sexta-feira, 10 de junho de 2011

CAMINHADA DA ACESSIBILIDADE EM TERESINA (11/06/11)

Caminhada da Acessibilidade acontece neste sábado (11/06)

O evento reunirá cerca de 2 mil pessoas, entidades organizadas pela causa da pessoa com deficiência

0A V Caminhada da Acessibilidade acontecerá neste sábado (11) às 7h30 com saída da Avenida Frei Serafim, no cruzamento da Rua Coelho de Resende (em frente ao Supermercado Bom Preço) marcará o fim das comemorações pela semana da acessibilidade.

O evento reunirá cerca de 2 mil pessoas, entidades organizadas pela causa da pessoa com deficiência, Governador do Estado, Wilson Martins, Prefeito de Teresina, Elmano Férrer ,Secretario Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, Deputado Federal, Assis Carvalho, Deputadas Estaduais, Rejane Dias e Flora Isabel. O percurso da caminhada será feito nas principais ruas do centro de Teresina até a Praça Rio Branco.

Todas as entidades que lutam pelos direitos da pessoa com deficiência estarão presentes no evento, para juntos firmarem parcerias pela causa. O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT), Alexandre Almeida relata que a caminhada tenta repassar a sociedade e aos nossos gestores a importância de trabalhar uma verdadeira acessibilidade, pois não é só uma rampa nas ruas que contribui para o público da pessoa com deficiência, é necessário o intérprete de libras, pisos antiderrapantes, maior largura de portas e corredores e outras adaptações.

“As festividades pela semana da Pessoa com deficiência conseguiram muitos adeptos, a sociedade, os deputados federais e estaduais, governador, prefeito, senadores, muitas pessoas nos apoiaram, agora o mais importante será realizar efetivamente trabalhos na área da pessoa com deficiência. Nós como entidades, sentimos as limitações do nosso público, é importante estar mais próximo do deficiente e conhecer as reais necessidades”, afirma Alexandre Almeida.

Para finalizar as festividades, a premiação da Paraolimpíada acontecerá ao final da V Caminhada pela acessibilidade, na Praça Rio Branco. Os atletas serão homenageados e em seguida receberão suas medalhas e troféus pela participação na Paraolimpíada. Todos os participantes serão homenageados de alguma forma, ninguém sairá sem ter o devido reconhecimento pela superação que enfrenta todos os dias, enfatiza os coordenadores técnicos da I Paraolimpíada Edson Araújo e Claude Girão.

A Paraolimpíada Estadual foi um sucesso, afirma o Secretário da SEID, Hélder Jacobina, “nossas metas foram superados, o sucesso do evento estava estampado no rosto dos paratletas, a paraolimpíada deixa sua marca, pois deixou claro que os paratletas piauienses têm garra e empenho para competir em qualquer competição”, conclui Jacobina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...