Acessibilidade: “ Pessoa com deficiência ” em vez de “portador de deficiência”
Qual é a linguagem ou o melhor termo a ser utilizado para se referir a essa ou àquela condição humana?
SÃO LUÍS - O uso atual de terminologias corretas para tratar de assuntos como deficiência e acessibilidade é uma das preocupações na construção de uma sociedade acessível. Mas, qual é a linguagem ou o melhor termo a ser utilizado para se referir a essa ou àquela condição humana? O uso de determinadas terminologias é motivo de dúvidas e é preciso cautela para não vacilar na hora de interagir com o outro. Formas como “excepcional”, “especial”, “pessoas portadoras de deficiência”, “portadores de necessidades especiais”, “deficiente” são denominações que devem entrar em desuso e ser abolidas frente a uma sociedade inclusiva.
Nessa direção, mesmo o rotineiro uso do termo “portador de deficiência” é equivocado. “Quem porta algo a qualquer momento pode não portar mais, pelo menos é isso que a expressão remete, e com a deficiência isso não acontece”, explica o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor doutor Evandro Guimarães, que exemplifica e alerta para o mau uso de denominações ainda usadas, inclusive, por determinados públicos.
Alguns desses termos apresentam o preconceito de forma velada, observado principalmente na construção de frases que traduzem o pensamento de parcelas da população. Assim, na frase “ela é portadora de deficiência, mas é uma ótima aluna”, o termo conjuntivo utilizado na frase “mas” provoca uma discordância do primeiro pensamento, o correto seria, por exemplo: “ela tem deficiência visual e é uma ótima aluna” em uma aglutinação de informações: deficiência visual + condição de excelência como aluna.
Assim, o termo correto que deve ser empregado é “pessoa com deficiência”, terminologia aprovada na Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiências e pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “O uso do termo correto mostra que a sociedade conhece e entende a pessoa com deficiência”, finaliza o professor Evandro Guimarães.
Revisão: Carol Veloso
Bem proveitoso esse post =) !!
ResponderExcluirPena que a Fonte esteja fora do ar.
Bem inclusivo, abrangente e direcionado à todos os cidadãos, mas aqui nesse país o que infelizmente ocorre é a falta de informação. Pois que ironia né ...
mas é a pura verdade !!! Milhões de pessoas se preocupando com o que postar no facebook, ou oque mostrar aos "amigos" e deixam simplesmente informações assim como esse post que você Carol Veloso fez do seu tempo algo bem esclarecido e útil.
Sejamos mais inteligenteeeeess...
Abraaço !!
Existe outro termo que eu poderia usar para me referir às pessoas com deficiência, além de “pessoa com deficiência”? Estou redigindo um trabalho sobre o assunto, porém estou com dificuldade de encontrar sinônimos.
ResponderExcluirDescobriu??? Estou com o mesmo problema!
ExcluirPessoas com necessidades especiais.
Excluir