terça-feira, 13 de agosto de 2013

Laboratório quer aproximar deficientes visuais da tecnologia

Curso de informática básica será ministrado a partir do mês de setembro.
Teclado e impressora são em braile e facilitam o acesso dos deficientes
.

 Aproximar deficientes visuais do mundo tecnológico é o desafio de um laboratório montado em uma instituição de ensino superior em Varginha (MG) e o projeto tem dado certo. A assistente social Caroline Nery Figueiras conta que o equipamento já está pronto e o curso será feito em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Varginha.

“A primeira turma será montada a partir de um banco de dados do próprio conselho, mas esta necessidade vem da grande demanda existente nas empresas, que precisam contratar pessoas com deficiência, mas nem sempre estas pessoas estão capacitadas. Por isso, o curso foi criado. Inicialmente vamos ministrar aulas de informática básica”, disse.

Na escola, onde todo o prédio e o próprio laboratório são equipados e adaptados para receber deficientes, os teclados dos computadores em que as aulas serão ministradas também são diferenciados. O teclado tem dígitos em braile e emite sinais sonoros para que o deficiente possa saber o que está sendo operado no momento. Além disso, a impressora também imprime em braile.

“Os programas também são específicos, então podemos fazer e operar todos os programas que as pessoas que enxergam podem. O equipamento lê tudo que está na área de trabalho, no e-mail, enfim, nos ajuda bastante, sem falar que põem ser instalados em casa também”, destacou o estudante Adan Brandão Papini, que é deficiente visual.

Serviço – As inscrições para as turmas estão abertas e podem ser feitas na sede da escola, localizada a Rua Maria Benedita, 75, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3219-5150.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/08/laboratorio-quer-aproximar-deficientes-visuais-da-tecnologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...