segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Alguns filmes que abordam o termo "Deficiência"

Filme

Deficiência

Ammy

Visual/Auditiva

Gaby – Uma história verdadeira

Paralisia Cerebral

Meu pé esquerdo

Paralisia Cerebral

Nascido em quatro de julho

Paraplegia

Filhos do Silêncio

Auditiva

Rain Man

Autismo

Meu Filho Meu Mundo

Autismo

Nicky and Gino

Mental

Amargo Progresso

Paraplegia

Além dos meus olhos

Visual

A Força de um Campeão

Física

Feliz Ano Velho

Tetraplegia

O Piano

Auditiva

O Óleo de Lorenzo

Física

Perfume de Mulher

Visual

Mr. Holland – Adorável Professor

Auditiva

Uma Janela para o Céu

Física

Oitavo Dia

Síndrome de Down

Forrest Gump – O Contador de História

Mental

Carne Trêmula

Física

Anne Sulivan

Auditiva/Visual

Gilbert Grape

Mental

Nell

Autismo

Desafio sem Limites

Paraplegia e Deficiência Visual

Simples como o Amor

Mental

À Primeira Vista

Visual

Mentes que brilham

Integração da criança superdotada

O Silêncio dos Inocentes

Auditiva

O Enigma de Kasper Hauser

Jovem "escondido" por 25 anos

A escola da desordem

Tipos de escolas

Sempre amigos

Síndrome de Down

O pescador de ilusões

A questão do outro

O Hotel de Um Milhão de Dólares

A questão do outro

Amor à primeira vista

Visual

Hellen Keller

Visual/auditiva

O homem elefante

Monstros

O outro

A questão do outro

The Black Stork

Eugenia

The Science of Life

Eugenia

Tomorrow's Children

Eugenia

Birth

Eugenia

Parentage

Eugenia

» À Primeira Vista
Uma arquiteta está de férias em um hotel e apaixona-se pelo massagista cego. Convence-o a submeter-se a uma operação para que ele volte a enxergar. O filme é baseado em fatos reais e mostra as dificuldades do voltar a enxergar.

» À Procura de Mr. Goodbar
Baseado na história real de uma professora de deficientes auditivos.

» Amargo Regresso
Um capitão das forças armadas americanas vai lutar no Vietnam e sua mulher decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele.

» Asas da Liberdade
Um ex-combatente do Vietnam é internado depois de um surto psicótico. Durante o transe, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes.

» Blink - Num Piscar de Olhos
Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de atraso.

» Carne Trêmula
Uma briga de casal acaba em troca de tiros com a polícia, um dos policiais é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex-policial.

» Cegos, Surdos e Loucos
Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas testemunhas de um assassinato. Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os perseguem.

» Dançando no Escuro
Uma imigrante tcheca leva uma vida dura trabalhando em uma usina nos EUA. Descobre que está perdendo a visão dia após dia e tenta esconder isso de todos, principalmente de seu filho, geneticamente condenado a também desenvolver a doença. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes como melhor filme e melhor atriz.

» Dr. Fantástico
Um ataque nuclear acidental gera uma confusão entre EUA e União Soviética. O conselheiro do presidente americano, que dá nome ao filme, é paraplégico.

» E aí meu Irmão, cadê você?
Fugitivos da prisão estão acorrentados um ao outro. Na fuga encontram um profeta cego e um vendedor de bíblias com um só olho.

» Feliz Ano Velho
Adaptação do best-seller autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, conta a história de um universitário que fica tetraplégico após um mergulho. Vencedor de sete prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor roteiro.

» Filhos do Silêncio
Professor leciona linguagem dos sinais para deficientes auditivos. Apaixona-se por uma surda-muda que tem dificuldades para relacionar-se com os outros. Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz e Urso de Prata no Festival de Berlim para direção.

» Forrest Gump - O Contador de Histórias
Quarenta anos da História dos EUA vistos pelos olhos de um rapaz com QI abaixo da média. Há também um amputado das pernas. Oscar de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e efeitos especiais.

» Gaby - Uma História Verdadeira
A história de Gaby Brimmer que, sem andar, falar nem mexer as mãos, escreveu um livro com o pé e uma maquina de escrever elétrica.

» Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
Gilbert sustenta a família desde a morte do pai. Sua mãe é obesa e seu irmão deficiente mental. A chegada de uma jovem muda sua vida.

» Janela da Alma
Dezenove pessoas portadoras de deficiências visuais contam como se vêem, como vêem os outros e como se relacionam com o mundo.

» Johnny vai à Guerra
Um jovem retorna da primeira guerra mundial sem os braços, pernas e um pedaço do rosto.

» King Gimp
Vencedor do Oscar, esse documentário retrata a vida de um portador de paralisia cerebral.

» Lágrimas do Silêncio
Atriz surda-muda deixa a filha com seus pais enquanto recupera-se da morte do marido. Sua mãe apega-se à neta e pede sua guarda na justiça.

» Lua de Mel
Casal de ingleses embarca em um cruzeiro onde conhecem um casal formado por uma linda mulher e um cadeirante. Este, sádico, conta aos ingleses a trajetória de seu romance, da paixão ao desencanto.

» Luzes da Cidade
Carlitos apaixona-se por uma florista cega e se envolve nas maiores trapalhadas buscando dinheiro para recuperar a visão da moça.

» Meu Pé Esquerdo
A história real do escritor irlandês Christy Brown, portador de paralisia cerebral, que aprende a pintar e escrever com seu pé esquerdo. Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante.

» Mr. Holland - Adorável Professor
Um homem que quer compor uma sinfonia trabalha como professor para sustentar a família. Ao descobrir que seu filho nascera surdo, sofre e decide organizar um concerto para deficientes auditivos.

» Nascido em 04 de Julho
Soldado americano é ferido no Vietnam e fica paraplégico. Torna-se um ativista político contrário à posição americana na guerra e é visto como um traidor. Baseado em história real e vencedor do Oscar de Direção e Montagem.

» Nell
Nell foi criada sem nenhum contato com o mundo. É descoberta por um médico e uma psicóloga que tentam descobrir como foi sua vida até então.

» O Colecionador de Ossos
Um brilhante investigador policial fica tetraplégico após sofrer um acidente. Isso não o impede de continuar seu trabalho, desvendando um assassino em série, com a ajuda de uma jovem e dedicada policial.

» O Despertar para Vida
A convivência de alguns lesados medulares em um centro de reabilitação.

» O Franco Atirador
Conta a história de três amigos, dois deles paraplégicos, e as conseqüências da guerra do Vietnam em suas vidas.

» O Grande Lebowski
Lebowski joga boliche, usa drogas e escuta rock o dia inteiro. A confusão começa quando ele é confundido com um milionário paraplégico e passa a ser perseguido por bandidos, seqüestradores, advogados e pela própria polícia.

» O Homem Elefante
Baseado em história real, um homem deformado por uma doença congênita trabalha em um circo de aberrações. Com a ajuda de um médico, tenta recuperar sua dignidade.

» O Oitavo Dia
Empresário estressado vaga sem rumo pelas estradas francesas. Quase atropela um portador de Síndrome de Down e acaba levando-o no carro. Uma forte amizade desenvolve-se entre os dois. Prêmio de melhores atores em Cannes.

» O Óleo de Lorenzo
Baseado em fatos reais, o filme conta a luta dos pais de Lorenzo para salvá-lo de uma doença rara diagnosticada como incurável.

» O Piano
Uma deficiente auditiva casa-se com um proprietário de terras. Ela comunica-se através de um piano.

» O Povo contra Larry Flynt
Biografia do criador da revista pornográfica Hustler e sua luta pela liberdade de expressão. Sofre atentado que o deixa paraplégico.

» Os Amantes do Pont-neuf
A história de amor de dois moradores de rua, ela cega de um olho.

» Perfume de Mulher
O filme relata a história de um ex capitão do exército, cego e amargo, e sua relação de amizade com um jovem contratado para acompanhá-lo.

» Prisioneiros do Silêncio
Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de comunicar-se com ele.

» Quatro Casamentos e um Funeral
A história de Charles, solteirão convicto, que fica apaixonado por Carrie e passa a encontrá-la em casamentos e funerais. O irmão de Charles é um ator surdo.

» Rain Man
Rapaz vai buscar irmão autista em asilo a fim de herdar a fortuna do pai sozinho. Os dois desenvolvem amizade no caminho de casa. Oscar de melhor filme, ator, direção e roteiro.

» Ratos e Homens
George e Lennie buscam trabalho em uma fazenda da Califórnia. George cuida de Lennie, que tem grande força física mas o cérebro de uma criança.

» Sempre Amigos
A história da amizade dois meninos, um super dotado, porém com distrofia muscular e o outro grande e forte, mas pouco inteligente e sem amigos.

» Simples como amar
Jovem com leve problema mental volta de uma escola especial, porém entra em conflito com sua mãe superprotetora que não aceita sua recuperação.

» Sonata de Outono
A história de um pianista e a relação com suas filhas, uma delas portadora de uma doença neurológica degenerativa.

» Testemunha do Silêncio
Menino autista e sua irmã testemunham assassinato de seus pais.

» Tudo pela Vida
Atriz de novela sofre acidente e vai recuperar-se na casa dos pais. É terrível com as enfermeiras até desenvolver amizade com uma delas.

» Uma Segunda Chance
Um advogado arrogante perde a memória e tem que recomeçar a vida. Descobre como estava causando mal a seus familiares e resolve mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...