quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A DANÇA COMO MOTIVAÇÃO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS


INTRODUÇÃO
Tendo em vista o caráter dialógico, a pesquisa está sendo realizada numa abordagem qualitativa tendo como instrumentos observação com o público alvo às crianças especiais que participam do projeto da prefeitura municipal na cidade de Santa Maria/RS. O estudo está sendo realizado com a participação de 8 pessoas. Serviram como fonte de dados, a observação do desempenho inicial dos sujeitos e as mudanças ocorridas, a partir do desenvolvimento de atividades com dança. Assim, comprova-se por meio dos resultados dos instrumentos aplicados, que a dança tem caráter de motivação para os praticantes do projeto, pois a dança traz benefícios para a saúde como melhora na lateralidade, coordenação, ritmo e integração das crianças participantes.

OBJETIVO
Esta pesquisa busca verificar os benefícios à dança traz para as crianças especiais.

METODOLOGIA
No desenvolvimento deste trabalho investigativo utilizamos à abordagem qualitativa, que busca conhecer os benefícios da dança (motivação) no cotidiano das pessoas que ali convivem durante a realização de suas atividades. Convém ressaltar que a investigação foi feita a partir de pesquisa bibliográfica realizada e de campo. Alguns instrumentos foram empregados para a coleta de dados: diário de campo, observação participante e sistemática. Nesse sentido na análise de dados foi possível confrontar a realidade observada com os referenciais teóricos estudados. Participaram como amostra da pesquisa 8 crianças que partcipam do projeto de atividades físicas adaptadas no centro desportivo municipal. Sendo dos participantes 3 meninas e 5 meninos.



RESULTADOS
Durante as observações e entrevistas realizadas com os alunos que participam do projeto no centro desportivo municipal, pode-se perceber que a dança é fator de motivação nas aulas realizadas pelo projeto, sendo considerada a atividade que os alunos mais gostam , e tambem fator de desenvolvimento de capacidades físicas e integração das crianças que participam. Apenas um menino não se demonstrou interessado nas atividades realizadas com música, dança, etc. Porem, as meninas demonstram-se mais interessadas por musicas coreagrafadas e atividades ludicas com música. Assim pode-se perceber que a dança traz beneficios para as crianças especiais do projeto realizado no centro desportivo municipal.

CONCLUSÃO
Pode-se concluir através deste estudo que a dança desenvolve as qualidades físicas dos alunos especiais do projeto realizado no centro desportivo municipal, como a lateralidade, ritmo, coordenação, sendo fator de motivação e integração entre os alunos; como também parte importante da aula como relaxamento. 


Evelise Marconatto ¹, Maria Cristina Chimelo Paim 2
Licenciada em Educação Física – ULBRA, Santa Maria, RS
e-mail:evelisemx@hotmail.com,
Professora do Curso de Educação Física – ULBRA, Santa Maria, RS
e-mail: crichimelo@bol.com.br

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