima, segue abaixo o resumo do trabalho.
O estudo pesquisou a criança normal e seu desenvolvimento motor e sensorial; estudou a etiologia e desenvolvimento biopsicossocial da criança com Síndrome de Down e detalhou a técnica de Shantala, com o objetivo de verificar quais os benefícios que a Shantala proporcionou para o desenvolvimento destas crianças. A metodologia consistiu em utilizar por 120 dias a técnica de massagem denominada Shantala. Para a obtenção dos resultados, foi realizado um check list, aplicado no início, 60 dias após e no término do tratamento. Também foram realizadas visitas domiciliares e consideradas as observações da pesquisadora.
Constatou-se através da análise dos dados, que a Shantala beneficiou as crianças com Síndrome de Down, alcançando o aperfeiçoando dos movimentos num tempo menor do que o esperado. Por outro lado, as mães destas crianças aprenderam a aceitar melhor as limitações de seus filhos e a manuseá-los adequadamente. Houve maior interação com os demais membros da família e maior facilidade de proporcionar a estimulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário