sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PROGRAMA DE COMPUTADOR AJUDA TETRAPLÉGICOS A ACESSAR A INTERNET



Câmera instalada na cabeça move o cursor na tela.

Programa pode ser baixado de graça na web.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

Um programa de computador desenvolvido por uma universidade da Espanha pode dar mais independência às pessoas tetraplégicas. Elas conseguem acessar a internet sem a ajuda de ninguém graças ao programa desenvolvido para as pessoas que não movimentam os braços. Baixe agora o software.

Antes de ficar tetraplégica, a estudante Talita Abreu vivia na internet. Depois, só com ajuda para clicar, digitar. Agora, isso acabou. "Posso mexer sozinha agora, dá pra fazer tudo, estudar, conversar com amigos, distrair", diz a estudante.

O programa é simples e está disponível de graça na internet. Precisa apenas instalar uma câmera no computador. Primeiro, ela reconhece o movimento da cabeça e move o cursor na tela. O clique é feito com os olhos. Um teclado virtual escreve textos, endereços eletrônicos e a abre a porta da rede mundial de computadores para pessoas com essa limitação.

"A partir daí podemos ver o potencial do paciente e executar o principal da reabilização, que é reincluí-lo socialmente", explica Marcelo Ares, gerente de reabilitação da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). "Ganhar essa auto-estima e a possibilidade de poder executar uma função é fundamental."

Uma ferramenta como essa faz mais do que devolver a auto-estima e a independência. Imagine-se na frente de um computador, mas sem poder usar o mouse ou o teclado. Para muita gente, esse mundo - e tudo o que ele traz de bom para o nosso mundo real - ficou mais acessível.

É o caso do estudante de jornalismo Eduardo George. Ele sempre usou uma vareta para acessar o computador. Nessa tela, descobriu a vocação, estudou para o vestibular de Jornalismo e já se prepara para uma carreira. Bastou experimentar o novo programa para ele perceber que pode chegar lá. E com mais rapidez. "Vai ficar mais rápido", comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...