sábado, 4 de maio de 2013

CMJP instala frente parlamentar da pessoa com deficiência nesta sexta na Estação Ciência

02/05/2013 | 11h16min

O vereador Bira está convocando a sociedade para participar da instalação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, que acontecerá nesta sexta-feira (03), durante a realização da I Jornada Inclusiva da Pessoa com Deficiência, na Estação Ciência, às 10h30. Dentro da programação, o procurador federal da Fazenda, Genésio Fernandes Vieira, será homenageado com a Comenda Cidade de João Pessoa.

“Genésio é um dos cidadãos mais lutadores que eu já conheci em minha vida. Veio do Rio de janeiro e conseguiu se submeter ao concurso de procurador federal da fazenda, sendo aprovado, mesmo com todas as dificuldades impostas por sua deficiência visual. Antes, inclusive, da legislação que estabeleceu cotas para as pessoas com deficiência. Além disso, Genésio sempre contribuiu na criação do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência”, ressaltou Bira.

O parlamentar explica ainda que a frente parlamentar terá o objetivo de unificar todas as ações legislativas que diz respeito às pessoas com deficiência, desde o campo da saúde, mobilidade, educação inclusiva, esporte, lazer e cultura. E na reafirmação dos direitos que envolvem este segmento.

As entidades que compõem o Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, que será lançado durante a Jornada Inclusiva, consideram que, com o desenvolvimento de programas federais como o Viver Sem Limite, esse é o momento de ampliar ainda mais as discussões que vêm sendo desenvolvidas em nível municipal e estadual.

“De acordo com dados do IBGE, a Paraíba e o Rio Grande do Norte são os Estados que tem maior percentual de pessoas com deficiência, cada um com 27,7% da população com algum tipo de deficiência. Tantas pessoas com deficiência em um Estado tão pequeno precisam, urgentemente, de uma discussão pública ampla sobre políticas de acessibilidade e cidadania,” afirmou Douraci Vieira, assistente social da Asdef, entidade integrante do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência. 

O lançamento do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência e a instalação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência são atividades gratuitas, abertas ao público, que acontecem no dia 3 de maio, pela manhã. O Seminário de Políticas Públicas, que ocorre na tarde do dia 3 e na manhã do dia 4 de maio, também é gratuito, mas os interessados devem inscrever-se pelo telefone (83) 3021-5094 (Asdef).

Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência

Cerca de sessenta entidades de todo o Estado participam do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, entre elas a Asdef, Apae, Adefe-SOL (Associação de Deficientes de Soledade), FDC (Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes), Acadef (Associação campinense de Deficientes), AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), ASAS (Associação de Pais, Amigos e Simpatizantes dos Autistas), ASJP (Associação dos Surdos de João Pessoa) e Instituto dos Cegos.

O Fórum pretende expandir as discussões sobre o direito da pessoa com deficiência e políticas públicas de tecnologia assistiva e acessibilidade junto à sociedade paraibana e ao poder público.

Seminário

O Seminário Inclusão das Pessoas com Deficiência, Avanços e Desafios na Luta por Cidadania ocorre na tarde do dia 3 de maio e na manhã do dia 4, com palestras com representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa.

Haverá ainda debates e discussões em grupos de trabalho para deliberação em plenária no próprio evento. A programação cultural inclui apresentação da Banda Acredite, formada por integrantes de diversas entidades de pessoas com deficiência, no Anfiteatro da Estação, no final da tarde do dia 3. 

Redação com assessoria

Fonte: http://www.paraiba.com.br/2013/05/02/43115-cmjp-instala-frente-parlamentar-da-pessoa-com-deficiencia-nesta-sexta-na-estacao-ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...