quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tecnologia para pessoas com deficiência

Tecnologia para pessoas com deficiência

02/05/2013

A tecnologia para pessoas com deficiência, conhecida como tecnologia assistiva, é uma área que merece grande importância, pois através desse tipo de tecnologia, os deficientes têm a chance de melhorarem as suas funcionalidades, conquistando assim maior qualidade de vida e a inclusão social.

Conheça mais sobre o assunto e saiba quais são as categorias de tecnologias para pessoas com deficiência.

Categorias:

Vida diária: Nesse campo, entram os produtos e materiais que ajudam as tarefas diárias, tais como tomar banho, escovar os dentes, se alimentar.

Comunicação aumentativa – suplementar e alternativa: Nesse campo, estão os recursos que podem ser ou não eletrônicos e que auxiliam a comunicação emitida e recebida entre pessoas que tem limitações ou não falem.

Acessibilidade ao computador: Equipamentos utilizados como alternativas para o uso do computador que contam com softwares especiais, braille, etc.

Controle ambiental: São ações direcionadas às pessoas que têm limitações moto-locomotoras e precisam de um auxiliar para controlar remotamente alguns aparelhos.

Acessibilidade: Correspondem projetos arquitetônicos que podem ser desde uma reforma em casa, até uma mudança empresarial que visa reduzir os obstáculos de locomoção que a pessoa com deficiência enfrenta.

Próteses e órteses:Troca ou melhoria de algumas partes do corpo ausentes, melhorando assim o funcionamento e também auxiliando em limitações cognitivas.

Adequação de postura: Adaptações para sistemas ou cadeiras de rodas que buscam o conforto e a posição correta para estabilidade do deficiente.

Auxílios para mobilidade: Andadores, cadeiras de rodas e outros tipos de veículos que contribuem para a mobilidade do indivíduo.

Auxílio para visão: Lentes, lupas, braille, sistema de TV e outros auxílios para quem é deficiente visual ou possui visão subnormal.

Auxílios para audição: Nessa categoria, estão os recursos que visam melhorar, substituir ou aumentar a funcionalidade da audição. Os auxílios mais famosos são telefones com teclados, aparelhos para surdez, teletipo, etc.

Veículos adaptados: Além das categorias que já citamos, também há uma categoria especialmente destinada para os acessórios e as diversas adaptações que podem ser feitas em um carro, visando a condução do veículo. Nessa categoria também estão os elevadores para cadeiras de rodas, veículos modificados, entre outros.

Fonte: http://mundoconectado.net/noticias/tecnologia-para-pessoas-com-deficiencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...