quarta-feira, 20 de abril de 2011

CÃES GUIA

Governo de SP lança centro para treinamento de cães-guias
20 de abril de 2011 14h17 atualizado às 14h27

Governador lançou programa que oferecerá cães-guias gratuitamente. Foto: Diogo Moreira/Futura Press

Governador lançou programa que oferecerá cães-guias gratuitamente

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou nesta quarta-feira o Programa do Cão-Guia e anunciou a construção do Centro de Referência para o Cão-Guia, num prédio sustentável na Universidade de São Paulo (USP). O centro funcionará em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e custará R$ 2,5 milhões. A assinatura do decreto de lançamento do programa teve a presença da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Além da criação e treinamento de cães-guia para pessoas com deficiência visual, o programa definirá os parâmetros em relação ao uso do cão-guia e os métodos de treinamento. "É um avanço na inclusão das pessoas com deficiência e, consequentemente, na garantia dos direitos humanos para todos os cidadãos", afirmou Linamara. Estima-se que no Brasil haja cerca de 16 milhões de deficientes visuais, dos quais aproximadamente 2,6 milhões estejam no Estado de São Paulo. Os cães treinados serão encaminhados às pessoas com deficiência visual gratuitamente.

Os filhotes de cachorro que farão parte do treinamento serão entregues, num primeiro momento, a uma família adotiva, selecionada pelo programa, e que cuidará do cão durante um ano. Os filhotes serão visitados mensalmente por um membro do centro para verificar o desenvolvimento do animal. Depois, ele será encaminhado para adestramento intensivo, específico para guia de cegos. O treinamento terá duração de quatro a seis meses, dependendo da evolução do animal.

O prédio do Centro de Referência foi planejado para ser um edifício sustentável. Ele terá captação de água de chuva para reuso e prevê o uso de equipamentos de geração de energia passiva (como a solar). Além disso, as áreas de canis, destinadas à permanência, apoio, tratamento e treinamento, terão baias cobertas e descobertas para cães em treinamento, maternidade e filhotes, isolamento, adoção e sala de banhos para os cães. O local terá capacidade para até 92 cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...