sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Estimulação precoce em portadores de deficiência é desenvolvida em MG

28/08/2012 13h32- Atualizado em 28/08/2012 13h32

 

Crianças em Araxá recebem atendimento desde os primeiros anos de vida.
São orientadas por profissionais de psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

Do G1 Triângulo Mineiro

Crianças portadoras de deficiência participam de um trabalho de estimulação precoce motora e cognitiva em Araxá, no Alto Paranaíba. Uma equipe interdisciplinar oferece apoio a elas desde os primeiros anos de vida. O atendimento é feito no Centro de Atendimento à Criança em parceria coma a Fundação Abrinq. São atendidas até 20 crianças, orientadas por profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, pediatria e outras.

De acordo com a pediatra Maria Inês Araújo, a criança que precisa de atendimento como esse, mas não o recebe pode ter mais dificuldades para se desenvolver. “Ela pode ficar com sequelas em áreas motoras e cognitivas. Por isso, é importante essa avaliação desde o começo para que possamos avaliar o desenvolvimento da criança”, explicou.

De acordo com a terapeuta ocupacional, Cristiane Silveira e Oliveira, o trabalho auxilia em vários fatores. “Orienta o brinquedo adequado à idade e a partir daí a criança consegue, dentro do aprendizado, brincar corretamente”, explicou.

Segundo a fisioterapeuta Débora Riera Dias Tavares, as mães aprendem como conduzir os movimentos dos filhos. “As atividades são propostas à medida que as mães se aproximam das crianças. Nós orientamos onde as mães devem pegar, ‘pontos chave’ e, a partir daí, a mãe consegue guiar os movimentos normais da criança”.

O filho de Lorena Gomes Martins tem paralisia cerebral e depois do atendimento melhoras significativas foram percebidas no menino. "Ele aprendeu a se socializar com as crianças, aprendeu o movimento de buscar algum objeto então eu vejo uma evolução muito grande", contou.

A também mãe Thais Mazer ressaltou que o trabalho deve continuar em casa. "Temos que fazer os exercícios e isso deve ser contínuo ao que é feito aqui. A mãe tem que se esforçar e fazer em casa", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...