quinta-feira, 30 de agosto de 2012

LARAMARA e FUMCAD facilitam a inclusão social de pessoas com deficiência visual e com deficiências associadas

Sandra Tacla NOTÍCIAS - Saúde

As pessoas com deficiência visual possuem necessidades específicas para sua educação e inclusão. Necessitam estímulos diferenciados para seu desenvolvimento e socialização, que irão ajudá-las a superar os obstáculos e a usar adequadamente os órgãos sensoriais.

Dentre as principais dificuldades da pessoa cega e com baixa visão, encontra-se a falta desses estímulos, que poderão ser supridos com materiais de tecnologia assistiva que propiciam seu desenvolvimento, seja no âmbito educacional, profissional ou social. Para fomentar o acesso, gratuitamente, aos recursos que facilitam a participação efetiva dessas pessoas na sociedade, a Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual em parceria com o FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) lançam o projeto Inclusão Social e Tecnologia Assistiva, que visa beneficiar cerca de 350 crianças e adolescentes de baixa renda, cegos, com baixa visão e com deficiências adicionais (entre 0 a 17 anos e 11 meses), atendidos na instituição ou indicadas por outras parceiras, no município de São Paulo, com recursos variados.

Os beneficiados pelo projeto serão pré-selecionados pela equipe técnica e multidisciplinar da Associação que determinará os recursos a serem doados de acordo com a necessidade de cada um, importantes para a alfabetização, inclusão escolar, autonomia e independência das crianças e adolescentes com deficiência visual associada ou não a múltipla deficiência. A instituição disponibilizará para esta ação: máquinas de escrever em braille; softwares de ampliação, com recurso de voz e de acesso a livros e revistas; bengalas; lupas com e sem iluminação; telelupas; brinquedos pedagógicos, livros e DVDs instrucionais, além de diversos produtos tecnológicos de acessibilidade.

O FUMCAD, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade de São Paulo, beneficia entidades que apóiam as crianças e adolescentes, através de doações da Renúncia Fiscal do Imposto de Renda.

Esta iniciativa não onera o doador e traz grandes benefícios para a sociedade.

“Faça você também sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida das crianças com deficiência visual” diz Mara Siaulys – presidente e fundadora da Laramara

As indicações já podem ser direcionadas para a associação Laramara, assim como todos os interessados nas ações do projeto e patrocinadores (doações dedutíveis do Imposto de Renda Devido - IRD). Mais informações pelos telefones (11) 3660-6433 ou 3660-6434 e pelo e-mail lara...@laramara.org.br

Sobre a Laramara

Laramara é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual do Brasil e um centro de referência na América Latina na inclusão social da pessoa com deficiência visual. Realiza atendimento educacional especializado, com ações complementares e atividades específicas essenciais à aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e com deficiências associadas. As atividades socioeducativas são realizadas em grupos, organizados por faixa etária e os usuários dispõem ainda de atendimentos específicos de Braille, Soroban, Desenvolvimento da Eficiência Visual (Baixa Visão) e Orientação e Mobilidade. Disponibiliza recursos humanos para a inclusão, colabora para o aperfeiçoamento e a capacitação de profissionais e divulga suas experiências e aquisições para todo o Brasil, por meio de 30 recursos instrucionais produzidos por sua equipe, como livros, manuais e DVD's, contribuindo para que todas as crianças brasileiras possam ser educadas e beneficiadas. Laramara trouxe para o Brasil a fabricação da máquina Braille e da bengala, indispensáveis para a educação e a independência da pessoa cega. Buscando a inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência visual, ampliou seu projeto educacional incluindo a preparação para o mundo do trabalho e vem desenvolvendo um programa para os jovens maiores de 17 anos. Laramara, desde sua fundação, acreditou no valor do brincar e do brinquedo para a interação com a criança e para facilitar o desenvolvimento infantil; defende o direito da criança com deficiência visual a um aprendizado alegre e prazeroso, com brincadeiras e otimismo e continua cada vez mais unida em torno deste ideal. O trabalho da Laramara, que agora completa 21 anos, atua efetivamente no estado de São Paulo e procura colaborar também para a inclusão das pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.

Associação Laramara

Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 338 – Barra Funda – SP/SP

Telefone: (11) 3660-6400 e Fax: (11) 3662-0551

www.laramara.org.br

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...