sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

COMO SE REFERIR A UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Acessibilidade: “ Pessoa com deficiência ” em vez de “portador de deficiência”
Qual é a linguagem ou o melhor termo a ser utilizado para se referir a essa ou àquela condição humana?

SÃO LUÍS - O uso atual de terminologias corretas para tratar de assuntos como deficiência e acessibilidade é uma das preocupações na construção de uma sociedade acessível. Mas, qual é a linguagem ou o melhor termo a ser utilizado para se referir a essa ou àquela condição humana? O uso de determinadas terminologias é motivo de dúvidas e é preciso cautela para não vacilar na hora de interagir com o outro. Formas como “excepcional”, “especial”, “pessoas portadoras de deficiência”, “portadores de necessidades especiais”, “deficiente” são denominações que devem entrar em desuso e ser abolidas frente a uma sociedade inclusiva.

Nessa direção, mesmo o rotineiro uso do termo “portador de deficiência” é equivocado. “Quem porta algo a qualquer momento pode não portar mais, pelo menos é isso que a expressão remete, e com a deficiência isso não acontece”, explica o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor doutor Evandro Guimarães, que exemplifica e alerta para o mau uso de denominações ainda usadas, inclusive, por determinados públicos.

Alguns desses termos apresentam o preconceito de forma velada, observado principalmente na construção de frases que traduzem o pensamento de parcelas da população. Assim, na frase “ela é portadora de deficiência, mas é uma ótima aluna”, o termo conjuntivo utilizado na frase “mas” provoca uma discordância do primeiro pensamento, o correto seria, por exemplo: “ela tem deficiência visual e é uma ótima aluna” em uma aglutinação de informações: deficiência visual + condição de excelência como aluna.

Assim, o termo correto que deve ser empregado é “pessoa com deficiência”, terminologia aprovada na Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiências e pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “O uso do termo correto mostra que a sociedade conhece e entende a pessoa com deficiência”, finaliza o professor Evandro Guimarães.

Revisão: Carol Veloso

Fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=12181

4 comentários:

  1. Bem proveitoso esse post =) !!
    Pena que a Fonte esteja fora do ar.
    Bem inclusivo, abrangente e direcionado à todos os cidadãos, mas aqui nesse país o que infelizmente ocorre é a falta de informação. Pois que ironia né ...
    mas é a pura verdade !!! Milhões de pessoas se preocupando com o que postar no facebook, ou oque mostrar aos "amigos" e deixam simplesmente informações assim como esse post que você Carol Veloso fez do seu tempo algo bem esclarecido e útil.
    Sejamos mais inteligenteeeeess...
    Abraaço !!

    ResponderExcluir
  2. Existe outro termo que eu poderia usar para me referir às pessoas com deficiência, além de “pessoa com deficiência”? Estou redigindo um trabalho sobre o assunto, porém estou com dificuldade de encontrar sinônimos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...